Contents
- 1 O que é carne de tartare?
- 2 É seguro comer tartar?
- 3 Pode comer Steak Tartare?
- 4 Qual o sabor de Steak Tartare?
- 5 Qual a diferença de ceviche e tartar?
- 6 Qual o correto tartar ou tartare?
- 7 Pode congelar Steak Tartare?
- 8 Qual a origem do Steak Tartare?
- 8.1 Quanto custa um tartar de salmão?
- 8.2 O que substitui o Nori?
- 8.3 Quantas calorias tem o Steak Tartare?
- 8.4 Estou operada posso comer charque?
- 8.5 Quem está operada pode comer charque?
- 8.6 O que acontece se você comer carne cru?
- 8.7 Pode guardar Steak Tartare na geladeira?
- 8.8 Qual a diferença de ceviche e tartar?
- 8.9 Quanto custa um Steak Tartare?
O que é carne de tartare?
O Steak Tartare é um dos mais famosos pratos da culinária francesa, se trata de uma iguaria composta de carne crua cortada em minúsculos pedacinhos regados de muitos temperos como sal, pimenta do reino, cebola, ovo, azeite, salsas picadas e outros agregados que complementam essa incrível opção de entrada ou prato principal.
Ver resposta completa
Como se come tartar?
Como comer steak tartare – Na maioria dos restaurantes o Steak Tartare é servido tradicionalmente com carne crua picada na ponta da faca, temperado com sal e pimenta do reino, cebola, alcaparras e picles picados, um pouco de ketchup, mostarda tipo dijon e tabasco, além da gema de ovo crua,
- Como acompanhamento é sugerido a tradicional batata frita ou uma salada e claro, um pão ou torrada.
- Existem muitas variações de como servir o steak tartare, cada chef de cozinha tem sua preferência, e isso é o curioso sobre o prato.
- Uma das principais diferenças que você irá notar é a forma de como a carne é preparada, por vezes em pedaços maiores, outras bem picado e até com aparência de quase moída.
Outra diferença é na apresentação, existem restaurantes que servem o prato finalizado, pronto para comer, outros que apresentam os ingredientes separados e o cliente fica responsável por misturá-los no prato. A similaridade entre as variações é o resultado da cremosidade e textura, já o sabor cada chef tem um toque pessoal e isso é que nos faz provar sempre que encontramos a sugestão no cardápio de um restaurante visitado.
Ver resposta completa
O que combina com tartar?
O que é Steak Tartare? – A palavra tartare se refere à carne que está sendo servida em seu estado bruto. A carne é finamente fatiada e temperada, e pode ser servida com uma variedade de condimentos como alcaparras, tomates, cebolas, picles ou até mesmo gema de ovo. É frequentemente servida em torradas ou em um sanduíche, mas também pode ser usada como parte de uma salada.
Ver resposta completa
O que é tartar no sushi?
Basicamente, o tartar é um prato feito com alimentos crus, que pode levar carnes, peixes, legumes e até frutas.
Ver resposta completa
É seguro comer tartar?
O mais interessante, é que no caso do Steak Tartare, além do perigo de contrair a E. coli, existe o risco iminente de contaminação de Salmonella, por conta do ovo cru que vai em cima de toda a carne.
Ver resposta completa
Pode comer Steak Tartare?
Alimentos crus são saborosos, mas devem seguir rígidos procedimentos de controle de qualidade Nos últimos anos cresceu muito o interesse dos consumidores pela culinária japonesa. O número de restaurantes que oferecem pratos orientais, em geral elaborados com peixe cru, cresceu em torno de 30% em 2017 em algumas capitais brasileiras, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Não há dúvida que esses pratos o sushi e o sashimi são deliciosos, mas para evitar doenças infecciosas gastrointestinais, é necessário observar algumas recomendações. O consumidor deve buscar estabelecimentos confiáveis que oferecem condições de higiene e qualidade dos produtos. Mas não são apenas os restaurantes japoneses que preparam refeições com peixe cru. A culinária peruana também está ganhando adeptos e, entre suas especialidades está o ceviche que é o peixe cru marinado em suco de limão. Os mesmos cuidados também devem ser observados, mantendo os peixes congelados, em seguida refrigerados antes de serem preparados. Da mesma forma como no caso dos peixes, também as carnes cruas podem apresentar riscos: a carne bovina e a de porco podem conter Salmonella, a Shiguella e a Escherichia Coli, A Salmonella é uma bactéria intestinal causada por alimentos contaminados e, uma vez detectada é tratada com antibióticos.
- Os sintomas são vômitos, dores abdominais, diarréia que, em geral, passam em alguns dias.
- As pessoas idosas e as crianças são mais sensíveis à infecção, pelas condições imunológicas mais baixas.
- Este segmento também é o mais afetado pela bactéria E.
- Coli ( Escherichia Coli ) que geralmente se aloja no intestino: causa diarréia aquosa, vômito e dores abdominais que, em geral, passam em alguns dias.
A carne crua também pode estar contaminada com parasitas tipo tênia.
- Mulheres grávidas devem evitar esses alimentos crus, mas com exceção desses grupos de maior sensibilidade, qualquer pessoa pode consumir carne ou peixe cru.
- Estas doenças são evitáveis se a carne for de boa procedência e mantida em boas condições de conservação e refrigerada antes de ser servida.
- Além da comida árabe, também a culinária italiana tem um prato delicioso: o carpaccio que consiste em fatias finas de filé mignon ou carnes magras.
- Além do carpaccio italiano, também a França oferece uma culinária bem difundida de carne crua: o tartare (steak tartare): carne crua cortada na ponta da faca com muitos temperos que o tornam um prato apetitoso e muito apreciado também no Brasil.
Aqui, também valem os cuidados para se preparar estas iguarias: carne de boa procedência e mantida em refrigeração. No caso da carne, diferentemente dos peixes, o congelamento não elimina os micro-organismos contaminadores. Os temperos também não vão evitar a contaminação.
O limão, por ser mais ácido, pode eliminar a proliferação de bactérias, mas não destruí-las, assim não pode ser usado para desinfetar alimentos. Microbiologistas também chamam a atenção para a carne moída que deve ser adquirida de um único animal. Assim, não é recomendável adquirir carne moída empacotada porque pode vir misturada com a de vários animais e, se um estiver contaminado, todo o pacote e o lote pode estar prejudicado.
Frutas e verduras podem ficar de molho por 15 a 20 minutos em uma solução de hipoclorito de sódio. Mas deve ser usada seguindo instruções do rótulo, pois se trata de água sanitária. Existe em supermercados esta solução em conta-contas com indicação da dosagem adequada.
- No caso da culinária oriental, deve-se descartar o consumo do alimento em barquinhos de madeira, pois este material é grande portador de bactérias.
- Também não se recomenda o delivery no caso de carne ou peixe cru pois o transporte pode aumentar o número de microrganismos contaminantes.
- Os utensílios de preparo, como facas e talheres devem estar bem higienizados para impedir contaminações.
Com todas estas informações a Controlare espera ter contribuído para que o estabelecimento tenha a segurança de servir um produto saudável a seus clientes. E está à disposição com sua equipe de especialistas para mais orientações ao proprietário e treinamento aos funcionários e colaboradores.
Sushi, sashimi, carpaccio, tartare, quibe cru são delícias as quais os apreciadores não podem se furtar. E há cada vez mais adeptos desta culinária tradicional de vários países. São Paulo, como uma capital gastronômica das maiores em todo mundo oferece estas opções que podem ser degustadas com tranquilidade com as orientações e cuidados adequados.
: Alimentos crus são saborosos, mas devem seguir rígidos procedimentos de controle de qualidade
Ver resposta completa
Qual o sabor de Steak Tartare?
A explosão de sabores, do frescor, texturas diferentes da carne com um toque de acidez, combinadas com o clima brasileiro se tornou uma das melhores experiências gastronômicas – Por Ivi Rafaela Há quem diga que o Steak Tartare nasceu na Alemanha e ganhou fama na culinária francesa, outros que a sua origem é relacionada aos tártaros, povos bárbaros que habitaram a Europa Oriental.
Ou ainda que a iguaria de carne teria aparecido na Europa Central em viagem de Átila, o Huno, da Muralha da China à região onde justamente hoje ficam França e Alemanha. A versão conhecida como steak à la tartare, foi publicada pela primeira vez em um livro de receitas em 1921 na edição do Le Guide Culinaire do legendário chef de cozinha francês Auguste Escoffier.
Posteriormente o nome foi simplificado para Steak Tartare. Independente da origem, o steak tartare não só caiu nas graças dos europeus, como de todo o mundo, inclusive há versões que a receita é uma evolução do Hamburg Steak, prato popular em restaurantes de Nova York no final do século 19.
Fundação W.K. Kellogg anuncia vencedores da promoção da equidade racial global Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O preparo tradicional da iguaria consiste em carne crua cortada em minúsculos pedacinhos regados de muitos temperos como sal, pimenta do reino, cebola, azeite, salsas picadas, picles, alcaparras, sendo muito comum acrescentar ovo cru na finalização. Apesar do prato ser um clássico, ele não precisa ser igual em todos os detalhes, afinal, a criatividade de cada Chef em dar o toque especial na escolha dos ingredientes e no momento da montagem do Steak Tartare faz a diferença, tornando a experiência única em cada restaurante. Para o chef Harum Katharian clássico é clássico e merece respeito – Foto: Reprodução Para o chef Harum Katharian, que atuou por quatro anos no Tartar & Co, do Erick Jacquin, um dos chefs franceses mais famosos no Brasil, o segredo de um bom steak tartare está na escolha dos ingredientes frescos e de qualidade “A carne não precisa ser cara, pode optar por patinho desde que esteja bem fresca, um bom picles e uma boa alcaparra.
O segredo está em harmonizar e manter ele equilibrado”, explica. E esta mistura de sabores e sensações é um segredo do sucesso do prato. “O Stake Tartare é um clássico, com algumas variações, e isso é legal. Parece ser simples de fazer mas é muito complicado. Acertar a quantidade certa dos ingredientes, que são muitos para conseguir deixar o prato leve e harmonizado, nada sobressaindo um sobre o outro.
Além do frescor dos ingredientes, um sabor forte e também ao mesmo tempo leve e agradável é o que torna ele um sucesso. E a gente tem sempre que respeitar o que é clássico.” Receba nossas últimas notícias em primeira mão. Receba nossas últimas notícias em primeira mão.
Ver resposta completa
Qual a diferença de ceviche e tartar?
Tartare.O primo francês do ceviche Ontem, conversei com um amigo e ele reclamou que ao ler a receita do ceviche eu deveria também deveria trazer a receita do tartare; afinal de contas, já que falei de um, inevitavelmente deveria falar do outro. Então vamos lá! O tartar é um prato francês, que muito lembra o ceviche, que é um prato peruano.
- Ótimo também para entradas, as meninas aqui de casa, adoram quando faço para o lanche.
- Aliás, elas adoram os dois.
- Apesar da indicação de alguns chefs, considero que o tartare não depende da moda, muito menos é um prato exclusivo do verão.
- Seu consumo é apropriado para quem desejar uma refeição ligeira, independente de ter ou não outro acompanhamento.
Prefiro um sabor mais leve do que o da carne, por isso prefiro o tartar com filé de atum ou salmão; e a receita básica que indicarei a voces, é a de salmão. A criatividade na apresentação deste prato, é infinita; então, o que importa é como faremos para “temperar” a carne do peixe.
Portanto, tente. Invente. Faça com que sua receita seja do gosto de toda gente! Ingredientes (1 porção): Tartare 220g de filé de salmão cebolinha verde a gosto azeite de oliva extra-virgem a gosto gergelim branco tostado pimenta-do-reino a gosto (opcional) limão siciliano Redução de balsâmico 250ml de vinagre balsâmico 125ml de mel Montagem brotos de alfafa rodinhas de tapioca Preparo: Corte o filé de salmão em pedaços bem pequenos.
Pique os talos de cebolinha verde (se preferir, use salsinha) em pedaços bem miudinhos. Misture o salmão com os demais ingredientes, adicionando o azeite e a pimenta-do-reino. Arrume dentro de um aro, no centro de um prato, sobre as rodelas de tapioca.
- Em uma panela, misture o mel e o vinagre balsâmico e leve ao fogo, deixando ferver.
- Espere que a misture reduza até um pouco mais da metade e retire do fogo.
- Quando for servir, retire o aro do salmão, deixando o tartare bem no centro do prato.
- Decore o tartare com os brotinhos de alfafa.
- Acrescente o sumo do limão-siciliano e sirva imediatamente.
Acompanhe com a redução de balsâmico. Bom apetite! : Tartare.O primo francês do ceviche
Ver resposta completa
Quanto custa um Steak Tartare?
Le Jazz Brasserie – O Steak Tartar do restaurante Le Jazz é feito com filé-mignon cru batido muito bem temperado, acompanhado de batata frita e salada. Esta delícia custa R$54,50. Endereço: Rua dos Pinheiros, 254 – Pinheiros. *Imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)
Ver resposta completa
Qual o correto tartar ou tartare?
Muitas vezes associado a um prato de uma gastronomia mais requintada, o tartar, também conhecido como tartare ou bife tártaro, passou a se difundir no Brasil e a conquistar o paladar dos brasileiros. Mas afinal, do que ele se trata? Sua origem é no mínimo curiosa, já que seu nome ele faz referência aos tártaros, grupo étnico turcomano que atualmente vive principalmente na Crimeia e em algumas regiões da Rússia e da Turquia.
- E o que esse povo tem a ver a criação do prato? Tecnicamente, nada.
- Na verdade ele foi inventado na Alemanha e se popularizou na França.
- Seu nome foi sim batizado em “homenagem” aos tártaros, mas o objetivo estava longe de ser elogioso.
- Na época esse povo era considerado bárbaro, o que significa que essas pessoas seriam, aos olhos dos europeus em geral, muito primitivas.
E como o tartar foi criado como um prato que seria preparado com carne crua, ele recebeu o nome daqueles que, como se acreditava na época, não preparavam o alimento com fogo. Eles estavam errados, claro, mas o nome acabou ficando e após tantos séculos ele só viu sua popularidade aumentar.
Ver resposta completa
Pode congelar Steak Tartare?
Dá para congelar? – Não é adequado congelar o steak tartare, fazer isso prejudica consideravelmente a qualidade do alimento.
Ver resposta completa
O que é tartar de lagosta?
A receita de TARTAR é mais conhecida com carne crua picada e misturada com ingredientes crus mas, nesta versão, o chef usa lagosta como o ingredientes principal e temperos como alho, cebola, gengibre, mostarda e pimenta dedo-de-moça.
Ver resposta completa
Qual a origem do Steak Tartare?
Origem do Steak Tartare remete a povos bárbaros O Steak Tartare é uma receita com dupla nacionalidade: nasceu na Alemanha, mas foi a França que a tornou conhecida. Uma das versões diz que sua origem é relacionada aos tártaros, povos bárbaros que habitaram a Europa Oriental.
O Steak Tartare teria aparecido na Europa Central em viagem de Átila, o Huno, da Muralha da China à região onde hoje ficam França e Alemanha. As caças cruas e sem vísceras eram postas sob a sela do cavalo para amaciar. Deixada a origem de lado, o ingrediente mais polêmico da receita é o ketchup, Gilberto Turibus, do Bar do Giba, dispensa.
“Uso páprica, mostarda e, quando o cliente pede, conhaque”, Quem torce o nariz com o ketchup deve ouvir as considerações do chef Eric Berland, do Parigi: “Acho o ketchup essencial pelo adocicado que ele traz”, Quanto à carne, para o especialista Isván Wessel é um mito achar que o Steak Tartare fica muito melhor se feito com filé mignon.
Ver resposta completa
Quanto custa um tartar de salmão?
Preço Tartar de Salmão p/p: R$ 35,00.
Ver resposta completa
O que substitui o Nori?
Sushirrito = Burrito + Sushi – O Sushirrito é uma combinação de Sushi com Burrito, prato típico da culinária mexicana. Ele lembra um futomaki, pois é um enrolado mais grosso, mas o que o diferencia mesmo são os ingredientes nada convencionais, ou seja, pimentas Jalapeños, chips crocantes, molho no estilo Tex Mex como o chipotle, entre outros ingredientes.
- Não é um sushi tradicional, mas dependendo do seu público, pode se tornar um best-seller (mais vendido),
- Você trocar o Nori por Papel de Arroz Tailandês (cuidado que ele é muito frágil) ou por papel/folha de soja (importada do Japão).
- Outra alternativa é cortar o Nabo bem fino e usar em volta para enrolar.
Essas opções também valem para Sushis em geral. A rede com o mesmo nome Sushirrito é bastante popular nos Estados Unidos. Gravamos um vídeo no canal Mini Cozinha ensinando a fazer este tipo de Sushi moderno:
Ver resposta completa
Quantas calorias tem o Steak Tartare?
Existem 470 calorias em 1 porção de Steak Tartare.
Ver resposta completa
Estou operada posso comer charque?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Pode sim. A carne suína ou bovina, os ovos e peixes contém vitaminas do complexo B que ajudam no processo de cicatrização, porém para um melhor processo de cicatrização deve-se manter uma alimentação adequada. Pode. As proteínas são muito importantes para o processo de cicatrização.
- Procure fazer uma alimentação mais natural possível, inclua legumes, folhosos e frutas na sua dieta.
- Evite os alimentos ultra processados.
- Sim, pode consumir carnes suína, bovina, peixes, aves e ovos!! Nesse momento de recuperação o importante é se alimentar com qualidade, evite excessos de alimentos industrializados, açucarados, e beba bastante água para evitar a retenção hídrica! Completando as informações já disponibilizadas.Sim, é possível fazer o uso dessa carne, mas lembre-se de preparar corretamente, de higienizar bem os utensílios antes e depois do preparo! Não se preocupe com alimento X ou Y.
O potencial inflamatório de algum alimento varia de pessoa para pessoa. Cada um precisa se conhecer. Você já se sentiu mal comendo porco antes? Se não, não sentirá agora. É a mesma coisa com camarão e frutos do mar. As pessoas dizem que é carregado, mas não.
Ver resposta completa
Quem está operada pode comer charque?
5. Embutidos – Produtos como salsicha, bacon, salame, presunto, linguiça, peito de peru, rosbife e mortadela passam por um processamento que envolve a fermentação ou a adição de sal, podendo ainda ser defumados ou curados. Repletos de sódio e gorduras saturadas, esses alimentos favorecem a retenção de líquido, o que dificulta a eliminação das toxinas do organismo, e agravam a inflamação, que pode levar a uma cicatrização exagerada.
Ver resposta completa
O que acontece se você comer carne cru?
Por que podemos comer peixe cru, mas carne de boi, porco e frango, não? ‘As carnes bovina, suína e de aves, por terem uma constituição mais fibrosa, dificultam o processo de mastigação e digestão, além de não serem tão saborosos crus quando comparados com alguns peixes’, diz Igor Maia Marinho, infectologista do HCFMUSP (foto: Gate 74/Pixabay) SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Brasil é o terceiro país que mais come carne bovina no mundo.
- Por aqui, consumimos em média 34,4 kg do produto por ano, segundo dados de 2021 do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
- Apesar de algumas pessoas a preferirem mal passada, “sangrando”, como dizem, come-la crua é incomum.
- Mas há um motivo para isso, já que temos o hábito de comer peixe cru, mas não carnes de boi, porco e frango? A médica veterinária Renata Ernlund Freitas de Macedo explica que, em tese, qualquer se fosse proveniente de um animal sadio, que não possuísse qualquer enfermidade ou parasitose, e se todas as etapas de sua obtenção fossem conduzidas de maneira higiênica, sem haver contaminação cruzada.
“No entanto, considerando que a em várias etapas do processo de abate dos animais e processamento da carne, ou mesmo após a saída da indústria, no comércio varejista ou no processo de preparo pelo consumidor, na manipulação e armazenamento inadequados, não é recomendado o consumo cru”, explica Macedo, que é pesquisadora em qualidade e segurança de carne e produtos cárneos e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
- Leia também:
- “As carnes bovina, suína e de aves, por terem uma constituição mais fibrosa, dificultam o processo de mastigação e digestão, além de não serem tão saborosos crus quando comparados com alguns peixes”, diz Igor Maia Marinho, infectologista do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador da área de infectologia do Hospital Leforte/Dasa (São Paulo).
Há até uma tendência de comer carne de boi crua, mas mesmo receitas clássicas têm seus riscos, devido à alta possibilidade de contaminação por bactérias, vírus e parasitas. “Mesmo carpaccio, steak tartare ou quibe cru, preparados com carne bovina crua, há um grande risco de contaminação”, diz Flôres.
Ver resposta completa
O que acontece comer carne cru?
Blog – Afinal, carne crua oferece risco à saúde? A gente sabe que nem tudo o que é bom, faz bem para a saúde. Mas, afinal, aquela carninha malpassada integra essa lista? Segundo o infectologista, doutor Caio Rosenthal, o consumo de toda carne crua possui um risco e não deve ser feito sem atenção.
- Como a carne não é estéril, ela pode ser contaminada por vírus e parasitas durante o processo de abate.
- Um dos micróbios mais comuns encontrados em carnes vermelhas, é o E.Coli, que pode gerar dores abdominais, diarréias e febre em pessoas contaminadas.
- Outra doença que pode ser contraída pelo consumo da carne vermelha crua – neste caso, mais comum com a ingestão de porcos e carneiros infectados, é a toxoplasmose, popularmente conhecida como a doença de gato.
A enfermidade, quando mais leve, provoca sintomas gripais. Já em casos mais agravantes, pode causar danos ao cérebro, olhos e outros órgãos. Porém, o risco maior é oferecido às grávidas, que podem sofrer até um aborto espontâneo. Mas, fique calmo!!! Todos esses riscos podem ser eliminados de forma simples: a proteína deve ser cozida ou frita em temperaturas superiores a 70 graus.
Ver resposta completa
Pode guardar Steak Tartare na geladeira?
Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo | Foto: Carpaccio com molho de alcaparras. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo O calor do verão pede receitas mais leves e frescas e, geralmente, pratos à base de peixe ou salada são os mais atrativos nessa temporada. Quem não quiser renunciar à carne, porém, pode optar por preparos que não exigem o uso de churrasqueira, forno ou fogão. Muitos países têm receitas de carne crua. Não tenha medo: para não errar, basta saber como escolher as peças e como temperá-las. A chef Cláudia Krauspenhar, que no final do ano passado assumiu a cozinha do Vin Bistro, recomenda comprar as carnes só de açougues de procedência, que você já conheça e confie. As peças devem estar na validade e embaladas a vácuo. No caso do mignon, tem que ter textura firme e o recomendado é comprar a peça inteira. No caso do lagarto, peça para o açougueiro tirar a capa de gordura. O steak tartare tem que ser consumido na hora: na geladeira tem durabilidade de uma hora com papel absorvente por cima e por baixo. Já o carpaccio pode ser congelado depois de fatiado para ser consumido em outro momento. Yasmin Zippin Nasser, proprietária do Nayme, usa patinho comprado no mesmo dia em que for usar e moído na hora. Evite a carne já moída na bandeja. A carne tem que ser bem vermelha e sem cheiro. Se conservado na geladeira, o quibe cru pode ser consumido no dia seguinte, embora perca a cor acesa. LEIA MAIS: >>> Guia completo para fazer peixes e frutos do mar >>> Veja dicas, truques e receitas para fazer um churrasco perfeito
Ver resposta completa
O que é tartare em francês?
Publicado em set 30th, 2020 A palavra Tartare na culinária dá nome a um prato feito com carne crua picada, legumes e especiarias, o “Steak Tartare”. O origem da palavra (tartare) é Francesa, é traduzida para o português como tártaro. Nas duas línguas pode significar Inferno, de acordo com a mitologia Grega ou designar os habitantes da Tartária,
Ver resposta completa
Qual a diferença de ceviche e tartar?
Tartare.O primo francês do ceviche Ontem, conversei com um amigo e ele reclamou que ao ler a receita do ceviche eu deveria também deveria trazer a receita do tartare; afinal de contas, já que falei de um, inevitavelmente deveria falar do outro. Então vamos lá! O tartar é um prato francês, que muito lembra o ceviche, que é um prato peruano.
Ótimo também para entradas, as meninas aqui de casa, adoram quando faço para o lanche. Aliás, elas adoram os dois. Apesar da indicação de alguns chefs, considero que o tartare não depende da moda, muito menos é um prato exclusivo do verão. Seu consumo é apropriado para quem desejar uma refeição ligeira, independente de ter ou não outro acompanhamento.
Prefiro um sabor mais leve do que o da carne, por isso prefiro o tartar com filé de atum ou salmão; e a receita básica que indicarei a voces, é a de salmão. A criatividade na apresentação deste prato, é infinita; então, o que importa é como faremos para “temperar” a carne do peixe.
Portanto, tente. Invente. Faça com que sua receita seja do gosto de toda gente! Ingredientes (1 porção): Tartare 220g de filé de salmão cebolinha verde a gosto azeite de oliva extra-virgem a gosto gergelim branco tostado pimenta-do-reino a gosto (opcional) limão siciliano Redução de balsâmico 250ml de vinagre balsâmico 125ml de mel Montagem brotos de alfafa rodinhas de tapioca Preparo: Corte o filé de salmão em pedaços bem pequenos.
Pique os talos de cebolinha verde (se preferir, use salsinha) em pedaços bem miudinhos. Misture o salmão com os demais ingredientes, adicionando o azeite e a pimenta-do-reino. Arrume dentro de um aro, no centro de um prato, sobre as rodelas de tapioca.
Em uma panela, misture o mel e o vinagre balsâmico e leve ao fogo, deixando ferver. Espere que a misture reduza até um pouco mais da metade e retire do fogo. Quando for servir, retire o aro do salmão, deixando o tartare bem no centro do prato. Decore o tartare com os brotinhos de alfafa. Acrescente o sumo do limão-siciliano e sirva imediatamente.
Acompanhe com a redução de balsâmico. Bom apetite! : Tartare.O primo francês do ceviche
Ver resposta completa
Qual a origem do Steak Tartare?
Origem do Steak Tartare remete a povos bárbaros O Steak Tartare é uma receita com dupla nacionalidade: nasceu na Alemanha, mas foi a França que a tornou conhecida. Uma das versões diz que sua origem é relacionada aos tártaros, povos bárbaros que habitaram a Europa Oriental.
- O Steak Tartare teria aparecido na Europa Central em viagem de Átila, o Huno, da Muralha da China à região onde hoje ficam França e Alemanha.
- As caças cruas e sem vísceras eram postas sob a sela do cavalo para amaciar.
- Deixada a origem de lado, o ingrediente mais polêmico da receita é o ketchup,
- Gilberto Turibus, do Bar do Giba, dispensa.
“Uso páprica, mostarda e, quando o cliente pede, conhaque”, Quem torce o nariz com o ketchup deve ouvir as considerações do chef Eric Berland, do Parigi: “Acho o ketchup essencial pelo adocicado que ele traz”, Quanto à carne, para o especialista Isván Wessel é um mito achar que o Steak Tartare fica muito melhor se feito com filé mignon.
Ver resposta completa
Quanto custa um Steak Tartare?
Le Jazz Brasserie – O Steak Tartar do restaurante Le Jazz é feito com filé-mignon cru batido muito bem temperado, acompanhado de batata frita e salada. Esta delícia custa R$54,50. Endereço: Rua dos Pinheiros, 254 – Pinheiros. *Imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)
Ver resposta completa