Pizza, Grill, Receitas Pratos de carne O Que Seria O Espinho Na Carne?

O Que Seria O Espinho Na Carne?

O Que Seria O Espinho Na Carne

O que é ter espinho na carne?

O que significava o espinho na carne do apóstolo Paulo? Alvaro Vargas O rabino Saulo, nascido na cidade de Tarso, estudou em Atenas e Alexandria e foi o discípulo preferido de Gamaliel, umdoutor da lei no grande templo de Jerusalém. Como de hábito, naquela época entre os judeus, Saulo aprendeu também a profissão de tecelão,que se tornou importante como meio de subsistência após a sua conversão ao cristianismo ( Paulo e Estevão, Emannuel e Chico Xavier).

Por volta do ano 35 da nossa era, quando se preparava para substituir Gamalielem suas funções no Sinédrio judaico, ele verificou que os fundamentos do cristianismo colocavam em risco o judaísmo dominante.Para proteger a religião judaica, e contando com o apoio dos juízes, aprisionou os dirigentes da Casa do Caminho, núcleo cristão criado pelo apóstolo Pedro e alguns seguidores.

O desejo de Saulo era o de condenar à morte toda à liderança, mas atendendo a solicitação de Gamalielaos aprisionados, optou por conceder-lhes a liberdade, à exceção de Estevão,lapidado. Durante a sua campanha de perseguição aos cristãos, Saulodecidiu ir até à cidade de Damasco, onde se deparou com o espírito de Jesus, que visível apenas para ele, iniciou um breve diálogo: “Saulo, por que me persegues?”.

  • Perplexo ele perguntou: “Quem sóis vós, senhor?”.
  • O mestre então se revela: “Sou Jesus!”.
  • Como que fulminado por um raio, o rabino rapidamente compreendeu que os pregadores da Casa do Caminho não estavam iludidos.
  • Aquele era o Messias.
  • A história da sua ressurreição (em espírito) era verdadeira.
  • A partir desse episódio, que resultou em sua conversão, a vida de Saulo mudou radicalmente, de perseguidor dos cristãos, para divulgador da nova doutrina.

Ele despendeu três anos no oásis de Dan e igual período em Tarso, estudando e meditando sobre os ensinamentos de Jesus. Saulo mudou o seu nome para Paulo, durante a sua primeira viagem missionária ao Chipre, destacou-se dos demais apóstolos porlevar o cristianismo aos não judeus (gentios).

  1. Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).
  2. A respeito desse espinho na carne mencionado por Paulo, são muitas as sugestões do que poderia ter ocasionado esse mal-estar tão severo, a ponto de citá-lo em sua carta à igreja de Corinto.

Com certeza o início de sua trajetória de perseguição aos cristãos o deixou abaladodevido aos crimes praticados. Entretanto, isso fez com que Saulo desenvolvesse um sentimento de culpa terapêutica. Ele sabia ser o responsável pelos incidentes ocorridose não se abateu, comprometendo-se a corrigir as suas atitudes ea vivenciarintensamente os ensinamentos de Jesus, divulgando-os.

Portanto, não foram esses crimes que causaram a dor que Saulo sentia. O espírito Joanna de Ângelis( Sol de Esperança, Cap.39, Divaldo Franco) cita que “todo cristão autêntico sofre um espinho na carne, que lhe dói e é, também, sua advertência”. Como almas em evolução, trazemos em nosso espírito imortal, virtudes e equívocos originados nas existências pretéritas.

Um mal-estar físico, serve para lembrar-nos da necessidade de disciplinar as nossas inclinações e tendências equivocadaspraticadas no passado. Segundo a interpretação de Divaldo Franco ( Sexo e Consciência, Cap.1, Luiz Fernando Lopes), “no livro Paulo e Estevão, Emmanuel confirma de maneira sutil a tese de que o apóstolo Paulo experimentava os tormentos do sexo.

  1. Nesse sentido, sua tarefa era sublimar os impulsos para não ter conflitos, visto que ele próprio havia optado por dedicar-se completamente à causa cristã, sem abrir espaço em sua vida para outras preocupações”.
  2. Evidentemente, isso em nada diminui o apóstolo dos gentios em sua magistral obra de divulgação do cristianismo.

Apenas demonstra que ele, mesmo com as limitações humanas, comuns a todos nós, conseguiu superá-las, legando a toda humanidade um exemplo de fé e superação. _ Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D, presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita : O que significava o espinho na carne do apóstolo Paulo?
Ver resposta completa

Quem nasce em Espinho?

O natural ou habitante de Espinho denomina-se espinhense.
Ver resposta completa

Quais os tipos de espinhos?

Diferenças entre espinhos e acúleos O Que Seria O Espinho Na Carne Os espinhos encontrados nas espécies de Cactaceae são modificações foliares Muitas pessoas chamam todas as estruturas pontiagudas em uma planta de espinhos. Entretanto, muitas vezes, a estrutura a que estamos nos referindo se trata de acúleos. Mas, afinal, qual é a diferença entre um espinho e um acúleo? Primeiramente, temos que ter em mente que existem dois tipos diferentes de espinhos: os caulinares e os foliares.

  • Em diversas plantas, encontramos folhas modificadas em espinhos, conhecidas como espinhos foliares.
  • Eles caracterizam-se por serem secos, resistentes e não realizarem fotossíntese.
  • Como exemplo desses espinhos, podemos citar aqueles encontrados em espécies de Cactaceae.
  • Os espinhos chamados de caulinares caracterizam-se por serem modificações de ramos que surgem na região da axila das folhas.

Um exemplo desse tipo de espinho são aqueles encontrados no limoeiro. Os acúleos diferem-se dos espinhos foliares e caulinares por não serem nem modificações de ramos nem modificações de folhas. Essas estruturas são projeções do córtex e epiderme, não possuindo, portanto, tecidos vasculares, diferentemente dos espinhos. O Que Seria O Espinho Na Carne Os acúleos são projeções da epiderme que não apresentam feixes vasculares Na prática, podemos diferenciar o acúleo de um espinho tentando destacá-lo de uma planta. Os acúleos tendem a sair facilmente, enquanto os espinhos são de difícil remoção. Tanto espinhos quanto acúleos estão relacionados com a função de defesa de uma planta, evitando que ela sofra herbivoria.

  • Além da função de proteção, os espinhos podem ajudar contra a perda excessiva de água, como é o caso das Cactaceae.
  • Uma interação interessante entre animais e espinhos ocorre nas acácias.
  • Essas plantas possuem espinhos desenvolvidos que servem de abrigos para uma determinada espécie de formiga.
  • Esses animais alimentam-se do néctar e atacam qualquer ser vivo que se aproxime da planta, protegendo-a contra herbivoria.
You might be interested:  Quanto Custa 1 Espetinho De Carne?

Essa relação é benéfica tanto para a planta quanto para a formiga. : Diferenças entre espinhos e acúleos
Ver resposta completa

Qual a origem dos espinhos?

Os espinhos podem ter origem caulinar ou foliar e normalmente atuam contra a perda excessiva de água e a herbivoria. Muitas plantas possuem estruturas pontiagudas denominadas de espinhos. Essas estruturas apresentam diversas funções na planta, atuando tanto na proteção contra herbívoros como na manutenção da espécie em certos ambientes.

Os espinhos são estruturas ricas em lignina e, portanto, bastante rígidas. São formados a partir de folhas, partes foliares ou então ramos modificadas, assim sendo, é possível notar, ao analisar sua anatomia, a presença de tecidos vasculares. A modificação das folhas em espinhos é uma adaptação a ambientes xéricos, uma vez que a redução da superfície foliar diminui a transpiração, evitando a perda excessiva de água.

Em cactáceas, por exemplo, podemos observar esses espinhos foliares associados a um caule que acumula água, duas características que permitem a sobrevivência dessas espécies em ambientes com altas temperaturas e chuvas irregulares. Além dessa função, os espinhos garantem certa proteção contra a herbivoria,

  • Os espinhos originados a partir de gemas caulinares, por sua vez, não possuem a função de reduzir a transpiração, mas sim garantir proteção contra a herbivoria.
  • Os espinhos caulinares podem ser observados no limoeiro.
  • Não pare agora.
  • Tem mais depois da publicidade 😉 Os espinhos são frequentemente confundidos com acúleos, que também são estruturas rígidas e pontiagudas.

Estes, no entanto, não são folhas nem caules modificados, e sim estruturas formadas a partir de projeções epidérmicas. Nos acúleos, não é possível observar a presença de tecidos vasculares, o que permite sua fácil remoção. Um exemplo clássico de uma espécie que possui acúleos é a roseira.

  1. Curiosidade: O mandacaru ( Cereus jamacaru ) é uma espécie de cactácea muito utilizada no Nordeste para alimentar o gado na época da seca.
  2. Entretanto, para utilizar essa planta, é necessário retirar os espinhos para que o animal não se machuque.
  3. Em alguns locais do Nordeste, no entanto, são encontrados alguns mandacarus sem espinhos que podem ser amplamente utilizados na alimentação do gado, além de serem ótimos na ornamentação.

Em virtude da facilidade na utilização do mandacaru sem espinhos, a Embrapa realiza vários projetos a fim de propagar esses indivíduos.
Ver resposta completa

Tem que suportar os espinhos?

Rosas e Espinhos Cerca de 994 frases e pensamentos: Rosas e Espinhos Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas! Nota: O pensamento costuma ser atribuído a Machado de Assis, mas não há fontes que confirmem essa autoria.Mais A rosa da profunda amizade não se colhe sem ferir a mão em muitos espinhos da contradição.

  • ~ Soneto 35 ~ Não chores mais o erro cometido; Na fonte, há lodo; a rosa tem espinho; O sol no eclipse é sol obscurecido; Na flor também o inseto faz seu ninho; Erram todos, eu mesmo errei já tanto, Que te sobram razões de compensar Com essas faltas minhas tudo quanto Não terás tu somente a resgatar; Os sentidos traíram-te, e meu senso De parte adversa é mais teu defensor, Se contra mim te escuso, e me convenço Na batalha do ódio com o amor: Vítima e cúmplice do criminoso,
  • Dou-me ao ladrão amado e amoroso.

Qualquer um pode amar uma rosa, mas é preciso um grande coração para incluir os espinhos. Nota: Autoria não confirmada. A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só, elas não sabem viver sozinhas Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá de saber que com elas vão inúmeros espinhos.

  1. Não se preocupe, a beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos SOBRE O AMOR, ROSAS E ESPINHOS.
  2. Amor que é amor dura a vida inteira.
  3. Se não durou é porque nunca foi amor.
  4. O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até às traições.
  5. Sem perdão não há amor.
  6. Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer quem você mais amou.

O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão. Você o percebe no momento em que o outro fez tudo errado, e mesmo assim você olha nos olhos dele e diz: “Mesmo fazendo tudo errado eu não sei viver sem você. Eu não posso ser nem a metade do que sou se você não estiver por perto.” O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração que sozinhos jamais poderíamos enxergar.

  1. O poeta soube traduzir bem quando disse: “Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão.
  2. Se eu não te amasse tanto assim talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração!” Bonito isso.
  3. Enxergar sonhos que antes eu não saberia ver sozinho.
  4. Enxergar só porque o outro me emprestou os olhos, socorreu-me em minha cegueira.

Eu possuia e não sabia. O outro me apontou, me deu a chave, me entregou a senha. Coisas que Jesus fazia o tempo todo. Apontava jardins secretos em aparentes desertos. Na aridez do coração de Madalena, Jesus encontrou orquídeas preciosas. Fez vê-las e chamou a atenção para a necessidade de cultivá-las.

Fico pensando que evangelizar talvez seja isso: descobrir jardins em lugares que consideramos impróprios. Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras. Sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte absoluta, mas o repouso do preparo.

Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois. Precisamos aprender isso. Olhar para aquele que nos magoou, e descobrir que as roseiras não dão flores fora do tempo, nem tampouco fora do cultivo. Se não há flores, talvez seja porque ainda não tenha chegado a hora de florir.

Cada roseira tem seu estatuto, suas regras. Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira. A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas.

Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá que saber que com ela vão inúmeros espinhos. Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos. ou não. Quem quer colher rosas deve suportar os espinhos. Nem palavras duras nem olhares severos devem afugentar quem ama; as rosas tem espinhos e, no entanto, colhem-se.

You might be interested:  Que Alimento Substitui A Proteina Da Carne?

O amor é como as rosas, Cada pétala uma ilusão, cada espinho uma realidade! Loucura é odiar todas as rosas porque um espinho te feriu, é desistir de todos os esforços porque um deles fracassou, é condenar todas as amizades porque uma delas te traiu, é não crer mais no amor porque um deles te decepcionou, é jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma falhou.

Lembre-se: sempre há outa chance, outra amizade, outro amor. Mas nunca outra VIDA. Seja feliz hoje! Porque o hoje é um presente e o amanhã uma incerteza. Dói, um pouco. Não mais uma ferida recente, apenas um pequeno espinho de rosa, coisa assim, que você tenta arrancar da palma da mão com a ponta de uma agulha.

Mas, se você não consegue extirpá-lo, o pequeno espinho pode deixar de ser uma pequena dor para transformar-se numa grande chaga. Não há rosas sem espinhos’, é um provérbio melancólico. Digamos em vez disso: ‘Não há espinhos sem rosas’. A vida é como uma rosa: Cada pétala uma lembrança, cada espinho uma realidade.

O fascínio da procura de uma rosa sem espinhos nunca está muito longe, e é sempre difícil de resistir. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos Em um caminho sempre haverá rosas e espinhos, só depende de você se andará calçado ou não. Algumas pessoas são como rosas.

  1. A mulher é como uma rosa! se você tratar com desprezo recebera os espinhos mais se tratar com carinho
  2. recebera o aroma do amor!

Você é como as rosas.são lindas.trás alegria.mais ao mesmo tempo tem espinhos.e me machucam!! Mas se fosse para ter VC não iria me importar de me machucar com os espinhos!!! Vou te amar pra sempre!! Sempre!! ME ATRAI. Os espinhos não me afastaram da rosa.
Ver resposta completa

O que acontece se não tirar espinho?

Home Saúde Saúde geral

Saúde Farpa no dedo: como tirar e o que acontece se ficar na pele A farpa pode causar muito incômodo e até infecções, portanto é importante fazer sua extração com segurança e higiene Redator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness. Foto: Kay_MoTec/Shutterstock Publicado em 6 de julho de 2021 É muito comum sentirmos um incômodo ou até mesmo uma leve dor no dedo após manusear um objeto de madeira. Isso acontece porque, provavelmente, uma lasca pequena e pontiaguda de madeira, a farpa, entrou na pele do dedo.

Geralmente, por ser um pedaço pequeno e fino de madeira, a farpa pode entrar com muita facilidade na pele, perfurando a camada externa, a epiderme, Além disso, muitas vezes podem não ser notadas. De acordo com Franklin Veríssimo, especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos, primeiramente “é fundamental esterilizar objetos e limpar as mãos e a região ferida com álcool 70”.

Se possível, a farpa pode ser retirada com uma pinça esterilizada ou fita adesiva, Das duas maneiras, a farpa é extraída ao ser puxada da pele. Caso esses métodos não funcionem, “o próprio organismo vai querer expulsá-la”, explica. Normalmente, o corpo pode expelir a farpa de forma natural, através da renovação da pele.

  1. Porém, de acordo com Veríssimo, “o problema é a farpa estar contaminada por fungos ou bactérias.
  2. Com isso, pode gerar infecções “.
  3. Caso esteja contaminada, a farpa causará uma infecção no local da ferida, podendo causar mais dores e até sangramento na pele e febre nos piores casos.
  4. Além disso, dependendo da gravidade da lesão e da contaminação da farpa, doenças como tétano e abscesso podem ser provocadas.

Para evitar uma inflamação, é essencial limpar a área ferida com água e sabão, além de esterilizar qualquer material que seja utilizado para a extração da farpa. Se ela continuar na pele e causar uma inflamação, o ideal é procurar ajuda médica nas primeiras 48 horas para evitar uma piora do caso.
Ver resposta completa

Como tirar espinhos pequenos do corpo?

Coloque um pedaço de fita adesiva sobre da pele, onde estão os espinhos. Esfregue um pouco para ter certeza de que os espinhos do cacto grudam nela. Em seguida, segurando um lado dele, puxe-a rapidamente para remover os gloquídios. Repita quantas vezes forem necessárias.
Ver resposta completa

Como tirar espinho interna?

O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las?

09 abr 2018

O Que Seria O Espinho Na Carne As espinhas são um pesadelo para muitas pessoas, principalmente quando são internas. A acne interna é mais complexa porque fica escondida abaixo da pele e demora bastante tempo para chegar até a superfície. De jeito nenhum se deve tentar espremer, já que as chances de conseguir são poucas.

Além disso, são mais doloridas do que as espinhas externas. Se você está sofrendo com uma espinha interna, consulte um dermatologista para iniciar um tratamento adequado para acabar de vez com esse problema que incomoda tanto. a espinha interna é denominada “acne nódulo-cística”. Ela é uma lesão interna endurecida e mais profunda, inflamada e com sebo dentro.

As espinhas se formam devido à produção em excesso das glândulas sebáceas, provocada pela ação dos hormônios andrógenos (feminino) e testosterona (masculino). Ou também pode ser causado pela proliferação de bactérias que se localizam na região interna da pele em torno dos pelos (folículo piloso).

Independente se a espinha for externa ou interna, é importante não espremer, ao invés de ajudar isso só piora a situação. Qualquer tentativa de espremer a espinha pode inflamar e dependendo da gravidade pode até se formar uma cicatriz no rosto. O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna.

Como se livrar de uma espinha interna As espinhas internas necessitam tratamento via oral com antibióticos e dependendo do caso medicamentos mais fortes como a isotretinoina. O mais indicado para resolver essa situação é procurar um médico dermatologista para o tratamento das espinhas. O Que Seria O Espinho Na Carne Água quente Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo. O Que Seria O Espinho Na Carne Vapor Trata-se de um grande aliado de quem possui uma espinha interna. Ferva um pouco de água e coloque em uma bacia, fazendo com que a região da espinha interna fique próxima ao vapor. O método faz com que os poros sejam abertos e a espinha vá saindo aos poucos. Além disso, é muito eficaz para a eliminação de cravos. O Que Seria O Espinho Na Carne Aposte na esfoliação Faça uma esfoliação leve uma vez por semana para retirar essas células mortas. Você pode usar um cosmético de sua preferência ou apostar em receitas caseiras. O Que Seria O Espinho Na Carne As Espinhas internas são muito dolorosas e deixam a pele muito feia. Dependendo do caso o dermatologista pode prescrever medicamentos e tratamentos mais eficazes para eliminar a espinha interna. Assim você terá a certeza de que está tratando esse problema sem correr o risco de sofrer outras complicações. O Que Seria O Espinho Na Carne Aprenda evitar a espinha interna • Lave o rosto pelo menos três vezes ao dia. • Evite o uso de cremes e outros produtos, pois a pele tende a ficar ainda mais oleosa. Prefira cosméticos em gel, já que são mais benéficos e não deixam a pele oleosa.

You might be interested:  Porque Adventista Não Come Carne De Porco?

• Não esprema cravos e outras espinhas para evitar as inflamações.• Fuja dos alimentos gordurosos e mantenha uma alimentação saudável.• Cuide da sua pele: use protetor solar.• Cheque os hormônios: se você não é mais adolescente e ainda sofre com a acne, consulte um ginecologista para saber se tem síndrome de ovários policísticos ou alteração hormonal.

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico dermatologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso de pele. Portanto, não pratique a auto-medicação e procure sempre o seu médico. : O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las?
Ver resposta completa

Por que o peixe tem espinho na carne?

Espinha ou espinho de peixe Flávia Neves Professora de Português Peixes têm espinha. Plantas têm espinho. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Espinha se refere, principalmente, à coluna vertebral, ao esqueleto dos peixes e a erupções cutâneas.

Este peixe é bom mas tem muitas espinhas. Meu filho se picou nos espinhos da roseira.

A palavra espinha tem sua origem na palavra em latim spina e pode significar: a coluna vertebral, o esqueleto dos peixes, uma erupção cutânea, uma situação difícil e complicada, aquilo que causa preocupação e a parte mais elevada das montanhas, sendo sinônima de coluna, coluna vertebral, esqueleto, osso, acne, encrenca, aperto, dificuldade, preocupação, inquietação, aflição, cume e topo, entre outras.

Já tirei as espinhas do peixe. Senti um arrepio na espinha quando ele me contou aquela notícia. Na adolescência eu tinha muitas espinhas no rosto. Esta situação é uma espinha em minha vida: nunca mais se resolve!

A palavra espinho tem sua origem na palavra em latim spinus e pode significar: um órgão de plantas duro e pontiagudo, um objeto pequeno, duro e pontiagudo, uma situação difícil e complicada, aquilo que causa preocupação, a ponta de uma faca ou uma espécie de arbusto, sendo sinônima de acúleo, ferrão, aguilhão, espeto, pico, bico, encrenca, aperto, dificuldade, preocupação, inquietação, aflição e lambedeira, entre outras.

Cuidado! Não se machuque nos espinhos da planta. O ouriço-cacheiro tem o corpo revestido de espinhos. Esta situação é um espinho em minha vida: nunca mais se resolve!

Atenção ! O esqueleto dos peixes é denominado de espinha. Paralelamente a isso, alguns peixes também possuem espinhos em suas barbatanas, cuja função é auxiliar na defesa contra predadores. Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005).
Ver resposta completa

Qual é o animal que tem espinho?

Espinhos em mamíferos incluem espinhos de ouriços e espinhos de porcos-espinhos, bem como a pele espinhosa de camundongos espinhosos e tenrec. Eles também são encontrados em Echidna, um monotremador.
Ver resposta completa

Como se diz Espinho em inglês?

Tradução de espinho — Dicionário português-inglês spine a thin, stiff, pointed part growing on an animal or a plant.
Ver resposta completa

O que significa plantas com espinhos?

Os espinhos podem ter origem caulinar ou foliar e normalmente atuam contra a perda excessiva de água e a herbivoria. Muitas plantas possuem estruturas pontiagudas denominadas de espinhos. Essas estruturas apresentam diversas funções na planta, atuando tanto na proteção contra herbívoros como na manutenção da espécie em certos ambientes.

  • Os espinhos são estruturas ricas em lignina e, portanto, bastante rígidas.
  • São formados a partir de folhas, partes foliares ou então ramos modificadas, assim sendo, é possível notar, ao analisar sua anatomia, a presença de tecidos vasculares.
  • A modificação das folhas em espinhos é uma adaptação a ambientes xéricos, uma vez que a redução da superfície foliar diminui a transpiração, evitando a perda excessiva de água.

Em cactáceas, por exemplo, podemos observar esses espinhos foliares associados a um caule que acumula água, duas características que permitem a sobrevivência dessas espécies em ambientes com altas temperaturas e chuvas irregulares. Além dessa função, os espinhos garantem certa proteção contra a herbivoria,

  1. Os espinhos originados a partir de gemas caulinares, por sua vez, não possuem a função de reduzir a transpiração, mas sim garantir proteção contra a herbivoria.
  2. Os espinhos caulinares podem ser observados no limoeiro.
  3. Não pare agora.
  4. Tem mais depois da publicidade 😉 Os espinhos são frequentemente confundidos com acúleos, que também são estruturas rígidas e pontiagudas.

Estes, no entanto, não são folhas nem caules modificados, e sim estruturas formadas a partir de projeções epidérmicas. Nos acúleos, não é possível observar a presença de tecidos vasculares, o que permite sua fácil remoção. Um exemplo clássico de uma espécie que possui acúleos é a roseira.

  • Curiosidade: O mandacaru ( Cereus jamacaru ) é uma espécie de cactácea muito utilizada no Nordeste para alimentar o gado na época da seca.
  • Entretanto, para utilizar essa planta, é necessário retirar os espinhos para que o animal não se machuque.
  • Em alguns locais do Nordeste, no entanto, são encontrados alguns mandacarus sem espinhos que podem ser amplamente utilizados na alimentação do gado, além de serem ótimos na ornamentação.

Em virtude da facilidade na utilização do mandacaru sem espinhos, a Embrapa realiza vários projetos a fim de propagar esses indivíduos.
Ver resposta completa

Related Post