Contents
Qual bebida combina com carne vermelha?
Veja qual é o melhor vinho para a carne vermelha Com o fim do verão e a chegada de temperaturas mais baixas, temos uma ótima oportunidade de degustar receitas deliciosas com carne acompanhadas de bons vinhos. Essa bebida que é tão cultuada através da história possui um charme realmente inebriante, mas que pode intimidar muitas pessoas que não sabem qual vinho comprar.
Não temam! Neste post, lhe daremos um guia rápido e fácil para escolher o vinho para sua próxima receita. O vinho para acompanhar o seu prato pode ser escolhido de várias maneiras, como pelo tipo de uva ou pela idade da bebida, por exemplo. Sem contar a regra generalista (mas com um fundo de verdade, como veremos a seguir) de que vinhos tintos combinam com carne vermelha e vinhos brancos com carnes brancas.
Em nosso caso, focaremos apenas nas carnes vermelhas. Também é importante lembrar que um prato pode ser harmonizado com diferentes tipos de vinho! Vamos começar por um tipo de vinho específico: vinho rosé seco combina muito bem com carnes magras assadas e pratos muito temperados e picantes.
Pratos muito temperados e picantes também combinam bem com vinhos tintos jovens de no máximo 3 anos. A data de fabricação do vinho sempre é exibida na garrafa, então é fácil saber a sua idade. Esse vinhos tintos jovens, assim como vinhos com até 7 anos, também combinam bem com carnes magras assadas, estufadas ou grelhadas.
Porém, vinhos com mais de 3 anos não são boas escolhas para pratos muito temperados e picantes. Agora, a melhor escolha para uma carne assada ou grelhada, magra ou gorda, são vinhos tinto reserva com mais de 7 anos. Você pode, é claro, fazer o seu churrasco com um vinho tinto mais jovem, mas se tiver oportunidade de acompanhá-lo de um vinho mais maduro, recomendamos a escolha! Outra forma de harmonizar o vinho tinto é através do tipo da uva.
- Cada tipo de uva harmoniza melhor com um corte diferente da carne.
- Para filés, você pode procurar um vinho tinto Pinot Noir.
- Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah.
- E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti.
- Para outros cortes de carne vermelha, recomendamos a escolha de um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah.
Além disso, você também pode harmonizar o vinho de acordo com o molho da carne. Para molhos apimentados, você pode procurar um vinho branco Sauvignon Blanc ou Riesling, sendo que o primeiro também é uma ótima escolha para carnes com molhos de limão. Já molhos amanteigados, de queijo ou mais encorpados pedem um vinho tinto Cabernet ou Syrah.
Ver resposta completa
Qual bebida combina com carne?
14 opções para harmonização de carnes e bebidas Seja no dia a dia ou em uma data especial, o segredo de uma boa refeição está na combinação de carnes e bebidas. Para realizar essa harmonização, a escolha dos ingredientes deve valorizar os sabores e aromas do preparo.
Em cortes clássicos como a picanha e o contrafilé, o acompanhamento de bebidas tem o poder de dar um toque especial na receita, de leveza e harmonia, Veja a seguir algumas dicas do chef Guilherme Guzzela e conheça algumas opções de harmonização de carnes e bebidas, que você encontra nas lojas Condor, e que vão agradar toda a família: 2 de 3 Para harmonização do vinho, a dica é apostar em rótulo como o Vinho Argentino Progreso Reserva, Malbec — Foto: Divulgação/Condor Para harmonização do vinho, a dica é apostar em rótulo como o Vinho Argentino Progreso Reserva, Malbec — Foto: Divulgação/Condor O vinho é uma bebida prática e versátil, que além da harmonização, pode ser utilizada no preparo do molho da carne com uma técnica de redução,
Nestes casos, a escolha do rótulo do vinho pode ser a mesma tanto para a receita como também para o acompanhamento. Para as carnes vermelhas, a sugestão do chef é apostar em vinho tinto, uma opção que se incorpora bem aos pratos. Confira algumas opções de vinhos para harmonização que você encontra no Condor:
Vinho Chileno Las Cepas Reserva – 750ml – Malbec Vinho Chileno Nehuén/ Monte Andino Reserva – 750ml – Merlot Vinho Chileno Tradizioni Gran Reserva – 750ml – Merlot Vinho Chileno Água Santa Reserva – 750ml – Merlot Vinho Chileno Água Santa Varietal – 750ml – Merlot Vinho Argentino Progreso – 750ml – Malbec – Rosé Vinho Argentino Progreso – 750ml – Malbec e Syrah Vinho Argentino Premium Progreso – 750ml – Malbec Vinho Argentino Progreso Reserva – 750ml – Malbec Vinho Chileno Santa Isle Grand Reserva – 750ml – Blend
3 de 3 Já harmonização com cerveja, a sugestão é a Cerveja Patagonia, Amber Lager — Foto: Divulgação/Condor Já harmonização com cerveja, a sugestão é a Cerveja Patagonia, Amber Lager — Foto: Divulgação/Condor Já as cervejas são bebidas com uma ampla variedade de sabores, por isso a escolha deve sempre levar em conta o seu gosto pessoal.
Para não ter erro, é importante ficar atento a intensidade da cerveja, além da semelhança ou contraste com o preparo, Quanto mais leves as carnes, mais leves devem ser as cervejas de acompanhamento. Já quanto mais pesadas e gordurosas as carnes, mais encorpadas devem ser as cervejas escolhidas. A indicação do chef Guzella é combinar a picanha e o contrafilé com cervejas envelhecidas na madeira, que favorecem o sabor da carne.
Confira algumas opções de cervejas para harmonização que você encontra no Condor:
Cerveja Patagonia – 740ml – Amber Lager Cerveja Patagonia – 355ml – Amber Lager Cerveja Patagonia – 355ml – Amber Lager – Long Neck Cerveja Patagonia – 473ml – Amber Lager – Lata
Harmonização com bebidas sem álcool Para atender toda a família, a harmonização de carnes também pode ser realizada utilizando bebidas sem álcool, A dica aqui é manter o equilíbrio entre o prato servido e a bebida que vai acompanhar. Na hora de combinar as bebidas sem álcool com a picanha e o contrafilé, o chef sugere apostar em uma opção que seja leve e refrescante como um drink de frutas ou ainda um suco de laranja, que auxilia na digestão.
Ver resposta completa
Que carne combina com vinho?
Tipos de carne que melhor acompanham cada tipo de vinho – San Marino Armazenamos cookies para melhorar e personalizar sua experiência de navegação. Ao continuar, concorda com o uso do mesmo. Quem não ama apreciar um bom vinho ao lado de uma boa companhia ou um delicioso prato – Seria esse o desejo de muitas pessoas nesse exato momento.
Mas para harmonizar cada tipo de prato é preciso conhecer e ser um bom apreciador de vinho. Seja ele qual for! Mas se você ainda é um pouco leigo no assunto, nós preparamos esse texto especialmente para você! Conheça agora os melhores vinhos para cada tipo de carne. Antes de darmos início, alguns pontos devem ser observados na hora de harmonizar vinhos com carnes.
O primeiro passo é observar o modo de preparo do prato e os temperos que serão utilizados na receita, para então escolher o rótulo certo para acompanhar cada tipo de carne. É preciso lembrar que harmonizar significa combinar os sabores dos ingredientes, para evitar que o sabor de um se sobreponha ao do outro e altere o paladar.
Carne vermelha Carne vermelha combina com vinho tinto, mas é a forma de preparo da carne e o tipo de molho que vão determinar qual uva é mais indicada. Cortes grelhados, servidos com molho forte pedem vinho tinto de corpo médio a robusto estio Cabernet Sauvignon, Malbec e o Shiraz. Carne suína A carne de porco é bastante versátil e um verdadeiro curinga na harmonização de vinhos.
Cortes mais gordurosos, como pernil e costela, combinam com vinhos tintos, como Pinot Noir, Tempranillho e Merlot. Cortes mais magros e de sabor mais suave, como a picanha e o lombinho, harmonizam com vinhos brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc. Carnes de caça Carnes de caça, como javali, coelho, pato e cordeiro têm um sabor bem característico e forte, por isso precisam ser acompanhadas de vinhos tintos encorpados.
- Frutos do mar Para a harmonização de vinhos com frutos do mar, também é preciso observar o preparo.
- Para acompanhar moquecas, os indicados são Sauvignon Blanc e Riesling.
- Os vinhos rosés e espumantes também fazem um casamento perfeito com pratos bem temperados, como casquinha de siri e receitas com leite de coco e dendê.
Achou complicado? Calma, aos poucos você vai pegando o jeito e vai aprendendo a harmonizar cada tipo de carne ao seu vinho ideal. Mas se você deseja apreciar um bom vinho sem precisar colocar a mão na massa, o San Marino dispõe de uma nova de carta de vinhos selecionados, com as mais diversas variedades e nacionalidades.
Ver resposta completa
O que é bom para comer com carne?
Carne bovina pode ser acompanhada por legumes, salada e batata assada – Para deixar a carne bovina ainda mais gostosa durante a refeição, você também pode apostar em um mix de legumes cozidos no vapor – uma opção rica em nutrientes que combina com praticamente todas as versões da proteína.
Ver resposta completa
O que mais combina com cerveja?
Witbier – Witbiers também são cervejas feitas à base de trigo, no entanto vem de tradição belga. Normalmente são leves e refrescantes e levam na receita sementes de coentro e cascas de laranja. Isso enfatiza os sabores condimentados e principalmente frutados cítricos. Harmoniza bem com saladas leves, peixes brancos grelhados, frutos do mar, aves, e queijos suaves, como mussarela de búfala e brie
Ver resposta completa
Por que não pode misturar cerveja?
Se você tem o hábito de consumir bons drinks e bebidas, seja em festas ou em casa, com certeza já escutou alguém dizendo que não se deve misturar bebidas alcoólicas, Sendo assim, será que esse mix realmente faz mal? O que acontece com o corpo quando misturamos diferentes dessas bebidas? Na verdade, não há realmente um problema em misturar as bebidas destiladas e fermentadas,
Assim, a principal questão é a diferença entre o teor alcoólico de bebidas diferentes e, claro, o quanto você ingere de acordo com o tempo. Se beber rápido demais, o estômago fica maior para a absorção e potencializa o efeito das bebidas que virão em seguida. Leia também: Existe cerveja saudável? Qual é o tipo menos prejudicial à saúde? Portanto, não há comprovação de que a mistura em si de bebidas diferentes cause qualquer problema.
Dessa forma, é importante lembrar que com essa diferença de teor alcoólico nas bebidas, ela “sobe” muito mais rápido, mas não significa que isso tenha acontecido pela mistura. É apenas o teor alcoólico mais alto fazendo seu efeito.
Ver resposta completa
Qual carne combina com champanhe?
Pratos principais – Por se tratar de uma bebida leve, é indicado que carnes vermelhas e molhos fortes sejam evitados, O champagne vintage é do tipo safrado, isto é, suas uvas são provenientes de uma única safra. Já o Blanc de Noir é produzido a partir de uvas tintas. Ambos podem acompanhar pratos como lagosta, salmão, linguado ou carnes brancas com molho suave,
Ver resposta completa
Qual carne combina com vinho rosé?
O que combina com vinho rosé? No geral, vinhos rosés costumam ter uma maior acidez, por isso, o molho de tomate é uma boa pedida na hora de harmonizar. A acidez do tomate combina bastante com o frescor deste tipo de vinho. Pratos como pasta ao sugo e pizzas, como a de atum ou rúcula com tomate seco, são uma boa escolha! Rosé com carnes Sabe o frango assado com batatas de domingo? Ele é uma bela combinação na hora de degustar o seu vinho rosé.
Aves grelhadas com saladas ou, até mesmo, um strogonoff de frango são uma ótima ideia na hora de harmonizar o seu vinho rosé. Além das carnes brancas, carnes vermelhas bem temperadas, como os tacos e burritos mexicanos, ou carnes com pouca gordura vão super bem com esse tipo de vinho. Frutos do mar com vinho rosé Esta união é um clássico das harmonizações e não podia ficar de fora: frutos do mar com uma tacinha de rosé! Assim como o vinho rosé, os frutos do mar são super versáteis, podendo dar vida a um prato mais encorpado, como camarão na moranga ou aperitivos mais leves. Aqui vale tudo: lula à dorê, camarão empanado, paella ou, até mesmo, acarajé. Rosé e peixes
Outra combinação perfeita para vinho rosé são peixes. Aposte em sushis e sashimis, salmão grelhado e até um bacalhau assado com um rosé mais potente. Tábua de frios e queijos e rosé Azeitona, queijo mussarela, presunto parma, amendoim, castanhas e queijo branco para um jantar com os amigos.
- Mas falta alguma coisa: o vinho! Para uma noite de petiscos, aposte em um vinho rosé levinho, que além de ser fácil de harmonizar, vai limpar o sabores dos petiscos mais gordurosos, como o queijo, e vai complementar a acidez de aperitivos como a azeitona.
- Frituras com vinhos rosé Essa é uma harmonização por contraste.
Como falamos antes, o delicioso frescor dos rosés limpa o paladar e traz equilíbrio para pratos com mais gordura, como é o caso das frituras. A clássica batata frita, queijos empanados e arancinis (um bolinho feito com risoto) são uma ótima pedida para degustar enquanto divide uma garrafa de rosé com os amigos.
Ver resposta completa
Qual vinho branco harmoniza com carne vermelha?
Veja qual é o melhor vinho para a carne vermelha Com o fim do verão e a chegada de temperaturas mais baixas, temos uma ótima oportunidade de degustar receitas deliciosas com carne acompanhadas de bons vinhos. Essa bebida que é tão cultuada através da história possui um charme realmente inebriante, mas que pode intimidar muitas pessoas que não sabem qual vinho comprar.
- Não temam! Neste post, lhe daremos um guia rápido e fácil para escolher o vinho para sua próxima receita.
- O vinho para acompanhar o seu prato pode ser escolhido de várias maneiras, como pelo tipo de uva ou pela idade da bebida, por exemplo.
- Sem contar a regra generalista (mas com um fundo de verdade, como veremos a seguir) de que vinhos tintos combinam com carne vermelha e vinhos brancos com carnes brancas.
Em nosso caso, focaremos apenas nas carnes vermelhas. Também é importante lembrar que um prato pode ser harmonizado com diferentes tipos de vinho! Vamos começar por um tipo de vinho específico: vinho rosé seco combina muito bem com carnes magras assadas e pratos muito temperados e picantes.
Pratos muito temperados e picantes também combinam bem com vinhos tintos jovens de no máximo 3 anos. A data de fabricação do vinho sempre é exibida na garrafa, então é fácil saber a sua idade. Esse vinhos tintos jovens, assim como vinhos com até 7 anos, também combinam bem com carnes magras assadas, estufadas ou grelhadas.
Porém, vinhos com mais de 3 anos não são boas escolhas para pratos muito temperados e picantes. Agora, a melhor escolha para uma carne assada ou grelhada, magra ou gorda, são vinhos tinto reserva com mais de 7 anos. Você pode, é claro, fazer o seu churrasco com um vinho tinto mais jovem, mas se tiver oportunidade de acompanhá-lo de um vinho mais maduro, recomendamos a escolha! Outra forma de harmonizar o vinho tinto é através do tipo da uva.
- Cada tipo de uva harmoniza melhor com um corte diferente da carne.
- Para filés, você pode procurar um vinho tinto Pinot Noir.
- Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah.
- E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti.
- Para outros cortes de carne vermelha, recomendamos a escolha de um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah.
Além disso, você também pode harmonizar o vinho de acordo com o molho da carne. Para molhos apimentados, você pode procurar um vinho branco Sauvignon Blanc ou Riesling, sendo que o primeiro também é uma ótima escolha para carnes com molhos de limão. Já molhos amanteigados, de queijo ou mais encorpados pedem um vinho tinto Cabernet ou Syrah.
Ver resposta completa
Qual suco combina com churrasco?
Suco – Uma opção ao refrigerante, caso queira fazer um evento mais saudável, são os sucos naturais, É possível prepará-lo a partir da fruta ou adquirir a polpa congelada em supermercados. Geralmente, os sucos para churrasco mais apreciados são o de laranja, o de morango e o de uva. No entanto, você pode preparar outras opções refrescantes, como o de abacaxi com hortelã e o de maracujá.
Ver resposta completa