Onde pagar o carnê da Previdência?
Quais são os bancos conveniados? – Como mencionado, o GPS só pode ser pago nos bancos que são conveniados. São eles o Banco do Brasil S/A, Banco da Amazônia S/A, Banco do Nordeste do Brasil S/A, Banco Santander (Brasil) S/A, Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A, Caixa Econômica Federal, Banco Agiplan S/A, Banco Original S/A, Banco Bradesco S/A, Itaú Unibanco S/A, Banco Mercantil do Brasil S/A, dentre muitos outros.
Para consultar a relação completa dos bancos conveniados, clique aqui, Também é possível pagar o tributo pelos aplicativos disponibilizados pelos bancos. O Banco do Brasil, por exemplo, possui o GPS BB, que permite que o cliente possa realizar o pagamentos dos tributos por meio de débito automático agendado em sua conta.
O aplicativo BB GPS permite ao cliente a geração do documento de GPS que deve ser transmitido para o Banco, controle dos pagamentos, crítica dos campos da GPS e impressão da guia liquidada com autenticação eletrônica em modelo aceito pela Receita Federal do Brasil.
- A transmissão e recepção dos arquivos são feitas por meio do Gerenciador Financeiro.
- O aplicativo do BB possui diversas funcionalidades para o cliente, como cadastramento do contribuinte, manutenção a armazenamento das guias GPS a serem liquidadas, etc.
- Ademais, ele permite que o pagamento seja feito com mais facilidade, rapidez, sem precisar de ir ao Banco.
E, ainda, de modo mais confiável e seguro. Já a Caixa permite o pagamento eletrônico, pelo pagamento das guias geradas polo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP). Neste caso deve-se possuir uma assinatura eletrônica, e o pagamento será feito mediante o débito em conta. Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro. Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas. Flávio Mariano Flávio Mariano é bacharel em Filosofia pela UFMG e pós-graduando em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS. Desde 2008 trabalha com WordPress, SEO, conteúdo e monetização de blogs com atenção especial para o setor financeiro. Em 2015 idealizou o Conta em Banco que se tornou um dos principais sites sobre finanças no país.
Ver resposta completa
Como pagar o carnê do INSS pelo PIX?
Veja que órgãos federais recebem pagamentos via PIX 1 de 1 PIX — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil PIX — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil O pagamento a mais de 40 órgãos públicos federais de multas e taxas pode ser feito via PIX pela plataforma PagTesouro, em funcionamento desde novembro de 2020.
Entre os serviços que podem ser pagos por meio eletrônico estão inscrições em concursos públicos e no (Enem), emissão de passaporte, registro de patentes e taxas e multas sanitárias. O serviço oferecido pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia (STN/ME) aceita ainda pagamento por cartão de crédito e boleto bancário.
O primeiro órgão a aderir ao sistema foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (). As transações realizadas no PagTesouro são registradas nos sistemas de arrecadação como Guia de Recolhimento da União (GRU) digital. Esse documento foi criado pelo Ministério da Economia para o recolhimento das receitas de órgãos, autarquias, fundações e demais entidades do governo federal.
– Anac – ANTTAgência Nacional de Vigilância Sanitária – AnvisaCaixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha do Brasil – CCCPMBComando da AeronáuticaComando da MarinhaComando da Marinha – Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional MarítimoComando do ExércitoComissão de Valores Mobiliários – CVMConselho Administrativo de Defesa Econômica – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCSDepartamento de Polícia Federal – DPFEmpresa Brasileira de Serviços HospitalaresEmpresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S/AFundação Alexandre de Gusmão – FUNAGFundação Universidade de Brasília – FUBFundação Universidade de Mato Grosso do Sul – Fundação Universidade Federal de Uberlândia – UFUFundo do Exército – FExFundo do Serviço Militar – FSMFundo Nacional AntidrogasHospital de Clínicas de Porto AlegreInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGEInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINASInstituto Nacional da Propriedade Industrial – InpiInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – InepInstituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – InmetroJardim Botânico do Rio de JaneiroJustiça Eleitoral (TSE e todos os tribunais regionais eleitorais)Ministério da Defesa – MDMinistério da Economia – MEMinistério da Justiça e Segurança Pública – MJSPPolícia Rodoviária Federal – PRFSecretaria de Aquicultura e Pesca – SAP/MAPASupremo Tribunal Federal – Universidade Federal de Itajubá – Universidade Federal de Lavras – Universidade Federal de Santa Catarina – Universidade Federal de Viçosa – Universidade Federal do Ceará – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – UFFUniversidade Federal do Triângulo Mineiro –
Para efetuar pagamentos pelo PagTesouro, é necessário que o serviço esteja disponível no site do órgão público. Ao entrar no site, o logotipo da plataforma aparece na página. Basta clicar nele e escolher a forma de pagamento desejada: Pix ou cartão de crédito.
Caso queira pagar por meio de Pix, é necessário abrir o aplicativo da instituição de pagamento e apontar a câmera do celular para o código QR que aparece na tela. Também é possível copiar o código no site do órgão público e colar no aplicativo. Após seguir as instruções e finalizar o pagamento, a comprovação será apresentada automaticamente na tela.
Quem pagar por cartão de crédito deve escolher a opção correspondente e escolher um dos Prestadores de Serviço de Pagamento (PSP) apresentados. Nessa modalidade, pode ocorrer uma cobrança adicional de tarifa, que será detalhadamente descrita, para então prosseguir com a confirmação do pagamento.
Ver resposta completa
Onde pegar carnê para pagar INSS autônomo?
Como pagar o INSS Desempregado? – O pagamento deve ser feito por conta própria para não perder tempo de contagem da aposentadoria. Será preciso gerar uma guia de pagamento no site do INSS ou comprar carnês em papelarias e preenchê-los manualmente, informando um dos códigos acima, de acordo com a categoria escolhida.
Ver resposta completa
Como contribuir para o INSS com carnê?
Você pode preencher o carnê do INSS de duas formas: por meio do preenchimento manual de uma Guia da Previdência Social (GPS), documento encontrado em qualquer papelaria ou através da internet, por meio do Sistema de Acréscimos Legais (SAL), página disponibilizada pelo site da Receita Federal.
- dados pessoais;
- o código de pagamento conforme o tipo de contribuição;
- mês e ano da contribuição;
- número do PIS ou NIT; e
- o valor do recolhimento.
Nos parágrafos seguintes, você acessa mais informações sobre o tópico, além de aprender passo a passo como preencher o carnê do INSS de modo manual e também online.
Ver resposta completa
Como pagar o carnê do INSS pelo aplicativo do Itaú?
Acesse o menu transações e clique em ‘ pagar conta’. Posicione a câmera para leitura do código de barras ou se preferir você pode digitar o código manualmente. Escolha se o pagamento será feito no mesmo dia ou agende para data que quiser. Digite a senha, valide o iToken e pronto.
Ver resposta completa
Tem como pagar o boleto do INSS pelo aplicativo?
Como emitir o Guia da Previdência Social (GPS) online – Tecnoblog O pagamento da Guia da Previdência Social (GPS) é importante para você se manter em dia com as contribuições sociais. O documento é usado para gerenciar o seu Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A GPS (Guia da Previdência Social) é o documento responsável por recolher as contribuições sociais de empresas contribuinte individual, facultativo, segurado especial ou empregador doméstico filiados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Entre no site Receita Federal para emitir o GPS; Clique em “Emissão de GPS para Contribuintes”; Após isso, selecione se você é contribuinte filiado antes ou depois de 29/11/1999 (escolha uma das opções, com na imagem abaixo); Selecione a categoria, coloque o número do seu NIT/PIS/PASEP, insira o código da imagem e clique em “Confirmar”;
Use a imagem abaixo para referência. No campo 1, coloque seu nome, telefone e endereço;
No campo 3, coloque o código de pagamento conforme esta tabela da Receita; No campo 4, coloque o mês em formato MM/AAAA e o salário; No campo 5, coloque o identificador, como CNPJ, CEI, NIT, PIS ou PASEP; No campo 6, coloque o valor devido ao INSS, já considerando os valores de eventuais compensações e deduções; Para o campo 9 e 10, se aplicável, consulte as orientações da Receita Federal; Coloque o valor total a recolher no campo 11; Quando terminar, clique em Gerar GPS.
Pronto! O arquivo pode ser salvo no computador ou impresso. A Guia da Previdência Social pode ser paga em bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários ou por meio do pelo internet banking, seja em débito em conta, se o for o caso de ter habilitado esta opção ou pagamento pelos aplicativos, escaneando o código de barra do boleto da GPS.
Ver resposta completa
Como pagar a guia de GPS?
Como emitir o Guia da Previdência Social (GPS) online – Tecnoblog O pagamento da Guia da Previdência Social (GPS) é importante para você se manter em dia com as contribuições sociais. O documento é usado para gerenciar o seu Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A GPS (Guia da Previdência Social) é o documento responsável por recolher as contribuições sociais de empresas contribuinte individual, facultativo, segurado especial ou empregador doméstico filiados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Entre no site Receita Federal para emitir o GPS; Clique em “Emissão de GPS para Contribuintes”; Após isso, selecione se você é contribuinte filiado antes ou depois de 29/11/1999 (escolha uma das opções, com na imagem abaixo); Selecione a categoria, coloque o número do seu NIT/PIS/PASEP, insira o código da imagem e clique em “Confirmar”;
Use a imagem abaixo para referência. No campo 1, coloque seu nome, telefone e endereço;
No campo 3, coloque o código de pagamento conforme esta tabela da Receita; No campo 4, coloque o mês em formato MM/AAAA e o salário; No campo 5, coloque o identificador, como CNPJ, CEI, NIT, PIS ou PASEP; No campo 6, coloque o valor devido ao INSS, já considerando os valores de eventuais compensações e deduções; Para o campo 9 e 10, se aplicável, consulte as orientações da Receita Federal; Coloque o valor total a recolher no campo 11; Quando terminar, clique em Gerar GPS.
Pronto! O arquivo pode ser salvo no computador ou impresso. A Guia da Previdência Social pode ser paga em bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários ou por meio do pelo internet banking, seja em débito em conta, se o for o caso de ter habilitado esta opção ou pagamento pelos aplicativos, escaneando o código de barra do boleto da GPS.
Ver resposta completa