Contents
Como comprar carne seca desfiada?
O mais indicado é comprar a carne seca embalada a vácuo. Ela é feita de mais de um corte, portanto pode ser mais, ou menos, gordurosa – nós preferimos com menos gordura, que dá menos trabalho na hora de limpar. Testamos a da marca Vapza, já cozida e dessalgada. Resultado: vale a pena e economiza bastante tempo.
Ver resposta completa
Qual carne pode substituir a carne de sol?
Carne – Charque e carne de sol são tradicionalmente fabricados a partir de carne bovina, embora carnes de ovinos e caprinos também sejam adequadas. A carne de porco, rica em ácidos graxos insaturados, não é adequada para a produção de charque, embora possa ser usada na produção de carne de sol.
- O charque é melhor produzido a partir de carcaças com um nível razoável de gordura subcutânea e intramuscular.
- Níveis baixos de gordura na carcaça causarão uma perda de peso elevada durante o processamento e resultarão em um produto menos palatável e excessivamente desidratado.
- Os níveis de gordura da carcaça são um fator menos crítico na fabricação de carne de sol porque o período de secagem é muito menor.
Os cortes devem ter espessura uniforme (2 a 4 cm).
Ver resposta completa
Qual o melhor tipo de carne do sol?
1) Use qualquer corte de carne para fazer a carne de sol. Você pode usar coxão mole, lagarto, alcatra ou contra-filé, desde que seja de boa qualidade e esteja fresca.
Ver resposta completa
Qual a melhor parte da carne de sol?
Segunda, 14 Mai 2012 11:28 Categoria: Caderno de Cozinha ” onclick=”window.open(this.href,’win2′,’status=no,toolbar=no,scrollbars=yes,titlebar=no,menubar=no,resizable=yes,width=640,height=480,directories=no,location=no’); return false;” rel=”nofollow”> Imprimir Email
Existe uma certa confusão entre estes termos. Os dois são cortes de carne de boi, que têm em comum a desidratação pela utilização do sal e através da exposição ao sol ou ao vento. A diferença está no processo de preparo, e fazem parte deste grupo o charque, o jerked beef, Estes processos de salga e desidratação pelo vento, sol ou fogo representam as formas mais primitivas de conservação da carne e vêm da necessidade de se conservar o excedente. As peças mais nobres eram cortadas em mantas, salgadas e secas levemente (de 8 a 14 horas) para serem consumidas em poucos dias, um processo intermediário de conservação, que deu origem à carne-de-sol, Já as outras partes mais gordas eram mais salgadas e expostas à secagem por maior tempo, a fim de perder mais umidade e aumentar a vida útil e deram origem aos outros tipos de carne seca, como o jabá feito com peças muito finas e gordurosas, geralmente da barriga. A carne seca é bem mais salgada e mais seca, se comparada com a carne-de-sol. Graças à extrema desidratação, ela pode durar até 4 meses em temperatura ambiente, contra os 4 dias da carne-de-sol. Na cozinha, a carne-seca precisa ficar de molho em água por aproximadamente seis horas para dessalgar e reidratar.
- O preparo da carne-de-sol é mais simples.
- É só lavar e pôr na brasa.
- A carne-de-sol denominada também de carne-do-sertão, carne serenada e mais alguns nomes, é típica da região nordeste porque depende do clima semi-árido dessa região que a seca rapidamente formando como uma casca fina que mantém a parte interna úmida, macia e muito saborosa.
O traseiro do boi é cortado em mantas que são salgadas e deixadas para secar por 2 ou 3 horas em um lugar coberto, e bem ventilado. Raramente vai ao sol. A baixa umidade do ar do sertão é indispensável para a obtenção de um bom produto. Os sertanejos têm o know-how da quantidade de sal e do tempo de secagem, mas a maior parte da carne fresca vem do sul do país. Quem não conhece, pode confundi-la facilmente com um pedaço de carne fresca, devido à sua aparência suculenta. A carne-de-sol não precisa ficar de molho em água para dessalgar, é só lavar, porque recebe um sal mais fino na secagem e em quantidade bem menor que o charque e a carne seca. Outra carne desidratada bem conhecida é o charque, típico da região sul do Brasil. O processo é bem parecido com o da carne seca, A diferença é que são deixadas numa salga seca com as mantas dispostas em pilhas – o peso delas ajuda na prensagem e soltura da água.
- Freqüentemente são mudadas de posição para, em seguida, serem lavadas numa solução de água salina.
- Só então são colocadas no sol por cerca de cinco dias ou cinco sóis.
- Depois desse processo as mantas podem ser guardadas por até cinco meses.
- Quando for preparar, é necessário um tempo maior para dessalgar.
Normalmente se deixa no molho de um dia para o outro na geladeira, trocando a água umas três vezes. Recentemente surgiu no mercado, o Jerked beef, um produto parecido com o charque, porém com maior teor de umidade. A salga é feita por injeção e o tempo de secagem é bem reduzido.
- Por ter mais umidade, é um produto mais perecível.
- Por isso, são conservadas em embalagem à vácuo e contem nitritos, que além de conservar, ressaltam sua cor avermelhada.
- E pra quem se pergunta, como é que essas carnes não apodrecem, o segredo é: o sal usado nos processos faz com que ahipertonicidade da carne desidrate as bactérias decompositoras, que reduzem seu metabolismo quase a zero.
Se depois doprocesso de secagem a carne for refrigerada, sua durabilidade pode chegar a até um ano. E não adianta sentir nojo das bactérias, pois elas estão naturalmente presentes em todos os tipos de carnes. Veja também: “Dessalga Instantânea” Por Guilherme e Mariângela.
Ver resposta completa
Pode comer carne de sol crua?
Carne-de-sol não é uma carne totalmente desidratada, e portanto está sujeita à contaminação tal como uma carne in natura. Tradicionalmente, a carne-de-sol é frita ou grelhada na manteiga de garrafa, ou ghee.
Ver resposta completa
Como pedir carne seca no mercado?
COMO ESCOLHER UMA BOA CARNE SECA NA HORA DA COMPRA A carne seca é uma paixão do brasileiro. Muita gente adora esse tipo de carne. Mas nem todo mundo sabe avaliar no açougue e no mercado quando a carne é boa. Preste atenção nestas dicas. Prefira a carne-seca embalada a vácuo: normalmente ela vem em pacotinhos de 500 graus e 1 quilo. : COMO ESCOLHER UMA BOA CARNE SECA NA HORA DA COMPRA
Ver resposta completa
Qual a melhor parte da carne seca para desfiar?
Anote 6 outros bons cortes para desfiar – Porém, se você realmente prefere outros cortes, veja uma lista com as melhores opções:
- Acém : o acém é para quem procura carne mais encorpada, sendo utilizado para fazer receita de carne louca, exige mais atenção ao cozimento devido à quantidade de colágeno.
- Coxão mole : apesar de possuir fibras menores, o coxão mole também fica incrível desfiado, já que possui bom teor de gordura.
- Maminha : parte nobre da alcatra, a maminha é muito macia e pode ser desfiada, mas com cuidado, já que o excesso de pressão pode desmanchar a carne.
- Coxão duro : sim, é possível usar o coxão duro, mas saiba que possui fibras longas e mais rígidas, exigindo mais tempo na pressão.
- Patinho : esse corte é para quem gosta de carne magra, pois o patinho possui baixo marmoreio.
- Músculo : muito usado na receita de carne de panela, o músculo precisa ser selado antes do cozimento, mas dá certo também.
Qual carne comprar pra fazer carne seca?
Como fazer carne-seca? A carne-seca surgiu nos primórdios da sociedade como uma forma de conservação de alimentos, sendo uma das mais antigas conhecidas pela humanidade. Hoje é uma iguaria utilizada em muitos pratos e incrementa refeições por aí com seu sabor e textura únicos.
- Quer preparar uma receita que precisa de carne-seca, porém não quer comprá-la, mas sim, preparar a sua própria? Nós te ensinamos, continue lendo nossa matéria para aprender a receita.
- A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo:,, e braço bovino.
Seu tempo de preparo é longo, se pretende utilizá-la, se planeje e deixe-a pronta com antecedência.
Ver resposta completa