Contents
- 1 Que pode comer carne de porco?
- 2 Tem que lavar a carne de porco?
- 3 Pode comer carne de porco à noite?
- 4 Qual carne é mais saudável porco ou frango?
- 5 O que é preciso fazer para matar a bactéria da carne de porco?
- 6 Porque colocar vinagre na carne de porco?
- 7 Porque carne de porco e suja?
Qual a melhor forma de comer carne de porco?
A carne suína é uma opção prática para preparo e versátil – Uma das grandes vantagens da carne suína, sem sombra de dúvidas, é a sua versatilidade no preparo. Ela pode ser consumida de várias maneiras – cozida, frita, assada, grelhada – e ainda manter suas características nutricionais e seu sabor. Preparar uma carne suína saborosa também é muito simples.
Ver resposta completa
Que pode comer carne de porco?
Carne de porco deve ser preparada com certos cuidados – Apesar de não ser considerada maléfica para a saúde, a carne de porco requer certos cuidados na hora do preparo – é importante remover o excesso de gordura, por exemplo, e se certificar de que ela tenha sido bem conservada.
- De acordo com a nutricionista, não tem muito mistério para acertar no preparo.
- É uma carne que requer cuidados devido à presença de alguns microrganismos, da mesma forma que devemos cuidar do preparo de frangos, peixes e que também possuem microrganismos específicos.
- Suínos criados de forma clandestina, em especial, podem apresentar perigo.
No entanto, cortes que compramos embalados, com boa procedência, são seguros – pois os animais são criados seguindo os parâmetros de segurança e higiene que garantem a qualidade”, afirma a profissional. Na hora de cozinhar a carne de porco, a nutricionista destaca a importância de ter atenção com a temperatura – assim, você garante que todos os microrganismos sejam eliminados no preparo e o alimento fique no ponto certo.
Cozinhe em temperaturas superiores a 65°C até que a carne não esteja mais rosada. Depois, espere uns minutos para a carne descansar antes de servir – assim, ela conserva os sucos e fica ainda mais saborosa. A carne de porco é muito versátil, pode ser preparada assada, ensopada, grelhada, em bifes e por aí vai.
Ela recebe muito bem molhos e, o que contribui para quem quer um cardápio saudável”, complementa Patrícia. Obs.: Vale destacar, no entanto, a carne de porco não deve ser consumida em excesso, pois pode ter um no organismo (causar alergia ou intoxicação).
Ver resposta completa
O que não pode fazer quando come carne de porco?
Comer carne de porco não faz mal para a saúde, desde que ela seja bem cozida, pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose, uma doença que é facilmente transmitida pela carne de porco e que pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões e problemas mentais.
Ver resposta completa
O que é mais saudável carne de porco ou boi?
Embora o Brasil seja o quarto maior exportador de carne de porco do mundo, o consumo dessa saudável fonte de proteína animal pelos brasileiros ainda é muito baixo.
Ver resposta completa
Porque a carne de porco inflama?
4. Carnes gordurosas e carne bovina – A carne oferece aminoácidos que são necessários para a formação do colágeno, mas cortes bovinos muito gordurosos e a carne suína em geral têm um potencial inflamatório muito elevado, produzindo os mesmos efeitos de agravamento da lesão e favorecimento de uma supercicatrização.
Ver resposta completa
Tem que lavar a carne de porco?
1 – Lavar a carne – Algumas pessoas ainda acreditam que ao lavar a carne (suína, bovina, frango e peixes) estarão eliminando as bactérias que possam estar presentes nelas. No entanto, não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois essa ação pode aumentar o risco de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos — que podem causar uma doença — de um alimento contaminado, para outro alimento que não esteja).
A nossa dica é que as suas tábuas, pia ou qualquer outra superfície que tenha contato direto com a carne crua, esteja sempre higienizada. Além disso, esses utensílios não devem ser usados para o preparo de alimentos que serão consumidos crus. O cozimento é a maneira mais eficaz e correta de alimentar as bactérias presentes nas carnes (em todas elas).
Vale lembrar que hoje a carne suína passa por um rigoroso controle de qualidade e que todo o processo respeita as mais exigentes normas sanitárias. Na Perdigão, por exemplo, cada etapa é acompanhada por profissionais qualificados e comprometidos com a qualidade de todos os produtos.
Ver resposta completa
Pode comer carne de porco à noite?
crédito/WarrenGoldswain/thinkstock/gettyimages (/) Publicidade Você fica preocupada em não sair da dieta, mas bateu aquela fome ás 3 horas da manhã? Ir para a cama com fome também não dá. O segredo, na verdade, é fazer a escolha certa para não atrapalhar nem a sua dieta, nem o seu sono.
Confira algumas dicas.1. Comidas muito gordurosas Optar por comidas mais gordurosas sobrecarrega o seu estômago, pois ele precisa trabalhar mais para digerir este tipo de comida. Por isso, no dia seguinte você normalmente acorda se sentindo mais lento e cansado. Fique longe de alimentos como sorvetes ou fast foods antes de ir para a cama.2.
Alimentos extremamente açucarados ou com alta concentração de carboidratos Um docinho antes de ir dormir é sempre bem vindo. Agora, atacar metade de um bolo de chocolate pode não ser a melhor ideia. O excesso de doce pode causar um pico de açúcar no sangue e fazer com que você fique muito agitado para consegui dormir.
Evite bolos, biscoitos e outras sobremesas. Snacks que contenham muito carboidrato, como biscoitos salgados e pão, também entram nesse time.3. Carne vermelha e outras proteínas Como as comidas gordurosas, comer carne vermelha – ou de frango e porco em grande quantidade – pode sobrecarregar seu estômago fazendo com que você se sinta ‘pesado demais’ para conseguir dormir.
Calma. Você não precisa evitar todos os tipos de proteínas, apenas opte por porções menores.4. Comidas apimentadas Molhos picantes no jantar podem irritar o seu estômago além de te deixar mais agitado. Deixe essa iguaria para a hora do almoço e dar uma turbinada no metabolismo.5.
Menos é mais No fim das contas, reina a lei da compensação. Lanches noturnos não devem ser um bicho de sete cabeças, mas também não podem ser uma grande em refeição, como o seu jantar. Lembre-se: é um lanche, Para esta hora do dia, manter a quantidade de 200 calorias é o ideal para não ter problemas ao se deitar.
Você vai se sentir bem melhor sabendo que, depois de passar o dia inteiro focada na dieta, logo na última refeição do dia colocar tudo a perder. Continua após a publicidade
#InstaBOAFORMA Benefícios do sono Dietas antiestresse Distúrbios do sono Em forma
Qual carne é mais saudável porco ou frango?
Carne de frango é mais saudável que a de porco
- ASSUNTOS EM DESTAQUE:
Dez entre 10 pessoas preocupadas com a alimentação trocam a carne de porco por um filezinho de frango na hora do almoço. Afinal, carne branca é sempre mais saudável e menos gordurosa, certo? Errado! Um filé de frango grelhado tem, em média, 183 calorias, contra 131 de uma bisteca suína.
A diferença é de surpreendentes 52 calorias. Isso significa que a bisteca suína, sempre considerada vilã, pode ser até 30% menos calórica. Carne de porco é ótima fonte de proteínas e vitamina B1, que ajuda no metabolismo genético e no bom funcionamento do sistema nervoso. Entre ela e a carne de frango com pele, não tenha dúvida: a de porco é mais saudável.
Mas tudo depende do corte. Um lombo suíno de 100 gramas, assado, tem mais calorias que uma coxa de galinha sem pele. E também é muito mais calórico que os cortes de carne bovina mais magra, como filé mignon (veja o quadro abaixo). Para sentir menos culpa na hora de comer carne (seja de frango, seja de porco ou de boi), prefira assá-la, cozinhá-la ou grelhá-la.
- Mocinho ou bandido? Filé de frango grelhado nem sempre é a opção menos calórica
- Carne – Coxa de frango sem pelePorção – Unidade grandePreparo – Assada
- Calorias – 66,55
Continua após a publicidade
- Carne – Sobrecoxa de frango sem pelePorção – Unidade grandePreparo – Assada
- Calorias – 114,95
- Carne – Bisteca de porcoPorção – 100 gramasPreparo – Grelhada
- Calorias – 131,77
- Carne – Bife de filé mignonPorção – 100 gramasPreparo – Grelhado
- Calorias – 140
- Carne – Coxa de frango com pelePorção – Unidade grandePreparo – Assada
- Calorias – 161
- Carne – Lombo de porcoPorção – 100 gramasPreparo – Assado
- Calorias – 181,30
- Carne – Filé de frangoPorção – 100 gramasPreparo – Grelhado
- Calorias – 183,63
Continua após a publicidade
Created with Sketch. Carne de frango é mais saudável que a de porco Tudo depende do corte e do preparo. Uma bisteca suína pode ter menos calorias que um filezinho de frango grelhado A ciência está mudando. O tempo todo. Acompanhe por SUPER e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril* Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.
Ver resposta completa
O que é preciso fazer para matar a bactéria da carne de porco?
COMO PREPARAR A CARNE DE PORCO COM SAÚDE Na hora de comprar a carne Quando for comprar a carne suína, fique atenta à aparência e ao cheiro, esses são dois fatores que determinam a qualidade do produto. Fique de olho também na validade e coloração da carne, assim os riscos da carne estar contaminada e transmitir doenças são muito baixos.
- Toque especial Para que sua carne suína ganhe um toque especial, na hora do preparo pingue algumas gotas de suco de limão sobre ela.
- Essa atitude além de ajudar a eliminar as bactérias da carne ainda traz sabor ao prato deixando ela mais suculenta.
- Cozinhar é o grande segredo O grande segredo para uma carne suína saborosa e saudável e cozinhá-la.
É claro que você deve sempre ficar atento ao tempo de cozimento da carne para evitar que queime, uma vez que cada corte de carne exige um tempo diferente de preparo. Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC.
Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes. Por essa razão não é recomendado comer carne suína crua ou mal passada, já que há risco de doenças como Teníase e a Cisticercose. Seu toque Por fim, na hora de preparar a carne suína acrescente sempre seu toque especial, escolhendo tempero de sua preferência para que o sabor esteja sempre agradável ao seu paladar.
Mas se desejar faça uma combinação de temperos como alho, cebola, salsinha, pimenta, cebolinha, entre outros. Use sua criatividade com novos temperos ou aqueles que mais gosta e confia. Escolha uma receita com carne suína e surpreenda seus convidados, afinal uma carne bem preparada e saborosa agrada a todos e você receberá muito elogios.
Ver resposta completa
Qual o país que não come carne de porco?
É por isso que os árabes e os judeus não comem carne de porco – e não tem nada a ver com superstição 3.160 Visualizações É fato que judeus e muçulmanos não comem carne de pouco. O que pouca gente sabe é que isso não tem nada a ver com superstição. Basicamente, eles acreditam que os porcos são considerados animais impuros.
- Publicidade Considere que, para as pessoas nessas religiões, comer carne de porco é equivalente a comer baratas para ocidentais, algo essencialmente imundo.
- Com informações do The Guardian.
- Alguns muçulmanos racionalizam sua “porcofobia” explicando que os porcos são perigosos para comer, especialmente durante as épocas mais quentes do ano.
No entanto, a verdade é que a carne deste animal não é mais nem menos arriscada do que a bovina ou de aves. Para algumas pessoas, essa proibição religiosa tem sido associada a preocupações de saúde e ambientais, relacionadas ao clima árido, uma vez que os suínos podem destruir a pastagem de terra, considerada preciosa.
- Para outras, tudo se trata de um simples teste de fé e obediência.
- Nós não somos um povo amigo dos porcos “, disse Abdou, do Cairo, em entrevista ao The Guardian.
- De fato, e não somente na cultura judia ou mulçumana, os porcos por vezes não são bem vistos na cultura ocidental.
- Tome como exemplo a fazenda de animais de “A Revolução dos Bichos”, do escritor britânico George Orwell, o porco é tido como hipócrita e mau-caráter.
(JORNAL CIÊNCIA) – Publicidade – : É por isso que os árabes e os judeus não comem carne de porco – e não tem nada a ver com superstição
Ver resposta completa
Onde está na Bíblia que não pode comer carne de porco?
1 E falou o Senhor a Moisés e a Aarão, dizendo-lhes: 2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que a comereis de todos os animais que há sobre a terra: 3 Tudo o que tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, e remói, entre os animais, isso comereis.4 Destes, porém, não comereis, dos que remoem ou dos que têm cascos fendidos: o camelo, que remói mas não tem cascos fendidos; esse vos será imundo; 5 E o coelho, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; esse vos será imundo; 6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda.7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo.8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis.10 Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares, e nos rios, de todo réptil das águas, e de toda alma vivente que há nas águas, esses serão para vós abominação.11 Ser-vos-ão, pois, abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.12 Tudo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.13 E estas abominareis das aves, não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango, 14 E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie, 15 Todo corvo segundo a sua espécie, 16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie, 17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja, 18 E o cisne, e o pelicano, e a gralha, 19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.20 Todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.21 Mas isto comereis de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.22 Deles comereis estes: a a locusta segundo a sua espécie, e o solham segundo a sua espécie, e o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.23 E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação, 24 E por esses sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, a imundo será até a tarde.25 E todo que levar qualquer parte dos seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até a tarde.26 Todo animal que tem cascos fendidos, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não remói, vos será imundo; qualquer que tocar neles será imundo.27 E tudo o que anda sobre as suas patas, de todo animal que anda sobre quatro pés, vos será imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até a tarde.28 E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até a tarde; eles vos serão imundos.29 Estes também vos serão imundos entre as criaturas que se arrastam sobre a terra: a doninha, e o rato, e o lagarto segundo a sua espécie, 30 E o geco, e o crocodilo da terra, e a lagartixa, e o lagarto da areia e o camaleão.31 Esses vos serão imundos entre todos os que se arrastam; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até a tarde.32 E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles, estando eles mortos, será imundo; seja objeto de madeira, ou roupa, ou pele, ou saco, qualquer objeto, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até a tarde; depois será limpo.33 E todo vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.34 Todo alimento que se come, sobre o que vier água de tal vaso, será imundo; e toda bebida que se bebe, em qualquer desses vasos, será imunda.35 E aquilo sobre o que cair alguma coisa de seu corpo morto, será imundo; o a forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são, portanto, vos serão imundos.36 Porém a a fonte ou cisterna, em que se recolhe água, será limpa; mas o que tocar no seu cadáver será imundo.37 E se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente de semear, que se semeia, será limpa; 38 Mas se for deitada água sobre a semente, e se do seu cadáver cair alguma coisa sobre ela, vos será imunda.39 E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até a tarde; 40 E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até a tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até a tarde.41 Também toda criatura, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.42 Tudo que anda sobre o ventre, e tudo que anda sobre quatro pés, ou a que tem mais pés, entre toda criatura que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.43 Não façais as vossas almas a abomináveis por nenhuma criatura que se arrasta, nem com elas vos contamineis, tornando-vos imundos por elas; 44 Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto, vós vos a santificareis, e sereis b santos, porque eu sou santo; e não contaminareis as vossas almas por nenhuma criatura que se arrasta sobre a terra; 45 Porque eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.46 Essa é a a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra; 47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.
Ver resposta completa
Qual é a religião que não come carne de porco?
Afirmações como “grávidas não devem comer carne suína” ou “os judeus devem ter um motivo para não comê-la” acabam por espalhar alguns mitos sobre o alimento. Considerá-la uma carne perigosa, por exemplo, é uma das afirmações que, segundo o nutricionista José Dorea, professor da Universidade de Brasília (UnB), já não faz sentido há pelo menos uns 100 anos.
Primeiro, é importante que se entenda a diferença entre risco e perigo. Risco existe sempre e diante de qualquer coisa. Se você anda na rua, existe o risco de ser atropelado. Já a noção de perigo é diferente e não faz sentido com relação à carne suína”, explica. Segundo o especialista, o medo de adquirir uma doença depois de comer carne suína nasceu porque, no passado, os animais eram criados no entorno das casas, sem qualquer condição de higiene ou saneamento.
Uma realidade bastante diferente da que se vive atualmente. “Hoje, as carnes têm excelente procedência, os animais passam por serviços de inspeção rigorosíssimos e, sendo assim, quando a carne chega à casa das pessoas é porque está pronta e apropriada para o consumo.
Se incidentes acontecerem, serão com qualquer carne, não só com a suína”, diz. “Em tese, os mesmos microrganismos e parasitas que poderiam ser transmitidos pela carne suína também podem ser disseminados por frutas e verduras mal lavadas”, compara a médica veterinária Roberta M. Züge, da Ceres Qualidade Consultoria e Assessoria e membro do Conselho Científico de Agricultura Sustentável.
Ou seja, a especialista aconselha que o consumidor fique sempre atento à procedência dos alimentos. Religião Outra razão que contribui para esse mito se propagar é não compreender o porquê de alguns povos fazerem restrição ao consumo de carne suína. No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante.
E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.
Os muçulmanos também não podem comer carne suína, mas esse alimento não é a única restrição. Eles também são proibidos de comer coelhos, peixes sem escamas e sem barbatanas, avestruz e todos os répteis que rastejam. A proibição desses outros alimentos é mais uma prova de que não se trata de perigos da carne ou qualquer outra razão que não seja o respeito à religião e aos seus costumes.
Ver resposta completa
Qual é a carne mais saudável do mundo?
CABRITO, A CARNE VERMELHA MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO, artigo de Clóvis Guimarães Filho(Julho 2017) Info Notícias De uma maneira geral, confunde-se a carne de caprino com a de ovino. O cabrito é a cria da cabra, abatido geralmente com idade entre 4 e 6 meses, com carcaça em torno de 12 kg.
- Quando abatido aos 2-3 meses, carcaça na faixa dos 4-6 kg e ainda mamando, é o cabrito-mamão que vem, em alguns países, substituindo gradativamente o peru e o leitão, nas festas de final de ano.
- Além do sabor característico e cada vez mais apreciado pela alta gastronomia, a carne de cabrito possui diversas vantagens em termos nutricionais se comparada às outras carnes consumidas.
Essas vantagens estão relacionadas ao baixíssimo teor de calorias, gorduras e colesterol, a alta digestibilidade e aos elevados níveis de proteína e ferro. Carne de cabrito é a carne vermelha mais magra e mais consumida no mundo. Estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná comprovou que os baixos índices de gordura e colesterol aliados aos altos índices de nutrientes tornam a carne de cabrito recomendável para cardíacos e diabéticos.
- Afora os baixos teores de gordura, o percentual de gordura saturada em carne caprina apresenta-se em torno de 40% inferior à de galinha (sem pele), sendo bastante reduzido quando comparado com bovinos (850%); ovinos (900%) e suínos (1100%) (Addrizzo, 1990).
- É rica em cálcio, proteínas, ômega 3 e ômega 6, que desempenham um papel antiinflamatório e estão diretamente ligados e resistência imunológica.
Leia o artigo completo : CABRITO, A CARNE VERMELHA MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO, artigo de Clóvis Guimarães Filho(Julho 2017)
Ver resposta completa
Por que devemos comer carne de porco?
3 – Fonte de aminoácidos – Indispensáveis para a vida humana, os aminoácidos são essenciais na construção das proteínas e na síntese de hormônios e neurotransmissores. As proteínas contam com mais de 20 tipos de aminoácidos, sendo que alguns deles são produzidos pelo nosso corpo, outros, são adquiridos por meio da alimentação, são os chamados aminoácidos essenciais.
Ver resposta completa
Quem tem gordura no fígado pode comer carne de porco?
7 alimentos que devem ser evitados por quem tem gordura no fígado: – Comidas ricas em gordura consequentemente promovem um risco maior dela se instalar no fígado, prejudicando a saúde do organismo. Veja quais alimentos, quando consumidos com frequência, podem resultar em gordura no fígado diante da grande quantidade dessa classe de lipídios,
TIPO | EXEMPLOS PRINCIPAIS |
Alimentos feitos a partir do leite | Queijos amarelos e requeijão |
Carnes ricas em gordura | Bacon, carne de porco, picanha bovina, cordeiro e pele de frango. |
Produtos lácteos industrializados | Manteiga e margarina |
Cereais refinados | Arroz branco, macarrão branco, farinha de aveia e pão branco |
Açúcar | Biscoitos, sorvetes, geleias, sucos de caixinha, garrafa ou em pó |
Alimentos industrializados | Molhos prontos, macarrão instantâneo, fast food, chocolate, pães de forma e comidas congeladas |
Embutidos | Presunto, peito de peru, salsicha, mortadela, salame, linguiça e lombo |
Quem tem problema no estômago pode comer carne de porco?
Homepage Doenças Diarréia Quem Tem Bactéria No Estômago Pode Comer Carne De Porco?
2 respostas Quem tem bactéria no estômago pode comer carne de porco? Olá! Se a bactéria no estomago (provavelmente a H, pylori) estiver lhe causando gastrite, é importante realizar uma adequação alimentar orientada pelo médico que te acompanha. Não há uma restrição específica quanto a carne de porco.
Ver resposta completa
Porque colocar vinagre na carne de porco?
Sua leitura i O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos.
Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Fechar A matéria que você está lendo agora +0 Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal. Que tal saber mais sobre esse assunto? Foto: Nay Klim/Gazeta do Povo | Foto: Gazeta do Povo De tempero de saladas a ingrediente essencial de molhos mais elaborados, o vinagre é um dos produtos mais versáteis da gastronomia. Diversos são os tipos: de vinho, de maçã, de álcool, de arroz ou balsâmico – cada qual harmoniza melhor com um tipo de preparação. Chef André Dias, do BBQ em Casa. | Gazeta do Povo O vinagrete é o molho mais comum com o vinagre, mas não é o único. Barbecue, ketchup, mostarda, maionese, molho inglês, agridoce e béarnaise também usam o ingrediente em sua preparação. Outras possibilidades de uso do vinagre são no ceviche, para preparar conservas, e também para conferir mais maciez e sabor em alguns tipos de carne, como peixe, frango e carne de porco.
“Como praticante da culinária norte-americana, em especial o barbecue (churrasco norte-americano), utilizo sempre o vinagre para regar as carnes durante o tempo de cocção que elas passam dentro do smoker – um tipo de churrasqueira que funciona à lenha. Como nesse tipo de preparo as carnes passam longos períodos assando (entre 6 a 12 horas) o vinagre tem a função de preservar a suculência natural da carne e dar acidez.
Fica perfeito”, ressalta André. Foto: Nay Klim/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo O chef ensina uma receita de frango com um tempero simples que leva apenas dois ingredientes: vinagre de maçã e sal grosso. “O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a ‘pururucar’ a pele do frango, deixando-a bem crocante.” LEIA TAMBÉM: >> Receita de vinagrete de morango com salmão grelhado >> Cozinha Plant Based: conheça o movimento baseado em vegetais e sementes
Ver resposta completa
O que acontece se jogar vinagre na carne de porco?
Prejuízos ao deixar a carne de molho – Você sabia que, por serem ácidos, o limão e o vinagre podem deixar as carnes cruas mais duras? Isso porque o ácido influencia na textura das fibras e gera a evaporação da água presente nos cortes. Além disso, seus sabores são fortes e podem influenciar diretamente no gosto que a carne terá após o preparo, independente do corte acabar sendo cozido, frito ou assado.
Ver resposta completa
Porque carne de porco e suja?
4 perigos escondidos na carne de porco e ignorados pela maioria das pessoas A carne de porco faz parte da culinária de muitos países. As pessoas costumam consumi-la assada ou até mesmo processada, como é o caso das salsichas. E dificilmente encontramos alguém que resista ao bacon ou aos torresmos.
Embora seja um alimento consumido há anos e extremamente saboroso para a maioria, não podemos ignorar o facto de que a carne de porco pode ser muito perigosa.Os riscos estão na forma como a carne é conservada até chegar à cozinha do consumidor, e a maneira como o alimento é preparado.Para garantir uma higienização adequada, é necessário cozinhar a carne, para assim eliminarmos as bactérias e os vírus presentes.É possível que a carne venha de um porco doente e se for o caso, o consumidor pode desenvolver uma série de doenças graves.Eis quatro bons motivos para termos cuidado com este tipo de alimento:O Trichinella spiralis é um verme que pode infetar diversos animais, incluindo os porcos.Se mos a carne crua ou pouco cozida de um animal infetado por esse verme, podemos desenvolver uma doença chamada trequinosis.O verme multiplica-se no intestino e entra na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos, como pulmões e cérebro.Os sintomas são:– Fraqueza ou dor muscular– Febre– Diarreia– Problemas no coração– CólicaO problema é tão sério que pode levar à morte.Saiba que defumar, salgar e secar a carne, não mata os vermes.Esta terrível doença que afeta o fígado, é causada por um vírus que se pode alojar no porco.E mais uma vez: comer a carne crua ou mal cozida, de um animal infetado, é um verdadeiro perigo para nós.Os sintomas da hepatite são:– Perda de apetite– Náuseas– Cansaço– Febre– Urina escura– IcteríciaAs grávidas devem ter cuidados a dobrar.A carne de porco processada/embutida produzida pelas grandes indústrias é composta por substâncias cancerígenas.Exemplos de carne de porco processada incluem bacon, salsicha, presunto, mortadela e salame.Os cancros mais comuns que a pessoa pode desenvolver consumindo esse tipo de alimento é o colorretal e o intestinal.Além disso, é possível, também, o desenvolvimento de cancro do pâncreas.
Além de engordar, a carne de porco faz mal ao coração. Ela aumenta os níveis de colesterol mau e o risco de doenças cardíacas. A carne processada, como salsicha e bacon, é ainda mais nociva do que a carne vermelha, pois tem mais gorduras saturadas, além de perigosos aditivos alimentares.
Ver resposta completa
O que é preciso fazer para matar a bactéria da carne de porco?
COMO PREPARAR A CARNE DE PORCO COM SAÚDE Na hora de comprar a carne Quando for comprar a carne suína, fique atenta à aparência e ao cheiro, esses são dois fatores que determinam a qualidade do produto. Fique de olho também na validade e coloração da carne, assim os riscos da carne estar contaminada e transmitir doenças são muito baixos.
Toque especial Para que sua carne suína ganhe um toque especial, na hora do preparo pingue algumas gotas de suco de limão sobre ela. Essa atitude além de ajudar a eliminar as bactérias da carne ainda traz sabor ao prato deixando ela mais suculenta. Cozinhar é o grande segredo O grande segredo para uma carne suína saborosa e saudável e cozinhá-la.
É claro que você deve sempre ficar atento ao tempo de cozimento da carne para evitar que queime, uma vez que cada corte de carne exige um tempo diferente de preparo. Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC.
- Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes.
- Por essa razão não é recomendado comer carne suína crua ou mal passada, já que há risco de doenças como Teníase e a Cisticercose.
- Seu toque Por fim, na hora de preparar a carne suína acrescente sempre seu toque especial, escolhendo tempero de sua preferência para que o sabor esteja sempre agradável ao seu paladar.
Mas se desejar faça uma combinação de temperos como alho, cebola, salsinha, pimenta, cebolinha, entre outros. Use sua criatividade com novos temperos ou aqueles que mais gosta e confia. Escolha uma receita com carne suína e surpreenda seus convidados, afinal uma carne bem preparada e saborosa agrada a todos e você receberá muito elogios.
Ver resposta completa
Tem que ferver a carne de porco?
Pelo fato do porco ser uma ‘fonte’ na qual podem se alojar vermes e doenças, a alta temperatura (recomenda-se 70ºC) ajuda a matar esses ‘convidados indesejados’. Por isso, evite ao máximo comer a carne se ela ainda estiver crua!
Ver resposta completa
Como comer carne de porco para emagrecer?
Carne de porco ajuda na dieta – Além disso, a carne de porco tem menos gordura do que muitos cortes de frango, considerada uma carne branca. Pernil, lombo e paleta são os cortes mais magos do porco e os mais indicados para quem quer perder peso e variar na alimentação.
Ver resposta completa