Contents
Qual benefícios da carne de soja?
Benefícios e malefícios – A soja é um alimento com diversas propriedades nutricionais. Ela contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 e o ômega 3, vitaminas e compostos fitoquímicos, como a isoflavona. São diversos os benefícios do consumo habitual de carne de soja: ela pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue, além de prevenir o câncer de mama e a osteoporose. Pesquise os benefícios e malefícios da carne de soja para inseri-la no seu cardápio. (Fonte: Pexels/Reprodução) Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para obter esses benefícios, é necessário o consumo de pelo menos 25 gramas de PTS ao dia.
- Porém, também existem algumas desvantagens associadas ao seu consumo.
- A soja contém fatores chamados antinutricionais, o que pode gerar alguns malefícios para a saúde humana.
- De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), esses componentes são os inibidores de tripsina, as hemaglutininas, as saponinas e os fitatos.
Os efeitos negativos para a saúde envolvem a dificuldade de digestão da proteína, a estimulação de processos inflamatórios e a redução da absorção de minerais como o zinco, o cálcio e o ferro. As desvantagens do consumo da soja podem ser reduzidas com tratamento térmico adequado ou com o processo de fermentação.
Ver resposta completa
É saudável comer soja?
Quais os benefícios da soja – Vitao Alimentos Houve-se muito sobre soja hoje em dia. É difícil encontrarmos algum alimento industrializado que não contenha soja ou seus derivados. Isso sem mencionar o uso da planta na nutrição de animais de corte, sendo a base da alimentação bovina.
- No Brasil seu cultivo começou na segunda parte do século XX e hoje é o principal cultivo da agricultura brasileira.
- O grão pertence à família das leguminosas (a mesma do feijão e lentilha) e é nativa do extremo oriente.
- Ela vem sendo cultivada há mais de 5 mil anos, especialmente na China e no Japão.
- Os grãos e seus subprodutos fazem parte da cultura culinária da região desde tempos remotos.
O cultivo chegou aos Estados Unidos em meados do século XIX e hoje o país é o maior produtor do grão no mundo. Vantagens para a alimentação Sendo muito rica em proteínas, a soja é o principal substituto para a carne pelos vegetarianos. Ainda que existam vários outros vegetais ricos em proteínas, ela é a única que contém a proteína completa, ou seja, contém todos os aminoácidos que precisamos consumir pela alimentação.
Portanto, para uma alimentação sem carne, a soja é a melhor opção para evitar a necessidade de complementos vitamínicos. Os principais tipos de soja para nosso consumo são a amarela (a mais produzida), a preta e a edamame. A preta possui todos os benefícios da amarela para nossa saúde, além de conter uma grande quantidade de antioxidantes chamados fitoesteróis, devido à sua coloração escura.
Ela também contêm antocianinas – um fitoquímico apontado como auxiliador na perda de peso, pois age em nossas células de armazenagem de gordura. Já o edamame é o grão de soja ainda imaturo; seu consumo oferece a mesma carga de proteínas que as outras variedades, além de sais minerais e vitaminas como a A e C. A quantidade ideal para o consumo da soja é de uma porção de até 100 gramas. A frequência ideal na alimentação é de 3 vezes por semana. Ainda que seja um ótimo alimento, seu consumo demanda cuidados. Se consumida em excesso as isoflavonas da soja podem levar a desequilíbrios hormonais.
A planta também contém ácido fítico, que dificulta a absorção de alguns nutrientes pelo organismo como o cálcio, o zinco e ferro. Mas se o consumo for equilibrado e houver a preparação correta, usar a soja na alimentação tende a ser muito positivo. Esse grão também é indicado para ganho saudável de peso, como o de massa muscular por exemplo.
Para dietas hipercalóricas ou hiperprotéicas, a soja tende a ser um dos alimentos mais seguros por sua alta carga protéica, mas pouco colesterol ou açúcar. Reduz colesterol Os benefícios do consumo desse grão vão além de questões nutricionais. Por ser rica em gorduras poli-insaturadas, a soja contribui na diminuição do LDL (também conhecido como colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom). O vegetal tem sido relacionado com a redução dos efeitos da menopausa. Isso se deve ao alto teor de isoflavonas encontradas nos grãos. A isoflavona é um fitoquímico que atua no organismo feminino de maneira similar ao estrogênio. Logo a soja pode atuar na reposição hormonal feminina de pequena escala, o que auxilia a atenuar sintomas como a sudorese e calores excessivos, flutuações de humor e problemas do sono.
Saúde dos ossos Câncer de mama Benefícios para gestantes
As isoflavonas também atuam na redução da perda óssea, prevenindo contra a osteoporose, sobretudo em mulheres na menopausa. O grão ainda oferece uma quantidade significativa de cálcio. Entretanto, outra substância presente na soja, o ácido fítico, dificulta a absorção de cálcio pelo organismo.
Por conta disso, recomenda-se deixar os grãos ou farelos de soja de molho em água por cerca de 8 horas e depois escorrer. Isso diminui as concentrações do ácido no alimento, reduzindo seus efeitos no corpo. Outro efeito positivo da isoflavona para mulheres é a redução do risco de câncer de mama, apontou uma pesquisa do Reino Unido.
A incidência da doença em mulheres que consumiram alimentos com altas concentrações de isoflavonas durante o estudo foi quase 50% menor. A soja pode prevenir problemas durante a gestação. Os grãos contém uma quantidade muito alta de vitaminas do complexo B., além de uma boa quantidade de ácido fólico.
- Essa combinação previne a má formação neural do neném, o que acaba ajudando na saúde dele após o nascimento.
- A soja é um dos alimentos mais antigos consumidos pela humanidade.
- Seus benefícios nutricionais contribuem para o desenvolvimento de diversas civilizações asiáticas e hoje é uma parte importante da produção agrícola mundial.
Se você quer inserir a, a Vitao tem para quem deseja fortalecer sua alimentação com saúde e qualidade. PRODUTOS QUE RECOMENDAMOS : Quais os benefícios da soja – Vitao Alimentos
Ver resposta completa
Quais são as vitaminas da carne de soja?
Além de seu alto nível de proteína, a soja in natura também possui lipídios e carboidratos, além de micronutrientes como vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e potássio.
Ver resposta completa
Quem não pode comer soja?
Supressão da função da tireoide – A alta ingestão de produtos de soja pode suprimir a função da tireoide em algumas pessoas e contribuir para o hipotireoidismo – uma condição caracterizada pela baixa produção de hormônios da tireoide (confira aqui estudo a respeito: 48 ).
- A tireoide é uma glândula grande que regula o crescimento e controla a taxa na qual o organismo gasta energia.
- Estudos em animais e humanos indicam que as isoflavonas encontradas na soja podem suprimir a formação de hormônios da tireoide (confira aqui os estudos a respeito: 49, 50 ).
- Um estudo em 37 adultos japoneses mostrou que ingerir 30 gramas de soja por dia durante três meses causou sintomas relacionados à função suprimida da tireoide.
Os sintomas incluíam desconforto, sonolência, constipação e aumento da tireoide – todos desaparecendo após o término do estudo, Outro estudo em adultos com hipotireoidismo leve constatou que a ingestão de 16 mg de isoflavonas todos os dias por dois meses suprimiu a função da tireoide em 10% dos participantes.
A quantidade de isoflavonas consumidas foi bastante pequena – equivalente a ingerir 8 gramas de soja por dia. No entanto, a maioria dos estudos em adultos saudáveis não encontrou nenhuma ligação significativa entre o consumo de soja e alterações na função da tireoide (confira aqui os estudos: 51, 52, 53 ).
Uma análise de 14 estudos observou que não há efeitos adversos significativos do consumo de soja na função tireoidiana em adultos saudáveis, enquanto bebês nascidos com deficiência de hormônio tireoidiano foram considerados em risco. Em suma, o consumo regular de produtos à base de soja ou suplementos de isoflavona pode levar ao hipotireoidismo em indivíduos sensíveis, especialmente aqueles que possuem uma glândula tireoide hipoativa.
Ver resposta completa
Qual é a soja mais saudável?
A soja texturizada se torna uma boa fonte de fibras alimentares para a refeição, garantindo saciedade e facilitando o trânsito intestinal, além conter baixo teor de sódio, melhorando ainda mais a saúde cardiovascular.
Ver resposta completa
Quem tem o colesterol alto pode comer carne de soja?
Soja – A proteína de soja apesar de não baixar diretamente os níveis de colesterol é indicada nos pacientes com colesterol alto por ser uma fonte de proteína com baixa quantidade de gordura saturada e grande quantidade gorduras insaturadas. Os produtos de soja incluem tofu, leite de soja, feijão-de-soja e feijão edamame.
Ver resposta completa
Quem malha pode comer carne de soja?
Carne de soja ajuda na construção dos músculos Um estudo mostrou que as pessoas que ingeriram 5,6 gramas de aminoácidos de cadeia ramificada após um treino de resistência tiveram um aumento 22% maior na síntese de proteínas musculares do que aquelas que receberam um placebo.
Ver resposta completa
Como usar a soja para reposição hormonal?
Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos desaparecerem. Porém, isto só pode ocorrer se os sintomas da paciente forem considerados leves.
Ver resposta completa
Pode comer soja texturizada todo dia?
Soja em excesso causa desequilíbrio hormonal Verdade. Não só a soja, mas qualquer alimento em excesso é prejudicial ao organismo. O que muda é que cada um tem um determinado raio de ação. No caso da soja, o excesso pode mimetizar a ação de alguns hormônios.
Ver resposta completa