Contents
Qual o nome da flor que cheira carniça?
Flor ‘gigante’ com cheiro de carne podre espanta curiosos em Batatais: ‘pessoal tira foto e sai correndo’ Flor gigante abre após 10 anos em Batatais, SP Considerada uma planta exótica no Brasil, mas endêmica em algumas regiões da Ásia, a planta de grandes proporções da espécie Amorphophallus titanum exala um cheiro forte que se assemelha a carne podre e torna a proximidade quase impossível, principalmente em dias quentes.
“O pessoal vem, tira foto e sai correndo por causa do cheiro”, diz o agricultor e engenheiro agrônomo Paulo Eduardo Cerri, colecionador da espécie.1 de 3 Flor demorou 10 anos para abrir em Batatais, SP — Foto: Fábio Junior/ EPTV Flor demorou 10 anos para abrir em Batatais, SP — Foto: Fábio Junior/ EPTV Há dez anos, Paulo ganhou as sementes de um amigo dos Estados Unidos, as plantou em cinco caixas d’água no sítio em Batatais e, mesmo a 16 mil quilômetros do habitat natural dela, conseguiu com que três brotassem e duas florescessem.
A Amorphophallus titanum é comum em florestas tropicais a oeste da Ilha de Sumatra, na Indonésia, onde o ar é muito úmido e a temperatura quase não varia durante o ano. A planta é famosa por ter a maior inflorescência do reino vegetal com até três metros de altura e 75 quilos,
Ganhei o presente, plantei, esperei e hoje tenho as flores. Mas nunca achei que a planta chegasse a florescer, por estar em uma condição muito diferente da região original dela. Isso foi uma surpresa”, destaca.2 de 3 Amorphophallus titanum que floresceu em Batatais, SP, é uma das espécies mais raras (e estranhas) do mundo — Foto: Fábio Junior/EPTV Amorphophallus titanum que floresceu em Batatais, SP, é uma das espécies mais raras (e estranhas) do mundo — Foto: Fábio Junior/EPTV Com a experiência, Cerri descobriu que a flor é resistente ao clima brasileiro, onde encontrou um meio de se manter.
“Nas épocas secas e frias do ano, ela entra em dormência. As folhas ficam secas e a planta dorme, ou seja, o bulbo fica debaixo da terra. Quando a condição do tempo melhora, ela rebrota novamente”, explica. Mas a floração vem acompanhada do desagradável efeito colateral que faz jus à denominação de flor-cadáver.
Ver resposta completa
Por que o nome flor-cadáver?
Odor da planta é comparado com cheiro de carne podre por especialistas.Com 170 espécies espalhadas pelo mundo, flor é considerada rara. – Flor-cadáver tem mau cheiro, semelhante a carne podre (Foto: Devanir Gino / Reprodução EPTV) Um casal em (MG) cultiva em seu quintal uma das plantas mais raras, e com certeza, a mais malcheirosa do mundo: a flor-cadáver. A espécie, na verdade, é um conjunto de flores em uma única planta, chamado de inflorescência, e cada uma exala mau cheiro, daí o odor forte e pouco apreciado que deu o nome popular de flor-cadáver à espécie.
Dependendo da hora do dia e do Sol que ela pega, o odor é muito forte e junta bastante inseto em volta dela. Então é um cheiro bem desagradável”, comenta Wilson Lázaro Pereira, o dono da planta de Três Corações. Ele conta que a flor, um dia, apareceu no seu quintal. “Eu não arrumei semente, nada. Sei apenas que um vizinho meu tinha uma plantinha, a gente chamava até de flor de Natal, o vizinho aqui de cima.
Aí quando eu comprei esse terreno, ela começou a brotar no meu quintal e depois de uns 10 anos, aí que veio a primeira flor, em 2011″, lembra. O odor forte da planta foi percebido até pelos vizinhos, que quiseram saber de onde vinha o mau cheiro. “Eu falei pra minha sogra que estava fedendo carniça”, conta a dona de casa Cristiane Oliveira. Flor-cadáver em Três Corações está com 1,60 metros (Foto: Devanir Gino / Reprodução EPTV) Seu Wilson mora no Distrito da Flora com a esposa, Eunice Paula Ferreira. A primeira flor apareceu há três anos, em um cantinho no corredor da casa bem ao lado do quarto do casal.
- Eunice não suportou o cheiro e decidiu cortar a planta.
- O cheiro era muito ruim, principalmente à noite.
- A gente deitava e não aguentava o cheiro, e ainda era próximo à cozinha.
- Ai eu acordei e cortei ela”, conta a mulher de Wilson.
- A botânica explica o mau cheiro O professor e botânico Manuel Gavilanes viu as fotos da primeira flor que apareceu na casa em Três Corações, ficou curioso e foi até a casa do casal para analisar de perto.
Ele explica o odor da planta. “É para atrair os agentes polinizadores”, conta. Segundo o especialista, para atrair os insetos que irão polinizar a espécie, algumas plantas têm cores vistosas, outras produzem néctar e algumas produzem um odor atrativo para os insetos.
Esse cheiro pode ser agradável ou desagradável para a gente, mas para uma mosca varejeira, esse cheiro de carne podre é o que existe de melhor”, completa Gavilanes. Segundo o professor, existem 170 espécies deste tipo de flor no mundo. A planta aparece desde o oeste da África até as ilhas do Pacífico e não é nativa das Américas.
A espécie que brotou na casa em Três Corações pode ser originária da Ásia, de acordo com Gavilanes, chamada de Amorphophallus Konjac, Para uma mosca varejeira, esse cheiro de carne podre é o que existe de melhor” Manuel Gavilanes, botânico “Na nossa região, é a primeira vez que eu vejo uma planta dessa, embora eu saiba que em outras partes do Brasil existem outras plantas cadáveres, do tipo mais famoso.
- Foi uma grata surpresa saber que tem essa planta aqui”, diz o botânico.
- No Brasil é cultivada a espécie mais comum da planta, conhecida como Amorphophallus titanum, encontrada no Jardim Botânico de Inhotim, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
- A flor-cadáver do casal tem 1,60 metros, mas ela pode crescer até quatro metros, segundo Gavilanes.
A planta floresce apenas uma vez no ano e quatro vezes durante toda a existência dela, que pode chegar a 30 anos. “Essas plantas são raras. Apesar do mau cheiro, tem que ser cuidar com muito carinho”, completa o botânico. Ao saber de tanta raridade, dona Eunice garante que desta vez vai deixar a flor-cadáver continuar crescendo.
,
: Rara e malcheirosa, flor-cadáver é cultivada por casal em Três Corações
Ver resposta completa
Qual o nome da árvore que fede?
Nome científico: Sterculia foetida L. Família: Malvaceae Nomes populares: Chichá-fedorento, oliva-de-java, castanha-da-Índia. Origem: Índia e Malásia. Altura média: 20m Características morfológicas: As folhas caem na estação fria. As flores são unissexuais, avermelhadas, que exalam odor desagradável.
Os frutos são lenhosos, avermelhados quando imaturos e marrom quando maduros, com 10-15 sementes. As sementes são elipsoide, 2cm de comprimento. Utilidades econômicas: As sementes torradas são apreciadas como castanhas e apresentam grande quantidade de óleo. Propriedades medicinais: É diurética, repelente de insetos, antifebril, depurativa, antiparasítica, anti-inflamatório, antifúngico, antibiótico, antiviral.
Características interessantes: O mau cheiro das flores desta espécie deu origem ao nome científico: Sterculia vem de Stercus, deus pagão das imundícias; e foetida complementa a descrição para flores fedidas! No Horto: Existem 6 indivíduos. Os frutos permanecem na árvore quase durante o ano todo.
Ver resposta completa
Qual é o nome da maior flor do mundo?
Sete curiosidades sobre a maior flor do mundo: o antúrio titã – Instituto Butantan.
Ver resposta completa
Qual flores tem cheiro de morte?
A Amorphophallus titanium, ou flor-cadáver, leva o apelido em função do cheiro de carne podre que emite para atrair insetos, como moscas e besouros, a fim de garantir a polinização para se reproduzir. Aparentemente, o odor é realmente muito ruim e não se permite ser associado a nada que não seja ‘morto’.
Ver resposta completa
Como são chamadas as flores que a noite exalam forte perfume?
Dama-da-noite Por possuir uma forte fragrância, deve ser cultivada em vasos ou pomares longe de quartos e janelas, evitando o contato com pessoas sensíveis e crianças. O perfume da dama-da-noite é um dos mais fortes dentre o mundo das plantas.
Ver resposta completa
Porque a flor do cacto estrela fede?
O nome desta planta vem das suas flores, que quando desabrocham tem o formato de uma estranha estrela de 5 pontas, que tem um odor muito peculiar e ruim, elas possuem esse cheiro porque seus polinizadores principais são as moscas!
Ver resposta completa
Qual é a flor mais rara do mundo?
Estimas-se que existam em torno de 369 mil espécies de flores no mundo inteiro, com 30 mil delas sendo encontradas no Brasil. Mas você já se perguntou quais seriam as flores mais raras? De acordo com o blog Cobasi, a flor mais rara do mundo se chama Middlemist Vermelha, pertencente da espécie Middlemist camelia, e como o o nome sugere, possui uma cor avermelhada bem chamativa.
Ver resposta completa
Qual é a planta mais tóxica do mundo?
O perigo da mamona – Crédito, Tim Gainey Alamy Legenda da foto, O óleo de mamona é produzido a partir das sementes, mas por causa da proteína ricina a planta tem a reputação de ser a mais venenosa do planeta Quando se fala em plantas que nunca deveriam ser levadas à boca, uma se destaca das demais e pode estar perto de você neste exato momento.
- A mamona ( Ricinus communis ) é um arbusto elogiado por trazer cores vibrantes ao jardins, graças a suas folhas verdes e roxas e suas inusitadas cápsulas de sementes.
- O óleo de mamona (ou olho de rícino), velho conhecido de quem sofre de prisão de ventre, é produzido a partir dessas sementes.
- Mas é justamente por causa da proteína ricina que a planta tem a reputação de ser a mais venenosa do planeta.
Depois que o óleo laxante é extraído, os resíduos das sementes formam um potente coquetel de toxinas. A ricina mata ao interferir no metabolismo celular, o processo químico mais básico para sustentar a vida. A criação de proteínas essenciais é bloqueada, levando à morte da célula.
Ver resposta completa
Porque jogar flor no caixão?
Significado das flores nos velórios – Alguns especialistas defendem que o costume de ornar as sepulturas com flores remonta a milênios. Cerca de 14 ou 15 mil anos. Eles relatam que era comum usarem hortelã, sálvia e outras plantas de aroma delicado. Sinais de células destes tipos de vegetais já foram encontrados em cavernas, terraços e outros lugares que são objetos de estudo dos arqueólogos.
- Mais do que um sinal de respeito e carinho, as plantas e flores inicialmente eram usadas para disfarçar o odor ruim que exalava dos cadáveres em decomposição.
- Outro dado científico interessante é que as plantas em flor acionam mecanismos que despertam emoções sociais positivas nas pessoas.
- Vem daí o seu uso em eventos sociais, não somente em velórios – que é nosso assunto aqui -, mas também em festas como casamentos e aniversários.
Fato é que no velório e no sepultamento, as flores simbolizam beleza, frescor e cor, provando o ciclo da vida, por meio de sua singeleza durante estas cerimônias. Ao mesmo tempo, elas também lembram a todos a fragilidade da vida e seu caráter temporário.
Ver resposta completa
O que é flor da morte?
Lírio aranha – Lycoris radiate- Higanbana,🤔conhecida como flor da morte, pois é comum encontrar próximos a cemitérios e floresce na época em que se costuma visitar os túmulos no Japão, no final de setembro e início de outubro, é considerada venenosa, os agricultores costumavam plantar próximo aos arrozais,pois suas
Ver resposta completa
O que é flor de cemitério?
Um dos tipos de flores mais utilizadas em homenagens fúnebres é o crisântemo. Apesar de ter origem asiática, seu nome vem do grego e significa ‘flor de ouro’. Nos velórios, é mais comum encontrarmos crisântemos brancos ou amarelos. Porém, é possível encontrá-los em diferentes cores na natureza.
Ver resposta completa
Qual é a fruta que fede?
Durian : a fruta mais fedorenta do mundo vem da Ásia.
Ver resposta completa
Qual é a árvore mais poderosa do mundo?
Você já se perguntou quais são as madeiras mais duras que existem? Felizmente, há uma escala que define isso: a escala de dureza Janka, Ela mede a força necessária para inserir meia esfera de aço em uma amostra de madeira. A durabilidade natural é uma propriedade de cada espécie, com causas complexas, que depende da constituição anatômica, da composição química dos seus elementos estruturais, da presença de extrativos com atividades fungicida e inseticida, e não está diretamente relacionada a nenhuma outra propriedade físico-mecânica individualmente.
⠀ 1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.
⠀ 2 – Baraúna : Uma espécie de planta com flor da família do cajueiro, ela é originária do Brasil e cria uma madeira extremamente resistente de 2.177 Kg. Devido a esta imensa dureza e resistência, esta madeira é frequentemente utilizada na construção. ⠀ 3 – Quebracho : Árvore de madeira dura, a schinopsis balansae é uma árvore que constitui grandes áreas de floresta na Argentina e no Paraguai.
Alcançando espantosos 24 metros de altura às vezes, a madeira da árvore é extremamente dura, com 2.072 Kg. Na Oleo-Mac você encontra as melhores ferramentas para o corte ideal, cada árvore de acordo com tamanho, largura ou até a densidade como citado acima, exige determinada atenção.
A ferramenta ideal pode fazer toda a diferença no momento do corte, a Oleo-Mac dispõe de vários modelos de Motosserra a gasolina e também modelo elétrico. Colocamos à disposição do mercado nacional seus 50 anos de experiência e tradição na fabricação de produtos como Motosserras, Roçadeiras, Cortadores de Grama, Fios de Nylon e acessórios para o segmento em que atua.
Acesse o E-commerce Oleo-Mac e confira agora mesmo nossos produtos e nossa linha completa para Floresta e Jardim,
Ver resposta completa
Qual o cheiro de flor de castanha?
HUERNIA ZEBRINA CASTANHA HUERNIA ZEBRINA CASTANHA EXCLUSIVIDADE APOLONNIA GRADE ROSA DO DESERTO A beleza está nos olhos de quem vê, e o perfume está no nariz de quem cheira. E as nossas fedidinhas. No jardim de quem gosta! Estas plantas da família das Ascrepiadaceae, possui muitos traços únicos, como um caule bastante suculento, flores de forma estrelada, e principalmente um odor que pode variar do mais doce aroma, ao mais mortal cheiro atrator de moscas.
- Mas a gente bem sabe que o nome delas não é “cheirosinhas”, não é mesmo? Mas atenção! Elas são plantas raras, e mesmo nós, temos poucas delas.
- Mas o que é a variegata? São plantas que apresentam folhas com cores variadas, verde, verde claro, amareladas, brancas, rosadas, manchadas de verde e branco, riscadas, com bolinhas.
Quase parece que pegaram um pincel para desenhar folhas tão diferentes. A variegação ocorre devido a diminuição ou ausencia de clorofila em determinadas partes da folha. – Lembrando que a clorofila é a responsável pela coloração verde e a síntese de energia da planta.
A ausencia da clorofila vai gerar as partes claras ou brancas da folhas, ao mesmo tempo que vai deixar o crescimento mais lento. T Existem mais plantas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia. E nós podemos te mostrar algumas muito interessantes e que merecem um lugar de destaque na sua coleção! Clique aqui e veja um pouco mais do que podemos oferecer: Todo mundo fica cansado depois de uma longa viagem, com as pernas apertadas, circulação interrompida, pé inchado e músculos doloridos.
Agora imagina como nossas plantinhas, tão acostumadas a espalhar as raízes por rasos vasos e largos, se sentem depois de ficarem dias presas dentro de uma caixa escura e apertada! Para garantir que elas possam se recuperar bem, e começar sua nova vida sob seus cuidados nas melhores das condições, e aumentar muito sua velocidade de recuperação, assista esse vídeo e dê-lhe um bom e necessário banho!
HUERNIA ZEBRINA CASTANHA RNC 46834
Ascleps! Fedidinhas! Fedidonas! Plantas muito especiais e únicas, muito valorizadas por cultivadores e entendidos do assunto, essa planta de origem africana vem em muitas espécies, tipos e tamanhos! A maior delas pode chegar a ter flores de até 41 cm, maior do que o resto da planta! Normalmente de cores avermelhadas e “peludas”, a maior atração de sua floração é o cheiro! Suas flores geram o cheiro de carne podre quando florescem! Ascleps! Fedidinhas! Fedidonas! Plantas muito especiais e únicas, muito valorizadas por cultivadores e entendidos do assunto, essa planta de origem africana vem em muitas espécies, tipos e tamanhos! A maior delas pode chegar a ter flores de até 41 cm, maior do que o resto da planta! Normalmente de cores avermelhadas e “peludas”, a maior atração de sua floração é o cheiro! Suas flores geram o cheiro de carne podre quando florescem! : HUERNIA ZEBRINA CASTANHA
Ver resposta completa
Qual é a flor mais chique do mundo?
1. Flor Kadupul – A Flor Kadupul figura como a flor mais cara do mundo, apesar de nunca ter sido vendida por valores superiores às outras aqui apresentadas. Isto acontece porque o seu preço é simplesmente incalculável. Esta flor é tão rara e tão frágil que vive apenas algumas horas e depois morre.
Ver resposta completa
Onde fica a flor mais rara do mundo?
Da Redação – A flor mais rara do mundo cresce apenas em dois países A ‘Middlemist’s Red’, também conhecida como rosa da primavera, é considerada a flor mais rara do mundo, já que existem apenas duas delas no mundo, uma na Nova Zelândia e outra no Reino Unido. Batizada em homenagem a John Middlemist, que a coletou na China em 1804, a camélia vermelha sempre foi uma flor rara que só podia ser encontrada nas majestosas casas inglesas de famílias que tinham dinheiro para comprá-las. Em 1823, a Chiswick House & Gardens, uma casa senhorial na Inglaterra, tornou-se o único lugar no Reino Unido com uma flor deste tipo. Como a rosa da primavera deixou de existir na China e como chegou à Nova Zelândia e sobreviveu ali por quase dois séculos ainda é um mistério. Oficialmente, a Treaty House da Nova Zelândia e a Chiswick House & Gardens no Reino Unido são os únicos dois lugares onde é possível apreciar a rara flor, mas, existem registros de alguns lugares que as vendem pelo preço certo.
Ver resposta completa
Qual é a flor mais antiga do mundo?
A Flor mais antiga do mundo abriu numa manhã há mais de 174 milhões de anos? Será? O fóssil da planta com flores mais antiga do mundo (à esquerda) com uma ilustração de como poderia ter sido cerca de 174 milhões de anos atrás (à direita). (Imagem: © Fu et al., 2018 / licença CC BY 4.0; NIGPAS) Os dinossauros que viveram durante o Jurássico poderiam sentir o odor das flores, de acordo com um estudo que descreveu a flor fóssil, possivelmente a mais antiga já registrada*.
A flor, batizada de Nanjinganthus dendrostyla, viveu há mais de 174 milhões de anos. Até agora, a mais antiga evidência amplamente aceita de uma planta com flores (Angiosperma), datava do período Cretáceo, cerca de 130 milhões de anos atrás. Para descrever a flor antiga, os cientistas examinaram 264 amostras de 198 flores individuais que foram preservadas em lajes de rocha.
Essas lajes vieram da Formação Xiangshan do Sul, uma área rochosa na região de Nanjing, na China, que contém fósseis do início do período jurássico. Os pesquisadores encontraram muitos espécimes fósseis detalhados da flor, que eles analisaram com microscópios de alta potência (elas são pequenas, como a foto mostra na comparação com uma moeda).
A flor tinha pétalas em forma de colher e um estilete grosso que saía do centro, pelo que se percebe dos fósseis. Uma característica importante das angiospermas vem dos óvulos totalmente fechados – precursores de sementes, que aparecem antes da polinização. A recém-descoberta N. dendrostyla possuia um receptáculo em forma de xícara e um teto ovariano que se juntam para envolver os óvulos e as sementes.
Essa estrutura confirma que a nova planta era um angiosperma, disseram os pesquisadores. Alguns dos pesquisadores do estudo também participaram de um estudo de 2015 sobre uma flor de 160 milhões de anos, informou a revista Live Science anteriormente. No entanto, esse espécime, apelidado de Euanthus panii, é controversa porque foi encontrado por um coletor de fósseis amador na China e sua idade é incerta.
No entanto esta descoberta é ainda fonte de controvérsia, um outro grupo de pesquisadores, acredita que se trata de uma Gimnosperma (grupo dos pinheiros), que confundiu os colegas que examinaram o material da China. Em um estudo recente **, os cientistas mostraram que “o momento da origem das angiospermas é um tópico muito debatido na evolução das plantas.
Análises de genética molecular que recuperam consistentemente idades pré-cretáceas para angiospermas corroem a confiança no registro fóssil, o que indica uma radiação e possivelmente também a origem dessas plantas no Cretáceo Precoce (145 milhões de anos).
Está aí, divergências, mas com elegância, propondo união de esforços, paleontologia e genética. An unexpected noncarpellate epigynous flower from the Jurassic of China. How deep is the conflict between molecular and fossil evidence on the age of angiosperms?
: A Flor mais antiga do mundo abriu numa manhã há mais de 174 milhões de anos? Será?
Ver resposta completa
Qual é a flor-cadáver?
A flor-cadáver é na verdade uma inflorescência. A espécie Amorphophallus titanum, popularmente conhecida como jarro-titã ou “flor-cadáver” (na verdade, uma inflorescência), é um dos grandes destaques em diversos Jardins Botânicos quando floresce: sua inflorescência dura apenas 72 horas, podendo atingir 3 metros de altura, atração capaz de promover muitas filas com milhares de visitantes, pelo raro espetáculo visual e olfativo.
- Por dia, a inflorescência pode crescer até 16,6 centímetros.
- Esse rápido crescimento é possível graças ao grande tubérculo subterrâneo que armazena toda a energia produzida pela planta através da fotossíntese realizada pelas folhas.
- Seu nome científico Amorphophallus titanum significa falo gigante sem forma.
Na questão de tamanho, é necessário esclarecer que flores e inflorescências são estruturas diferentes, de modo que a espécie Rafflesia arnoldii é considerada a maior flor do mundo, enquanto que as maiores inflorescências são da palmeira Corypha umbraculifera (maior inflorescência ramificada) e da Amorphophallus titanum, que é considerada a maior inflorescência não ramificada do mundo. A planta vive cerca de 40 anos, porém só floresce duas ou três vezes nesse período. Trata-se de espécie tuberosa da família Araceae (a mesma da costela-de-adão, do antúrio, lírio-da-paz e tantas outras espécies cultivadas em casas e apartamentos) e como característica típica desse grupo, produz uma inflorescência em espádice.
A espádice é circundada por uma grande bráctea (uma folha modificada) profundamente sulcada que recebe o nome de espata, de cor creme esverdeado na base e bordô na parte interna. Outra peculiaridade da espécie, que é endêmica das florestas tropicais do oeste de Sumatra na Indonésia, é a que lhe rende o nome popular de “flor-cadáver”: para atrair seus polinizadores, a planta exala o aroma de carne em decomposição e para que este se espalhe com mais eficiência, sua espádice gera calor para ajudar na volatilização de seus compostos fétidos – que conferem à planta o título de mais fedida do mundo.
Entre os principais componentes dos odores da inflorescência, estão compostos contendo enxofre dimetil dissulfeto e dimetil trissulfeto. Essas substâncias são liberadas em única noite e fornecem pistas aos pesquisadores na identificação dos polinizadores, sendo os besouros da carniça e moscas (como as varejeiras) os mais prováveis.
As diminutas flores ficam localizadas na base da espádice e as flores masculinas e femininas crescem na mesma inflorescência. As flores femininas polinizadas produzem frutos esféricos vermelhos e alaranjados brilhantes. Após a floração, a inflorescência morre e uma única folha emerge, sustentada pelo caule que é salpicado por manchas brancas.
Para evitar a autopolinização, a inflorescência (que na família Araceae recebe o espádice) apresenta uma distribuição estratégicas das flores masculinas e femininas por área e também momentos distintos de maturação e abertura. Quando a espata se abre, as flores femininas, que se localizam na porção mais próxima à base, amadurecem e duram de 12 a 24 horas, recebendo o pólen pelos insetos polinizadores que a visitam. Corte realizado na base da inflorescência, mostrando a disposição das flores. No dia seguinte, a abertura da espata se reduz, o aroma muda e as flores masculinas (localizadas acima das flores femininas) maturam e começam a liberar os grãos de pólen que serão carregados pelos insetos que ficaram “presos” com o fechamento da espata e que começam a deixar a planta quando a inflorescência murcha.
Para escapar da planta, os insetos precisam rastejar e atravessar a região onde as flores masculinas se encontram, e assim levam os grãos de pólen para outra planta. No outro dia, a espádice, que não produz mais calor nem aroma, entra em colapso e tomba, mas a planta preserva a bráctea se fecha totalmente para proteger o fruto em desenvolvimento.
É o fim da floração e do espetáculo de imponência, cores e odores da fantástica “flor-cadáver”. Quando florida, a planta chega a pesar cerca de 75 quilos. Veja no vídeo abaixo o time lapse com o crescimento da inflorescência. A filmagem foi realizada pela equipe do Dunedin Botanic Garden, na Nova Zelândia: Atualmente existem de 235 espécies reconhecidas do gênero Amorphophallus, sendo que nenhuma ocorre naturalmente nas Américas e na Europa.
- No Brasil, a planta é cultivada por pesquisadores e colecionadores de plantas.
- Para que possa ser mais estudada e preservada, visto que é uma espécie ameaçada, as plantas cultivadas em coleções vivas são manualmente polinizadas, através de pequeno corte na base da inflorescência que permite acesso às flores.
O Jardim Botânico de Nova Iorque também tem um belo registro, realizado ao longo de de uma semana, mostrando o crescimento da inflorescência, abertura e colapso: Referência bibliográfica Royal Botanic Gardens, Kew www.kew.org/read-and-watch/titan-arum-in-bloom Agradecimentos à Marcelo Sellaro (Kew Gardens).
Ver resposta completa
Como é o cheiro da dama da noite?
Com certeza, você já ouviu falar de uma planta chamada Dama da Noite, Porém, se você pedir para as pessoas descreverem essa planta ou fizer uma pesquisa na internet, encontrará muitas variedades diferentes com esse nome popular. Acontece que o nome “dama da noite” se refere ao hábito de uma planta de abrir suas flores no período noturno, o que se relaciona a uma grande gama de espécies com essa característica.
Para reconhecer as mais comuns e identificar os diferentes tipos de Dama da Noite, nós pedimos a ajuda do doutor em Botânica Samuel Gonçalves, Siga a HAUS no Instagram Segundo o especialista, existem várias “damas da noite”, sendo algumas delas encontradas com mais facilidade em jardins residenciais.
A Dama da Noite mais conhecida no Brasil é um cacto com flores brancas “gigantescas”, Essa é uma planta trepadeira, que forma lindas cascatas de ramos sobre os muros. Pelo tamanho e beleza de suas flores, algumas pessoas também conhecem este tipo de Dama da Noite como cacto-orquídea. Planta floresce à noite, por volta das 23h, e suas flores murcham rapidamente. | Sharon Abdalla/HAUS A segunda Dama da Noite mais popular é a da família do tomate e da batata inglesa, chamada Solanaceae, da espécie Cestrum nocturnum, Essa planta produz uma infinidade de flores em cachos superperfumados, exalando um cheiro característico – e muito apreciado.
“Em alguns locais, como no interior de Minas Gerais, na cidade de Carmo do Cajuru, minha terra natal, conheci esta Dama da Noite como Chulé-de-São-José. No caso dessa planta em especial, o cheiro contém substâncias alucinógenas. Portanto, não é recomendado ter essa Dama da Noite plantada próxima a uma janela, a não ser que você não se incomode com sonhos um tanto quanto bizarros”, brinca o doutor em Botânica Samuel Gonçalves.
A terceira Dama da Noite mais popular no Brasil é a Murta de Cheiro ( Murraya paniculata ), da família Rutaceae, a mesma do limão, laranja e mexerica (bergamota ou tangerina). Ela produz flores muito semelhantes às das outras espécies, que também se abrem à noite, liberando um cheiro adocicado bastante inebriante.
Ver resposta completa
Qual é a planta que cheira?
8 espécies de plantas para perfumar a casa As orquídeas são conhecidas pelo seu perfume agradável (Foto: Pexels / Man Dy / CreativeCommons) São muitos os benefícios que a inserção de na pode trazer, como mais alegria, cor e vida, além da melhoria da nossa saúde e do, Mas, além disso, ter plantas e flores como parte da também é positivo ao nosso olfato: muitas espécies possuem aromas agradáveis e podem ajudar a perfumar o lar.
Segundo a paisagista Nãna Guimarães, as plantas e as para usar dentro de casa com perfumes são, em sua maioria, plantas de corte. “Isso porque as plantas perfumadas precisam do sol para exalar o seu perfume quando plantadas diretamente em ou no, Então, se você tiver uma área que bata bastante sol, como na ou uma jardineira dentro de um apartamento, ou mesmo em casa, pode plantar.
Mas, do contrário, a gente vai achar mais espécies em plantas de corte”, explica. Confira abaixo oito espécies que Nãna e a designer florista Diennis Xavier indicam para perfumar a casa e como cuidar de cada uma: Eucalipto O eucalipto dura meses depois que a água de seu suporte seca (Foto: Diennis Xavier / Divulgação) Comecemos então pelo mais simples. De acordo com Diennis, o eucalipto não precisa de muitos cuidados e tem um perfume bom. “Eu trabalho mais com flores de corte e uma coisa que nunca falta nos meu é o eucalipto – eu simplesmente amo.
Ele dura meses e tem efeito relaxante comprovado. Também pode abrir as vias aéreas entupidas, sem falar no cheiro, que é maravilhoso”, disse. Já que a espécie é seca, o eucalipto não precisa de rega. É comprado em buquê em sua forma e fresca. “Quando seca, pode ficar fora da água porque vai durar meses.
É uma folha que fica seca e vistosa, bonita e cheirosa. Esse não precisa de cuidado nenhum”, explica Diennis. Lavanda A lavanda precisa de pouca rega e muita luz (Foto: Pexels / Ena Marinkovic / CreativeCommons) “A é uma queridinha entre as pessoas. É uma planta de vaso, que precisa de bastante sol e também exala um perfume delicioso e suave, muito famosa em óleos essenciais, usadas também para perfumes de, alvejantes e amaciantes”, disse Nãna.
Diennis indica como cuidar da espécie: “eu costumo colocá-la em buquês, mas fica incrível plantada em vasos de barro. A lavanda gosta muito de sol e pouca rega. Não gosta de muita água. É uma planta muito fácil de cuidar, é só deixá-la em algum lugar que receba, pelo menos, quatro horas de solar por dia.
Para saber se ela precisa de rega, é bom enfiar um palito de churrasco porque, às vezes, em cima da planta pode estar mais seco, mas por baixo pode estar molhado. Então o palito vai até mais embaixo e, se ele sair úmido, a planta ainda não precisa de rega. O alecrim é uma planta muito resistente ao calor, à falta de umidade e ao vento (Foto: Pexels / Nick Bondarev / CreativeCommons) Podendo ser usado em buquês ou cultivado em vasos, o tem um perfume agradável e traz boas energias ao ambiente. Segundo Diennis, cuidar dele é muito fácil: “é uma planta muito resistente ao calor, à falta de umidade e ao vento.
Também chamado de Estrela D’Alva, o lírio-do-amazonas tem folhas bastante delicadas (Foto: Flickr / Vihh / CreativeCommons) O lírio-do-amazonas é uma planta fácil de cuidar, pois não gosta de luz solar direta devido às delicadas folhas (muito finas e sempre na cor verde brilhante), que podem queimar com facilidade.
Por isso, podem ficar no interior da casa. “É uma planta que eu amo de paixão. Ela não vai dar essa maravilha de flor o tempo inteiro, de 2 a 3 vezes no ano, mas ela tem o perfume suave”, disse Nãna. Para seus cuidados, é preciso ter muita claridade e ventilação. Não se trata de uma planta exigente em rega, é uma das poucas flores que dão dentro de casa e ainda trazem perfume natural.
Orquídea A orquídea precisa que a terra fique úmida, mas não encharcada (Foto: Pexels / Kaboompics,com / CreativeCommons) Se você tem razóavel incidência solar em casa, uma outra opção de planta perfumada é a, Uma delas é a orquídea grapete, que tem cheiro de uva suave e pode ser usada dentro de casa, perto da janela.
“Não precisar ser diretamente com o sol, se não ela queima, e é uma planta que vai te proporcionar bastante perfume”, indicou Nãna. Além dela, há também a Oncidium Sharry Baby, a chamada “orquídea chocolate”. Segundo Nãna, ela tem um cheiro adocicado, que remete ao, sem ser enjoativo. “A orquídea gosta de umidade, mas não de solo encharcado e de água acumulada.
Quando a gente compra orquídea, ela vem em um pote de, Geralmente, a gente pega aquele pote e coloca em um e vai molhando. A água não pode ficar acumulada ali. O ideal é tirar do cachepô, molhar bastante, mas deixar a água escorrer toda antes de voltar com a planta para o recipiente”, disse Diennis. A dama-da-noite floresce apenas uma vez no ano com um perfume intenso (Foto: Pedro Abude) De cheiro muito forte, a dama-da-noite floresce apenas uma vez no ano, à noite. “Isso devido ao seu principal polinizador, um inseto que tem hábitos noturnos”, contou Diennis.
Segundo Nãna, a espécie é requisitada para porque remete à infância. “Todo mundo pede para o porque lembra de quando tinha na casa da avó, de um amigo ou da mãe. Eu mesma tenho essa lembrança quando passo em algum jardim à noite e vem aquele cheiro de perfume. É uma planta para ser usada em áreas de grande incidência solar.
Ela é uma, não é uma planta de corte, então seria usada para colocar em um ou em um caramanchão, varandas ou coberturas. Precisa de bastante sol”, disse Nãna. Lírios O lírio precisa de, no mínimo, quatro horas de luz diárias (Foto: Pexels / Nestor Varela / CreativeCommons) Os lírios também exalam um perfume bom. “Temos o lírio rosa e branco, que são os mais perfumados. É tanto que, em uma 1 hora, chega até a incomodar um pouco.
Portanto, tem que usar pouco para não ficar com um aroma ‘cansativo’ dentro de casa. Ele vai bem nas jardineiras, nas e nos vasos”, explicou a paisagista. Mas, quem optar pelos lírios, deve ter em mente que a planta precisa de, pelo menos, quatro horas de luz solar diárias. Caso isso ocorra, ela vai soltar os botões e abrir as flores para exalar seu perfume.
Angélica A angélica requer uma área que receba luz solar (Foto: Flickr / Douglas Sprott / CreativeCommons) Planta bulbosa, a angélica tem flores brancas e é bem perfumada. “O legal dela é que simboliza pureza. Ela entra na mesma história que o lírio: tem que ter uma área de sol ou então você já a compra direto nos gardens, pois é uma planta de corte”, explicou Nãna.
Ver resposta completa
Que plantas emitem cheiro quando são tocadas?
Jasmim. A Jasmim é uma das plantas para apartamento e casas que exalam perfume a noite mais conhecidas do Brasil! Existem diversas espécies de Jasmim, porém as mais populares são de grande porte e por isso, é mais comum serem cultivadas em trepadeiras, nas varandas e quintais.
Ver resposta completa
Qual flor tem cheiro doce?
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Linkedin Copiar Link
Seja o jardim grande ou pequeno, em área externa ou na varanda do apartamento, sem um bom aroma ele não parece completo. Afinal de contas, um paisagismo marcante chama a atenção pela sua variedade de plantas, flores, cores, texturas e, claro, fragrâncias.
- Para manter sua casa sempre cheirosa, separamos 10 tipos de flores perfumadas,
- Dá só uma olhada: + Os 11 jardins mais lindos do Brasil + Como cuidar de orquídeas: tudo o que você precisa saber + Jardim vertical: como fazer a manutenção + Vasos para suculentas: 15 ideias criativas para organizar as plantas 1.
Rosa 2. Álisso
Também conhecidas como flores-de-mel, o nome popular já sugere o cheiro doce que essa flor traz para o seu jardim. Pequenas, elas podem ser plantadas sozinhas ou misturada com outras espécies. Você pode encontrá-la nas cores branco, rosa, roxo ou laranja. + 6 plantas para diminuir o seu stress 3. Lavanda
Famosa por ter sua fragrância peculiar em produtos de beleza, limpeza e aromatizadores de ambientes, essa flor ainda traz um charme ao jardim graças ao seu formato diferenciado e sua cor em tom de roxo. Misture-as com plantas de outras espécies para destacá-las mais ainda. + Como replantar orquídea: saiba quando é preciso e o passo a passo 4. Manacá-de-cheiro
Que ela é cheirosa, o próprio nome diz. A planta floresce num tom azul e roxo, mas perde a cor com o tempo e aos poucos ficam brancas. Por isso, com o tempo é possível que seu jardim tenha flores de várias tonalidades. + Plantas medicinais: 10 tipos que curam 5. Madressilva
Com o aroma bem doce, essa flor tem formato inusitado e um desenvolvimento bem curioso: nasce branca e envelhece amarelada. De origem oriental, a flor trepadeira pode ser cultivada tanto em vasos como em jardins, direto no solo. + Adubo caseiro: aprenda como fazer e deixar as plantas saudáveis 6. Peônias
Além de sua fragrância delicada presente em perfumes femininos – doce na medida exata, suave na medida exata e nem um pouco enjoativo -, essa flor tem um formato pra lá de charmoso. Por isso, a peônia virou febre também nos buquês de noiva. + Mesa decorada em azul e branco com orquídeas e peônias 7. Dama-da-noite
Ela não poderia ficar de fora da nossa lista! Cientificamente chamada de cestrum nocturnum, essa flor tem arbustos que podem chegar até 4 metros de altura. Suas flores são claras e costumam aparecer durante a primavera e o verão. O nome já entrega que é durante a noite que a planta solta seu perfume intenso e inconfundível. + 6 flores que precisam de muita luz e pouca água 8. Jasmim
Ela pode ser encontrada em três cores: branco, amarelo e rosa. Essa é uma flor de países tropicais e por conta de seu perfume, é muito usada na produção de produtos de beleza e em casamentos, + Conheça 10 lojas de plantas que valem o passeio 9. Maravilha
Além de ser muito cheirosa, essa flor com nome científico mirabilis, tem uma curiosidade: diferentes cores podem aparecer em uma mesma planta. Ou seja, elas podem ser encontradas vermelhas, rosas, amarelas ou brancas. Mas podem passar por todas essas tonalidades durante sua vida.10. Glicínia
Esse é o nome popular para a wisteria, Facilmente encontrada durante a primavera, ela é uma planta trepadeira e que existe em três cores: roxo, rosa e branco. É durante o período de floração que ela solta seu perfume.
Ver resposta completa