Contents
Quais os benefícios da carne de jaca?
Benefícios do produto: Rica em vitaminas e minerais, como o ferro, o potássio, o cálcio e o fósforo, a jaca verde é um bom alimento para se acrescentar em sua alimentação. Tem o poder de prevenir a anemia, regular a pressão arterial e combater radicais livres e fungos intestinais.
Ver resposta completa
Qual a diferença entre jaca mole e dura?
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Linkedin Copiar Link
Tudo sobre a jaca (Foto: Thinkstock) Tudo na jaca é exagerado. De seu tamanho – a jaca dura, uma das maiores frutas do mundo, pode chegar a pesar incríveis 50 quilos, enquanto variedades como a jaca mole beiram os 15 quilos – ao cheiro inconfundível, há que se respeitar tanta personalidade.
- Da família das moráceas, a jaqueira ( Artocarpus integrifolia ) é parente de outro delicioso peso-pesado: a fruta-pão.
- Natural da Índia, a jaca é muito consumida no Sri Lanka e alguns países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Vietnã, Camboja e Malásia.
- Na Índia, ela é protagonista de uma série de receitas, doces e salgadas, ensopados, cozidos, chutneys, além de bebidas, como uma aguardente preparada a partir de sua polpa fermentada.
É verdade que ela ainda enfrenta certa resistência de quem não a conhece muito bem e se intimida com seu tamanho, formato e aroma pouco discreto. Talvez o receio também seja causado por aquele ditado popular que traduziu o excesso, bom ou ruim, como “enfiar o pé na jaca”.
- Intrigas infundadas, diriam os apreciadores, que são muitos e crescem a cada dia.
- Já existe até um mapa colaborativo, batizado de Jaca Livre, que ajuda a localizar jaqueiras pelo Brasil, no Google Maps.
- A jaqueira vai bem em países de clima tropical.
- Chegou ao Brasil trazida pelos portugueses no século 18.
Desde então, é muito cultivada no Norte-Nordeste, além de quase toda a faixa litorânea do país. As variedades mais comuns são a jaca dura e a jaca mole. A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Seu aroma exuberante é inescapável e serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais.
Curiosamente, a polpa é suave – lembra uma mistura de abacaxi e banana, Rica em proteínas, carboidratos, vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio e ferro, a jaca foi “redescoberta” pelos adeptos do vegetarianismo. A versão dura, com gomos mais firmes, é ideal para cozidos, ensopados e refogados.
Cozida e desfiada, fica com textura similar à do frango : um sucesso como recheio de coxinha vegetariana, O caroço também é rico em nutrientes e pode ser assado, cozido e transformado em farinha, A apresentadora do GNT e chef Tati Lund, do restaurante Org Bistrô, no Rio de Janeiro, prepara um fricassê de jaca para acabar de vez com o preconceito. Fricassê de jaca, creme de milho e castanha-de-caju, de Tati Lund (Foto: Adriana Lorete / GNT)
Ver resposta completa
Porque não pode comer muita jaca?
Jaca: quem deve evitar comer a fruta – Excelente fonte de fibras e pobre em gordura, a jaca contribui para uma digestão saudável e ainda abriga vitaminas, minerais e fitoquímicos que trazem vários benefícios à saúde. Mas apesar de natural e nutritiva, a jaca deve ser evitada por dois tipos de pessoas, segundo informações da Cleveland Clinic, centro médico acadêmico dos Estados Unidos.
- Pessoas que têm alergia ao látex ou ao pólen de bétula não devem consumir jaca, pois os dois tipos de alergias podem ter reação cruzada com a fruta.
- No caso da borracha, o fenômeno se chama “síndrome látex-fruta” e acontece porque algumas frutas, como jaca, mamão, figo, banana, abacate, entre outras, têm em sua composição proteínas semelhantes àquelas presentes no látex da seringueira.
A jaca também deve ser evitada por quem sofre de doença renal crônica ou insuficiência renal aguda. Pessoas com essas condições podem desenvolver hipercalemia se ingerirem grandes quantidades de potássio. A hipercalemia é um acúmulo de potássio no sangue que pode causar fraqueza, paralisia e até ataque cardíaco.
Ver resposta completa
Por que não pode beber água depois de comer jaca?
P. Podemos beber água depois de comer jaca? – R. Idealmente, não devemos beber água depois de comer jaca. Pode causar problemas como diarreia. Beber água depois de comer jaca afetará o pH do estômago e retardará a digestão, pois a água dilui os ácidos digestivos e a atividade enzimática.
Ver resposta completa
O que não pode fazer depois de comer jaca?
Comer banana e depois jaca: dá prisão de ventre – Então lembre-se: JAMAIS misture esses alimentos! (brincadeirinha ?)
Ver resposta completa
Qual é o maior produtor de jaca do mundo?
Originária da Índia, a jaca ganha o mundo como ‘supercomida’ vegana – ISTOÉ Independente
- Com a casca espinhosa e verde e a polpa de cheiro doce e marcante, a avantajada jaca se transformou – de árvore frutífera comum no quintal das casas na costa sul da Índia a substituta preferida da carne para veganos e vegetarianos no Ocidente.
- Durante séculos, a jaca faz parte da dieta no sul da Ásia e chegou a ser tão abundante que toneladas da fruta iam parar no lixo todos os anos.
- Mas agora, a Índia, a maior produtora de jaca do mundo, está capitalizando com sua crescente popularização como alternativa à carne – promovida por chefs de San Francisco a Londres e Nova Délhi pela textura similar à carne suína quando a fruta ainda está verde.
“Há uma grande quantidade de consultas do exterior. No nível internacional, o interesse pela jaca tem crescido de forma diversa”, explica à AFP Varghese Tharakkan em seu pomar em Thrissur, distrito de Kerala. A fruta, que pesa, em média, cinco quilos, tem polpa amarelada e viscosa quando madura e pode ser comida ‘in natura’ ou usada para fazer bolos, sucos, sorvetes e chips.
Verde, pode ser temperada com curry ou frita, moída e salteada. No Ocidente, a jaca fatiada se tornou uma alternativa popular à carne de porco desfiada e é usada, inclusive, como cobertura de pizzas. “As pessoas adoram”, conta Anu Bhambri, que tem uma rede de restaurantes nos Estados Unidos e na Índia.
“Os tacos de jaca fazem sucesso em todo lugar. A costeleta de jaca – toda mesa pede uma – é um dos meus favoritos!”, complementa.
- James Joseph deixou o emprego como diretor da Microsoft depois de perceber que o interesse no Ocidente pela jaca estava “ganhando impulso como uma alternativa vegana à carne”.
- – ‘Carne alternativa’ –
- Joseph explica que a crise sanitária da COVID-19 despertou dois picos no interesse nos consumidores.
“O coronavírus gerou o temor de consumir frango e as pessoas mudaram para a jaca macia. Em Kerala, o ‘lockdown’ produziu um aumento na demanda de jaca madura e sementes, devido à falta de vegetais provocada pelas restrições nas fronteiras”, acrescenta.
- O interesse mundial no veganismo já tinha disparado antes da pandemia, estimulado por movimentos como Segunda sem Carne e Veganuário e com o negócio das “carnes alternativas”.
- Preocupações com a saúde e o meio ambiente – um relatório da ONU de 2019 sugeria que a adoção de uma dieta mais baseada em plantas poderia ajudar a mitigar as mudanças climáticas – levou os consumidores a procurarem marcas como Impossible e Beyond Meat para reproduções com base vegetal das carnes de frango, bovina e suína.
- Mas eles também estão usando substitutos tradicionalmente populares na Ásia, como o tofu, a base de soja, e o tempeh, o seitan (a base de trigo), assim como a jaca.
- O ‘boom’ fez os pomares de jaca se espalharem pelo estado costeiro.
- “Você dá uma boa mordida como se fosse carne e, como a carne, ela absorve os temperos – isto é o que está criando sua popularidade”, comenta Joseph.
- Sua empresa vende farinha de jaca, que pode ser misturada ou usada como alternativa à farinha de trigo ou de arroz para fazer hambúrgueres ou o tradicional idli, um tipo de bolinho indiano.
- Joseph trabalhou com o Serviço de Pesquisa de Índice Glicêmico da Universidade de Sydney para estabelecer os benefícios à saúde.
- “Quando fizemos a análise nutricional, descobrimos que a jaca é uma refeição melhor do que o arroz e o roti (tipo de pão) para uma pessoa comum que queira controlar o açúcar no sangue”, complementa.
- A Índia tem uma das mais elevadas taxas de diabetes do mundo e, segundo um estudo da revista científica The Lancet, deve chegar a 100 milhões de casos em 2030.
- – ‘Os segredos do sucesso’ –
- Enquanto o aquecimento global semeia o caos na agricultura, pesquisadores de alimentos afirmam que a jaca pode emergir como um cultivo básico nutritivo, pois é resistente a secas e exige pouca manutenção.
Tharakkan não olhou para trás desde que trocou a produção de seringueiras pela jaca em suas terras. Ele produz uma variedade que pode ser cultivada o ano inteiro. “Quando eu cortei minhas seringueiras, todo mundo pensou que eu tinha ficado maluco. Mas as mesmas pessoas agora vêm perguntar qual o segredo do meu sucesso”, sorri.
- Mas outros países como Bangladesh e Tailândia já despontam como concorrentes.
- A recente fama internacional da jaca representou uma reviravolta para uma planta que, embora fosse usada em pratos tradicionais, por muito tempo foi vista como uma fruta dos pobres.
- Cada árvore pode produzir de 150 a 250 frutas por temporada.
- Em Kerala, onde se acredita que tenha se originado da palavra local “chakka”, Tharakkan lembra que não era incomum ver avisos em jardins privados para que as pessoas levassem as frutas de graça porque eram tão abundantes que poderiam simplesmente apodrecer e atrair moscas.
- Enquanto os produtores de jaca da Índia – assim como o setor agrícola em geral – foram afetados em todo o país quando o ‘lockdown’ reduziu os trabalhos e os transportes, a demanda internacional não dá sinais de diminuição.
- Sujan Sarkar, chef executivo dos restaurantes Bhambri, em Palo Alto, Califórnia, acredita que até mesmo os carnívoros estão se rendendo à jaca.
- “Não são apenas os vegetarianos ou veganos, até mesmo os carnívoros adoram”, acrescentou.
O que se come na jaca?
Como é que se come jaca? – Não tem segredo: a forma mais simples de consumir o fruto da jaca é abri-lo ao meio e se deliciar com a sua polpa docinha. Com ela, dá pra fazer vitamina de jaca, suco, sorvete, e até geleia. E nos quitutes salgados, também faz bonito.
Ver resposta completa
O que pode ser feito com o caroço da jaca?
Além de ser rica em proteínas, quando fermentada e torrada, a semente de jaca libera aroma similar ao do chocolate – A semente de jaca é considerada uma Panc (Planta Alimentícia não convencional), pois é uma parte comestível da jaca que a maioria das pessoas não tem o costume de ingerir.
- A jaqueira ( Artocarpus heterophyllus ) é nativa da Índia, mas desde que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, se disseminou pelo país.
- A semente de jaca pode ser fermentada, cozida ou torrada em forno ou assada à brasa e além de ser nutritiva, é saborosa.
- A farinha da semente de jaca possui alto teor de proteína (12%).
De acordo com um estudo, a farinha torrada da semente de jaca fermentada pode substituir de 50% a 75% do chocolate em pó que costuma formar a mistura com leite e café usada para fazer um cappuccino, sem alterar gosto e aroma. A farinha torrada de sementes de jaca exala um aroma suave de chocolate, é uma alternativa barata, acessível e sustentável, tendo em vista o consumo crescente de chocolate e a estabilização da oferta nos países produtores.
- Devido ao aumento da demanda de chocolate, houve aumento na escassez do produto, o que encareceu muito o cacau.
- De acordo com a legislação brasileira, produtos achocolatados contêm um mínimo de 25% de cacau em pó na sua composição.
- Esses produtos não ultrapassam os 30%.
- Esse valor é encontrado apenas em produtos mais nobres.
Acima desse teor de cacau só é encontrado no chocolate amargo e o semi-amargo. Normalmente, o que chamamos de chocolate é, na maior parte, uma mistura de leite, leite em pó, manteiga, açúcares e aromatizantes. Esse cenário torna mais fácil ainda substituir a o cacau pela semente de jaca e ampliar o acesso a um produto semelhante ao chocolate.
A semente de jaca é um produto barato com alto potencial de uso na indústria. A farinha de sementes de jaca não tem sabor, mas depois de fermentada e torrada, tem aroma de chocolate, Um estudo complementar ainda demostrou que farinha de semente de jaca pode enriquecer o perfil nutricional de biscoitos sem alteração de sabor.
Assista, a seguir, um vídeo do canal USP sobre a pesquisa realizada com a semente de jaca como substitutiva do cacau em pó: Fonte: Agência Fapesp, Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais
Ver resposta completa
Qual o valor da jaca na Inglaterra?
Jaca custa mais de R$ 1 mil na Inglaterra; confira o motivo.
Ver resposta completa
Qual a época da colheita da jaca?
Jaca, uma fruta gigante e que é fonte de renda para pequenos produtores 1 de 1 Jaca, uma fruta gigante e que é fonte de renda para pequenos produtores — Foto: Tv Tem Jaca, uma fruta gigante e que é fonte de renda para pequenos produtores — Foto: Tv Tem A jaqueira é uma árvore que pode chegar a 20 metros de altura e produz uma das maiores frutas do mundo.
De origem indiana, a jaca se adaptou bem ao Brasil. A colheita é feita entre os meses de outubro e dezembro. Existem dois tipos de jaca: o duro, que produz frutas maiores, e o mole, que é a mais doce e mais procurada pelos consumidores. Para colher a fruta, precisa de uma técnica especial. Depois de colhida, ela fica mais 10 dias descansando até atingir o ponto ideal.
Maria Yanomine é produtora rural e fã da fruta. Ela tem três jaqueiras em seu sítio em Bauru (SP) e, além de consumir, vende em pequenos potes na feira. (Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 07/11/2021) Rica em nutrientes, jaca é aposta de produtores rurais no centro-oeste paulista De acordo com a nutricionista Juliana Batista Coqueiro, a jaca é rica em nutrientes e poderia estar mais presente no cardápio do brasileiro. No Distrito de Padre Nóbrega, em Marília (SP), a família de João Ioshida é feirante e tem um pé de jaca.
Ver resposta completa
Quanto custa uma jaca na Inglaterra?
Luis Barrucho – @luisbarruchoDa BBC News Brasil em Londres
16 fevereiro 2022 Atualizado 27 fevereiro 2023 Crédito, Ricardo Senra/BBC Legenda da foto, Local em que fruta é vendida influencia em seu preço, mas comércio internacional da jaca, em particular, é bastante complexo e arriscado O registro foi feito pelo repórter da BBC Ricardo Senra no último domingo (13/2) e viralizou no Twitter, com cerca de 100 mil compartilhamentos: uma jaca à venda por 160 libras ou R$ 1.120, segundo a cotação atual, em uma barraca do Borough Market, o mercado mais famoso de Londres, a capital do Reino Unido.
O valor astronômico chocou muitos usuários — afinal, a jaca pode ser encontrada em grandes quantidades em muitas partes do Brasil e vendida a menos de R$ 5, isso quando não é vista apodrecendo pelas ruas do país. Portanto, o que explica cobrar um preço tão alto por essa fruta, considerada “exótica” pelos estrangeiros? E por que a demanda por ela cresceu recentemente no exterior? Resposta rápida: uma combinação de fatores que inclui a própria natureza do produto (a jaca é altamente perecível), o consumo de nicho (ela é utilizada como substituto da carne por veganos) e problemas na cadeia de produção da fruta nos países que a cultivam.
Faça e venda: carne de jaca!
Parte da culpa até recai sobre a pandemia de covid-19. Em primeiro lugar, é preciso lembrar uma regra básica: o ponto de venda influencia na composição do preço — e isso vale para qualquer produto. “Até mesmo no Brasil, o preço da jaca varia. Há locais em que é possível colhê-la do pé e de graça.
- Em outros, ela é extremamente cara”, ressalva Sabrina Sartori, CEO da Estância das Frutas, um pomar que abriga 3 mil espécies frutíferas no interior de São Paulo.
- Mas, de fato, o comércio internacional da jaca, em particular, é bastante complexo e arriscado.
- E há várias razões para isso, entre os quais sua natureza perecível, a sua sazonalidade e o seu volume.
“A jaca é muito pesada, amadurece muito rápido e tem um aroma bastante peculiar que não agrada a todos”, enumera Sartori. Pesando até 40 quilos, a fruta, que não é nativa do Brasil — na verdade, se trata de uma espécie invasora da Mata Atlântica, é extremamente perecível e tem baixa vida útil nas prateleiras do supermercado.
Nesse sentido, vale destacar que a jaca se popularizou entre os vegetarianos e veganos, este último um grupo que não para de crescer, como um substituto para a carne — quando cozida, sua textura se assemelha à da carne de vaca e porco, passando a rivalizar com outros substitutos como tofu, quorn e seitan.
No Reino Unido, estima-se que 3,5 milhões de pessoas sejam veganas (quem se abstém do uso de produtos de origem animal, tanto na alimentação quanto outros aspectos, como vestuário e produtos de beleza). Porém, quando amadurece — e esse processo é muito rápido, a fruta já não serve mais a esse propósito, pois ganha sabor adocicado e acaba só servindo para sobremesas.
Uma alternativa mais acessível para os consumidores, portanto, é comprá-la enlatada. Uma jaca de lata é conserva pode ser encontrada em supermercados britânicos por três libras (R$ 21), mas o sabor não é o mesmo. A jaca também é muito grande, dificultando seu transporte, e seu cultivo é sazonal. Embalá-la é difícil devido à forma, tamanho e peso não uniforme.
Ela não pode ser colocada em caixas de tamanho padrão como outras frutas. Também não há maneira científica de reconhecer se a fruta está em boas condições ou podre apenas observando seu exterior. Além disso, nos principais países que a cultivam e a exportam, no Sul e Sudeste da Ásia (ela é a fruta nacional de Bangladesh), faltam cadeia de comercialização e práticas pós-colheita, prejudicando sua distribuição e seu envio ao exterior.
Estima-se, por exemplo, que 70% de toda a produção seja perdida por causa disso. Na Índia, por exemplo, a jaca é vista como indesejável e estigmatizada como uma fruta para pessoas de baixa renda. Por fim, outro fator a ser considerado é a falta de conscientização do consumidor — ainda que venha se tornando cada vez mais popular, muitos estrangeiros desconhecem a jaca e as receitas que podem fazer com a fruta.
Fabricio Torres, dono da Torres Tropical BV, importadora de frutas exóticas sediada na Holanda, acrescenta ainda que o frete aéreo subiu consideravelmente com a pandemia de covid-19. “Muitas das frutas que são importadas de regiões como Ásia e América do Sul vêm para a Europa em aviões de passageiros.
Ver resposta completa
Quanto custa uma coxinha de jaca?
R$ 27,30.
Ver resposta completa
Quanto que custa uma jaca na Inglaterra?
Nos mercados britânicos, por exemplo, é encontrado a jaca conservada em lata e vendida por R$ 21 (3 libras).
Ver resposta completa