Contents
Qual o país que tem mais porco no mundo?
Ranking de países produtores e comércio internacional 2022 O primeiro lugar no ranking mundial dos produtores de carne de porco em 2022 deverá ser ocupado pela China, com uma quota de 46,2% do total global (110,5 Mt) e com uma produção que deverá atingir 51 Mt, o que representa um aumento de 7,4% em relação ao total em 2021 (47,5 Mt) (Figura 1). Gráfico 1. Escenario Económico Mundial Em segundo lugar deverá estar a União Europeia, com uma quota de 20,9% e um nível de produção que deve atingir 23,2 Mt mas que pode diminuir 2,4% em relação ao ano anterior, enquanto que os E.U.A. deverão ocupar o terceiro lugar, com uma quota de 11,1%, com uma produção que poderá atingir 12,3 Mt e que se poderá contrair 2,2% em relação a 2021.
- No entanto, vale a pena mencionar a participação da América Latina neste ranking, com o Brasil e o México ocupando respectivamente o quarto e oitavo lugares, com a produção a atingir 4,4 e 1,5 Mt por essa ordem.
- Com um volume de 4,8 Mt, a União Europeia poderá ser o principal exportador de carne de porco em 2022, com uma quota de 40,7% do total global (11,7 Mt).
Os E.U.A. poderão ocupar também a segunda posição, representando 25,6% das exportações, embora com um decréscimo de 6,2% em relação a 2021. O Canadá poderá ocupar o terceiro lugar com uma quota de 12,5% e um volume de exportação de 1,5 Mt (Gráfico 2). Mais uma vez, a participação da América Latina neste ranking é notável, com o Brasil (1,3 Mt) e o México (0,3 Mt) ocupando o quarto e quinto lugares, com quotas de 11,4% e 2,7% nessa ordem, enquanto o Chile está no sétimo lugar com 0,3 Mt. O ranking dos países importadores deverá ser liderado pela China, que deve representar 31,9% do total mundial (11 Mt) com um volume de 3,5 Mt, um valor que representaria um decréscimo de 19,2% em relação a 2021. Em segundo lugar deverá ficar o Japão com uma quota de 13,2%, enquanto o México, além de estar em terceiro lugar a nível mundial com 10,9% do total geral, seria o maior importador de carne de porco da América Latina com 1,2 Mt (Figura 2).
É importante mencionar o caso das Filipinas, que deverão ocupar o sétimo lugar no ranking dos importadores e mostrar uma diminuição de 18,1% no seu volume de produto importado. Espera-se também uma diminuição significativa de 10% nas importações provenientes do Vietname, que ocupando o 9º lugar no ranking mundial.
Departamento de Redacção de Análise Económica 333 LATAM com dados USDA Foreign Agricultural Service FAS USDA.E.U.A. https://apps.fas.usda.gov/ : Ranking de países produtores e comércio internacional 2022
Ver resposta completa
Qual é a carne mais suja do mundo?
4 perigos escondidos na carne de porco e ignorados pela maioria das pessoas A carne de porco faz parte da culinária de muitos países. As pessoas costumam consumi-la assada ou até mesmo processada, como é o caso das salsichas. E dificilmente encontramos alguém que resista ao bacon ou aos torresmos.
Embora seja um alimento consumido há anos e extremamente saboroso para a maioria, não podemos ignorar o facto de que a carne de porco pode ser muito perigosa.Os riscos estão na forma como a carne é conservada até chegar à cozinha do consumidor, e a maneira como o alimento é preparado.Para garantir uma higienização adequada, é necessário cozinhar a carne, para assim eliminarmos as bactérias e os vírus presentes.É possível que a carne venha de um porco doente e se for o caso, o consumidor pode desenvolver uma série de doenças graves.Eis quatro bons motivos para termos cuidado com este tipo de alimento:O Trichinella spiralis é um verme que pode infetar diversos animais, incluindo os porcos.Se mos a carne crua ou pouco cozida de um animal infetado por esse verme, podemos desenvolver uma doença chamada trequinosis.O verme multiplica-se no intestino e entra na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos, como pulmões e cérebro.Os sintomas são:– Fraqueza ou dor muscular– Febre– Diarreia– Problemas no coração– CólicaO problema é tão sério que pode levar à morte.Saiba que defumar, salgar e secar a carne, não mata os vermes.Esta terrível doença que afeta o fígado, é causada por um vírus que se pode alojar no porco.E mais uma vez: comer a carne crua ou mal cozida, de um animal infetado, é um verdadeiro perigo para nós.Os sintomas da hepatite são:– Perda de apetite– Náuseas– Cansaço– Febre– Urina escura– IcteríciaAs grávidas devem ter cuidados a dobrar.A carne de porco processada/embutida produzida pelas grandes indústrias é composta por substâncias cancerígenas.Exemplos de carne de porco processada incluem bacon, salsicha, presunto, mortadela e salame.Os cancros mais comuns que a pessoa pode desenvolver consumindo esse tipo de alimento é o colorretal e o intestinal.Além disso, é possível, também, o desenvolvimento de cancro do pâncreas.
Além de engordar, a carne de porco faz mal ao coração. Ela aumenta os níveis de colesterol mau e o risco de doenças cardíacas. A carne processada, como salsicha e bacon, é ainda mais nociva do que a carne vermelha, pois tem mais gorduras saturadas, além de perigosos aditivos alimentares.
Ver resposta completa
Qual a posição do Brasil em produção de carne suína?
O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo.
Ver resposta completa
Quanto de carne suína o Brasil exporta?
Carne suína: Brasil exporta volume recorde, mas com receita menor Depois de um 1º semestre nada otimista em relação às exportações, os embarques de carne suína reagiram e cravaram 1 milhão de toneladas, Faltando uma semana para contabilizar as vendas externas de 2022, o Brasil já enviou para o exterior o mesmo volume registrado em todo o ano passado.
No 1º semestre de 2022, as exportações de carne suína ficaram em 458 mil toneladas, com forte indicativo de redução de pelo menos 10% das vendas totais ao exterior. A tendência se inverteu, o mercado reagiu e no 2º semestre deste ano o acumulado já soma 542 mil toneladas. De janeiro a junho do ano passado os embarques já haviam somado 515 milhões de toneladas.
O desafio está no preço da tonelada. Neste momento, com o mesmo volume exportado, a receita cambial é 4% menor que no ano passado. Para 1 milhão de toneladas em 2021, a receita foi de US$ 2,47 bilhões. Enquanto que em 2022 ficou em US$ 2,37 bilhões. Ou seja, o Brasil vai enviar um volume maior de carne suína para o mundo este ano, mas a um preço menor,
Ver resposta completa
Qual estado é o maior criador de suínos do país?
Leia este artigo em: Sanidade O estado do Paraná se destaca entre os três maiores produtores de carne suína, com expansão na produção e quebrando recordes ano após ano. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projeta um crescimento de 4% na produção de suínos do brasil em 2022, na comparação com este ano, superando assim, 4 milhões e 800 mil toneladas produzidas.
E o estado do Paraná se destaca entre os três maiores produtores de carne suína, com expansão na produção e quebrando recordes ano após ano. Em 2021, o Paraná já produziu 20,5% da carne suína brasileira. O estado ocupa a segunda posição de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O líder é Santa Catarina, responsável por 28,5% da produção. E o terceiro maior produtor é o Rio Grande do Sul, com 17,5%. Os dados mais recentes e específicos do Paraná são da pesquisa trimestral de abate de animais apurados pelo IBGE. Até setembro deste ano, o Paraná produziu 767,2 mil toneladas de carne suína.
O indicador também aponta desempenho recorde de período desde o início da pesquisa, em 1997. Foi a maior produção da história entre julho e setembro de 2021. O Paraná teve alta de 9,2% comparado com o mesmo trimestre de 2020. Agora, com o status de rebanho bovino livre da febre aftosa, os efeitos positivos na valorização da carne suína começam a ganhar força.03 de janeiro de 2022 / ACCS / Brasil.
https://www.accs.org.br Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3. Insira um novo comentário Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login
Ver resposta completa
Porque porco e Haram?
Os muçulmanos seguem o Alcorão, livro sagrado do islamismo que proíbe se alimentar da carne de porco. Eles enxergam a carne suína como algo impuro, maligno e ruim. É ilegal tanto a venda quanto o consumo.
Ver resposta completa
Qual a posição do Brasil em produção de carne suína?
O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo.
Ver resposta completa