Contents
O que significa dizer a granel?
Sem embalagem ou sem acondicionamento (ex.: venda a granel). Solto; em montão desordenado.
Ver resposta completa
O que é material a granel?
O que é a carga a granel? – Basicamente, e de forma bem direta, entendemos como carga a granel qualquer produto que não esteja em uma embalagem individual, Os itens costumam ser transportados em grandes quantidades em seu estado natural, sem recipientes que os fracionam.
Entre os principais exemplos, destacamos os produtos agrícolas, como grãos, frutas, verduras e, até mesmo, animais vivos. Madeira, pedras, manganês, bauxita, enxofre e o minério de ferro também fazem parte da categoria. A carga a granel pode ser divida em dois tipos: sólida e líquida, A primeira engloba todos os suprimentos que podem ser medidos por quilogramas.
Fácil de entender, né? O arroz, a soja, o café, a carne e o milho são alguns alimentos que representam o grupo. No Brasil, a soja é o insumo sólido a granel que mais é transportado, movimentando nossa economia. Já a carga a granel líquida é composta por água, sucos — sendo o de laranja o principal —, combustíveis e óleos vegetais.
Ver resposta completa
O que é a granel no mercado?
Certamente você já ouviu falar sobre produtos a granel. Mas você sabe o que são os produtos a granel? Uma forma simples de entender é pensar em feiras livres, onde os produtos são vendidos sem embalagem e na quantidade desejada pelo cliente.
Ver resposta completa
Porque a granel?
Já parou para pensar nas vantagens de comprar alimentos desta forma? Saiba porquê vale a pena este tipo de consumo – Alimentos a granel da Cia da Saúde – Foto: Heitor Pergher Você já parou para pensar nas vantagens de comprar alimentos a granel? Uma alimentação saudável passa pela ingestão de grãos e cereais, além de frutas, chás, temperos e outros produtos que podem ser adquiridos desta forma.
- Mas, por que vale a pena este tipo de compra? Neste momento de pandemia do novo coronavírus, uma forma de garantir sua imunidade, ter alimentação rica em nutrientes e com segurança é comprando a granel.
- Assim, você pode variar o cardápio nas proporções ideais”, orienta a nutricionista da Cia.
- Da Saúde, Michele Gonçalves – CRN 3378.
Há muitos motivos para escolher esta modalidade. Além de ajudar o meio ambiente com a diminuição do uso de embalagens, evita-se a contaminação dos alimentos por resíduos, já que as estas podem conter outras substâncias, como a plástico. Sendo assim, a utilização de vidros para armazenamento dos alimentos comprados a granel é ótima uma opção.
- A qualidade de vida aumenta e o planeta agradece.
- Os produtos a granel são frescos, e uma outra vantagem é que você pode comprá-los apenas na quantidade que vai consumir, evitando o desperdício e assim, gastando menos.
- O resultado é sair da loja com um alimento natural, saudável e sustentável! Além de benéficos à saúde, produtos naturais a granel são mais baratos.
Isto porque não há o custo da embalagem e da armazenagem na fábrica, apenas do alimento em si.
Ver resposta completa
Qual a origem da palavra granel?
Resposta: Do Latim GRANUM, ‘grão, caroço, semente’.
Ver resposta completa
Quais são os tipos de cargas a granel?
O que é uma carga a granel? – Os produtos a granel são mercadorias transportadas sem uma embalagem própria. Ser transportada em estado bruto e não possuir embalagens são as principais características da carga a granel. No Brasil, as principais cargas a granel são itens de cultivo agrícola como grãos (soja, milho, feijão, arroz, café), as frutas, os legumes e outros commodities, como petróleo bruto e outros minérios.
Ver resposta completa
E a granel ou granel?
Sem embalagem ou sem acondicionamento (ex.: venda a granel ). Solto; em montão desordenado. Plural: granéis. Plural: granéis.
Ver resposta completa
Como escreve a granel?
A granel ou À granel? A primeira forma é a correta. Não há crase nessa locução porque granel é um substantivo masculino. A locução ‘a granel’ significa ‘sem qualquer embalagem ou acondicionamento’.
Ver resposta completa
Qual a validade de produtos a granel?
Há a certeza de consumir um alimento fresco – Produtos a granel não possuem data de validade, já que não estão embalados. Isso não significa, claro, que eles durem mais, pelo contrário: é preciso ficar bem atento para não deixá-los estragar. Ao mesmo tempo, esse curto período de vida simplesmente mostra que o alimento é mais fresco, o que além de deixar a comida mais saborosa é bem mais saudável.
Ver resposta completa
Qual a diferença entre produtos embalados produtos a granel e produtos in natura?
Pesquisa compara produtos embalados e a granel | Clipping | ABRAS 2016-10-13 10:38:06 Leia em 2min 50s Os produtos in natura vendidos em supermercados e hipermercados em embalagens costumam ser mais caros que os vendidos a granel pelo mesmo estabelecimento, foi o que comprovou pesquisa realizada pela equipe do Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas (LCSA), da Universidade de Sorocaba (Uniso).
- A única exceção foi a carne vermelha in natura, que em alguns mercados foi encontrada com o valor do quilo mais barato na forma embalada.
- A venda de carnes, queijos, frios, frutas e legumes embalados em porções menores que 1 quilo se tornou comum em supermercados devido à praticidade e também ao tamanho menor das famílias.
A busca por facilidade para economizar tempo também leva os consumidores a optarem por comprar produtos in natura parcialmente processados. Esses produtos geralmente são embalados nos próprios supermercados. A comparação da Uniso tomou como base o preço cobrado por quilo, da carne de boi e legumes, a fim de identificar em quais das duas formas é mais barato.
Em alguns casos, determinados produtos em pequenas embalagens tinham apenas o valor total, não discriminando o valor por quilo. Nesses casos, para achar o preço do quilo correspondente, calculou-se pelo preço total cobrado pelo produto e seu peso líquido. A pesquisa foi feita em cinco supermercados de Sorocaba nos dias 19, 20, 26 e 27 de setembro.
Dos cinco supermercados pesquisados, apenas um deles, Santo, não vendia o mesmo tipo de carne bovina in natura a granel (no açougue) e também em pequenas bandejas embaladas pelo próprio supermercado, conforme o relatório da pesquisa. Mas “nos outros quatro supermercados que vendem tal produto nas duas formas, observou-se que em dois deles (Walmart e Paulistão) o preço do quilo da carne vendida em bandejas embaladas pelo próprio supermercado era mais barato do que o preço do quilo a granel.” A maior diferença na carne bovina foi encontrada no Walmart, onde o preço do coxão mole em bandejas foi 38% menor que na forma a granel, diferença de R$ 10,10 por quilo, de acordo com a pesquisa.
“Em média, o preço da carne em bandejas embaladas foi menor que o preço da carne a granel nos supermercados Walmart (-32%) e Paulistão (-7,3%), e maior nos supermercados Coop (15%) e Extra (7%).” Dos cinco supermercados pesquisados, os pesquisadores da Uniso verificaram que apenas três deles vendem algum tipo de legume a granel e, também, em bandejas embaladas pelo próprio supermercado.
Neles, o preço do quilo do produto ofertado em bandejas embaladas pelo próprio supermercado foi superior ao preço do quilo do produto a granel. “A maior diferença foi encontrada na cenoura ofertada pelo supermercado Coop, onde o preço do quilo de tal produto embalado em bandeja estava 815% mais caro que o quilo do mesmo produto vendido a granel, uma diferença de R$ 12,14 por quilo.” O coordenador da pesquisa, o professor e economista Lincoln Diogo Lima, reconhece a praticidade das embalagens, que poupa tempo, inclusive no momento da compra, mas o consumidor muitas vezes não se dá conta que custa mais que o produto a granel.
Ver resposta completa
O que é óleo a granel?
Troca de óleo por sucção (ou à vácuo): prós e contras (Christian Castanho/Quatro Rodas) Publicidade O óleo a granel é comprado sempre na quantidade exata de que o cárter precisa (Acervo/Quatro Rodas) Q uando se pensa em troca de óleo, logo vem à mente a clássica embalagem de 1 litro, que pode ser comprada em mercados, postos de gasolina, oficinas ou mesmo na concessionária.
Pouca gente sabe, porém, que o óleo também pode ser adquirido a granel, isto é, vindo de um grande tanque. Isso é mais comum em oficinas, mas também existem postos de troca que oferecem o serviço. Em teoria, o lubrificante é exatamente o mesmo das embalagens plásticas e as vantagens ao utilizá-lo são claras.
A primeira diz respeito ao bolso do cliente. Como o óleo a granel dispensa a embalagem, seu custo por litro é menor. Além disso, você compra somente a quantidade de que necessita. Como você já deve ter percebido, existem muitos carros que utilizam valores fracionados de lubrificante, como 4,7 ou 6,2 litros, por exemplo.
- Continua após a publicidade Então, quando você compra o lubrificante em embalagens de 1 litro, acaba sobrando óleo.
- Com a venda a granel não há esse problema, e a conta acaba ficando entre 10% e 20% mais barata.
- Outro benefício é ambiental.
- Primeiro porque não há embalagem para descartar e, segundo, porque o plástico conserva resíduos do óleo que, em caso de descarte malfeito, podem contaminar o solo e leitos d’água.
A Mobil, por exemplo, incentiva a venda do óleo a granel com o sistema chamado Troca Inteligente, que, além de mais acessível para o consumidor, diz evitar a contaminação do lubrificante durante o manuseio. A Castrol, porém, alerta para os cuidados necessários na estocagem, como o controle de limpeza, a temperatura e a umidade do tanque e das linhas que levam o lubrificante, para evitar contaminação e deterioração do produto.
Caso contrário, pode haver mistura de fluidos de diferentes tipos e qualidades, além da dificuldade no rastreamento do lote do produto utilizado pelo cliente, se houver problemas. Por isso, caso o consumidor opte pela troca a granel, deve escolher sempre uma oficina ou posto de confiança. Continua após a publicidade Os automóveis estão mudando.
O tempo todo. Acompanhe por QUATRO RODAS e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril* Lançamentos, comparativos, notícias e o conteúdo certo para cuidar bem do seu carro ou escolher melhor o próximo. *Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
Ver resposta completa
Como armazenar alimentos a granel?
A melhor maneira é armazenar em vidro hermeticamente fechado. Não use grampos nem fitas. Quanto mais misturas de grãos, farelos e sementes, maior a chance de alterações.
Ver resposta completa
Será utilizada no transporte de carga a granel?
Como é feito o transporte de carga sólida a granel? – O transporte de carga sólida a granel pode ser realizado de diversas formas. Existem os navios graneleiros, que possuem um convés em formato retangular a fim de melhorar a movimentação dessa carga. O transporte pode ser feito de diferentes formas, ainda que exista uma dependência da malha rodoviária no país. O importante, contudo, é escolher o melhor tipo de carroceria para esse translado. No transporte de carga sólida a granel podem ser utilizados caminhões truck, carretas e as próprias graneleiras.
Esta última é uma espécie de carreta, porém com grades altas, o que possibilita acomodar os produtos a granel mais facilmente. Todavia, é importante ficar atento às regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran. A Resolução 441, elaborada pelo órgão, determina que o transporte de qualquer tipo de sólido a granel em carrocerias abertas deve ser protegido por uma lona bem ancorada no veículo e que cubra totalmente as mercadorias.
Essa determinação visa promover maior segurança nas vias públicas uma vez que o transporte de carga sólida a granel gera muitos desperdícios ao longo do trajeto.
Ver resposta completa
O que é cimento a granel?
Cimento a granel – O cimento sem qualquer tipo de embalagem caracteriza-se como carga a granel, Portanto, os caminhões graneleiro e basculantes (ou caçamba) são os indicados, Isso porque o tipo de carroceria retrátil facilita bastante o processo de descarga.
Ver resposta completa
O que significa a palavra Sarau nesse contexto?
Significado de Sarau – substantivo masculino Conjunto de pessoas que se reúnem para fazer atividades recreativas como: ouvir músicas, recitar poesias, conversar etc; serão. Show ou concerto musical que ocorre durante à noite. Reunião literária noturna. Etimologia (origem da palavra sarau ). Do latim seranus/ pelo galego serão.
Ver resposta completa
Como se fala a granel ou a granel?
A primeira forma é a correta. Não há crase nessa locução porque granel é um substantivo masculino. A locução ‘a granel’ significa ‘sem qualquer embalagem ou acondicionamento’. Diz-se também de mercadoria vendida sem embalagem, em quantidades fracionárias.
Ver resposta completa
O que é óleo a granel?
Troca de óleo por sucção (ou à vácuo): prós e contras (Christian Castanho/Quatro Rodas) Publicidade O óleo a granel é comprado sempre na quantidade exata de que o cárter precisa (Acervo/Quatro Rodas) Q uando se pensa em troca de óleo, logo vem à mente a clássica embalagem de 1 litro, que pode ser comprada em mercados, postos de gasolina, oficinas ou mesmo na concessionária.
- Pouca gente sabe, porém, que o óleo também pode ser adquirido a granel, isto é, vindo de um grande tanque.
- Isso é mais comum em oficinas, mas também existem postos de troca que oferecem o serviço.
- Em teoria, o lubrificante é exatamente o mesmo das embalagens plásticas e as vantagens ao utilizá-lo são claras.
A primeira diz respeito ao bolso do cliente. Como o óleo a granel dispensa a embalagem, seu custo por litro é menor. Além disso, você compra somente a quantidade de que necessita. Como você já deve ter percebido, existem muitos carros que utilizam valores fracionados de lubrificante, como 4,7 ou 6,2 litros, por exemplo.
- Continua após a publicidade Então, quando você compra o lubrificante em embalagens de 1 litro, acaba sobrando óleo.
- Com a venda a granel não há esse problema, e a conta acaba ficando entre 10% e 20% mais barata.
- Outro benefício é ambiental.
- Primeiro porque não há embalagem para descartar e, segundo, porque o plástico conserva resíduos do óleo que, em caso de descarte malfeito, podem contaminar o solo e leitos d’água.
A Mobil, por exemplo, incentiva a venda do óleo a granel com o sistema chamado Troca Inteligente, que, além de mais acessível para o consumidor, diz evitar a contaminação do lubrificante durante o manuseio. A Castrol, porém, alerta para os cuidados necessários na estocagem, como o controle de limpeza, a temperatura e a umidade do tanque e das linhas que levam o lubrificante, para evitar contaminação e deterioração do produto.
Caso contrário, pode haver mistura de fluidos de diferentes tipos e qualidades, além da dificuldade no rastreamento do lote do produto utilizado pelo cliente, se houver problemas. Por isso, caso o consumidor opte pela troca a granel, deve escolher sempre uma oficina ou posto de confiança. Continua após a publicidade Os automóveis estão mudando.
O tempo todo. Acompanhe por QUATRO RODAS e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril* Lançamentos, comparativos, notícias e o conteúdo certo para cuidar bem do seu carro ou escolher melhor o próximo. *Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
Ver resposta completa
O que é cimento a granel?
Cimento a granel – O cimento sem qualquer tipo de embalagem caracteriza-se como carga a granel, Portanto, os caminhões graneleiro e basculantes (ou caçamba) são os indicados, Isso porque o tipo de carroceria retrátil facilita bastante o processo de descarga.
Ver resposta completa
O que é uma carga geral?
Diferenças entre carga granel e carga geral – É chamada de carga geral aquela formada por mercadorias que já estão embaladas. Veja as principais diferenças em relação à carga granel!
É acondicionada em embalagens, como: caixas, fardos, engradados, tambores etc.; As mercadorias podem ser contadas; Dependendo do tipo de produto, pode ser transportado em um veículo com outros itens.
São exemplos de carga geral: pneus, grãos embalados e prontos para o consumo, bebidas engarrafadas, enfim, materiais diversos que já passaram por algum tipo de processo. No caso da carga granel, o material geralmente está em seu estado bruto.
Ver resposta completa