Contents
- 1 Pode comer carne no dia de Quarta-feira de Cinzas?
- 2 Por que não pode comer carne na Quaresma?
- 2.1 Pode comer frango na quarta de cinzas?
- 2.2 É pecado comer frango na Quaresma?
- 2.3 É pecado não jejuar na Quarta-feira de Cinzas?
- 2.4 Pode comer pão na Quarta-feira de Cinzas?
- 2.5 Pode comer salsicha na quarta de cinzas?
- 2.6 Pode comer camarão na quarta de cinzas?
- 2.7 Que roupa usar na Quarta-feira de Cinzas?
- 3 Pode comer pão na Quarta-feira de Cinzas?
Pode comer carne no dia de Quarta-feira de Cinzas?
Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.
Ver resposta completa
Por que não pode comer carne na Quaresma?
Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? – Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
Dentro desse costum e, é comum que nesse dia as pessoas substituam o consumo dessas carnes pelo consumo de peixe. A tradição de jejuar na Sexta-Feira Santa, provavelmente, teve sua origem na Idade Média, Isso porque outra tradição do catolicismo surgiu nesse período: a de jejuar toda sexta-feira, No século IX, durante o pontificado de Nicolau I, foi imposta a prática de abdicar de carne toda sexta-feira a todos os cristãos maiores de sete anos.
Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta.
- Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente.
- O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.
No que compete à Páscoa, o jejum era realizado durante todo o período da Quaresma (período de 40 dias que antecedem a Páscoa). Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa.
Ver resposta completa
Quem pode comer carne na Quarta-feira de Cinzas?
QUARTA-FEIRA DE CINZAS e SEXTA-FEIRA SANTA: Todo católico a partir de 14 anos deve fazer abstinência de carne obrigatória nestes dias. Católicos a partir de 18 anos devem, obrigatoriamente, fazer JEJUM, além da abstinência de carne vermelha ou de aves.
Ver resposta completa
Pode comer frango na quarta de cinzas?
Não, o frango – é carne branca, mas não é permitido na Quaresma.
Ver resposta completa
É pecado comer frango na Quaresma?
Igreja aceita consumo de frango na Semana Santa Uma pesquisa realizada pelo Dieese/PA em mercados municipais da grande Belém nos primeiros meses de 2013 mostra que o preço do pescado voltou a subir – algumas espécies de peixe estão sendo com preços até 12% mais caros em relação ao mês de janeiro.
- O aumento pesa no bolso dos Cristãos que, durante o período da quaresma, aumentam o consumo de peixe.
- Segundo o padre Raimundo Possidônio, da arquidiocese de, para os católicos existem dois dias obrigatórios para o jejum e abstinência de carne vermelha: a quarta-feira de cinzas, que marca o início da quaresma e a sexta-feira da paixão, com a morte de Cristo.
“Com o jejum queremos provar nossa disciplina corporal, física em relação a dimensão espiritual”, explica o padre. Padre Raimundo Possidônio, da arquidiocese de Belém (Foto: Shirley Penaforte/ Amazônia Jornal) “Nós, como cristãos, podemos ter controle dos domínios. A dimensão da fé pode se sobrepor com a dimensão física. É uma dimensão disciplinadora do nosso próprio ser, que dá sentido não somente ao prazer físico, mas também dizer: não, hoje eu vou me dedicar, e assim se entregar a dimensão de oração, o encontro com Deus”, esclarece o padre Possidônio.
- Tem pessoas que ao longo da Quaresma não bebem álcool, não fazem certas coisas.
- Na Quaresma é possível ao cristão dominar essa realidade de pecados, exagero do material sobre o espiritual”, diz ainda.
- O padre conta que no passado a igreja era mais rigorosa e prescrevia abstinência durante toda a quaresma.
Com o passar do tempo, esta restrição foi abandonada. “Hoje, liberou-se mais um pouco devido o próprio peixe, que ficou mais caro. Então as pessoas podem comprar carne de frango”, explica o padre. Trajetoria Segundo a iIgreja Católica, a liberação do consumo de outros alimentos, como o frango, ocorreu pela dificuldade da população em adquirir o pescado na Semana Santa, quando geralmente fica ainda mais caro. Alta no preço do pescado faz com que fies também procurem por frango. (Foto: Reprodução/TV TEM) Em fevereiro de 2013, a maioria do pescado comercializado apresentou alta de preços em relação ao mês de janeiro. As altas mais significativas foram da Pratiqueira, com alta de 12,93%; Pirapema, com alta de 12,62%; Sarda, com alta de 8,99%; Tucunaré, com alta de 7,98%; Arraia, com alta de 6,6%; Pescada Gó, com alta de 5,71 % e o Mapará, com alta de 5,04%.
- Mas o Dieese ressalta que ainda há a esperança do preço do pescado ficar mais em conta para o consumidor na Semana Santa.
- Uma série de programações estão sendo trabalhadas para garantir o abastecimento do pescado em todo o Pará, entre elas o decreto com a proibição de saída do Pescado do Estado entre os dias 14 a 29 de março.
: Igreja aceita consumo de frango na Semana Santa
Ver resposta completa
Pode comer carne moída na Quaresma?
Hoje, a orientação sobre o consumo da carne vermelha é apenas para a Quarta-Feira de Cinzas, quando começa a Quaresma, e para a Sexta-Feira Santa, quando termina. ‘A lei canônica fala da obrigação da abstinência de carne entre os 14 e os 60 anos, no primeiro e no último dia da Quaresma.
Ver resposta completa
É pecado não jejuar na Quarta-feira de Cinzas?
Curiosidades –
O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne. Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil. Muitos consideram que o significado das cinzas é um lembrete para o homem, alegando que ele veio do pó e para o pó ele voltará. Os cristãos ortodoxos não celebram a Quarta-Feira de Cinzas.
Pode comer pão na Quarta-feira de Cinzas?
APRENDA A FAZER O JEJUM E ABSTINÊNCIA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS A porta para a Quaresma é a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, e quando passamos por ela recebemos um sinal da Igreja: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás!” (cf. Gn 3,19). O gesto é marcante. Um pouco de pó é colocado sobre nossa cabeça nos recordando do que somos e, isto deverá nos acompanhar ao longo dos próximos 40 dias.
- Nesta quarta-feira, diferente de todas as outras do ano, somos obrigados ao jejum.
- Assim afirma o Código de Direito Canônico: O jejum e a abstinência são obrigatórios em Quarta-Feira de Cinzas e em Sexta-Feira Santa (cf.
- Can.1249-1251).
- De que modo podemos jejuar? O jejum comum a todos é o chamado jejum da Igreja.
Ele consiste em uma só refeição completa no dia. O almoço ou jantar você pode fazer normalmente. E mais duas refeições pequenas, por exemplo, o café da manhã e o café da tarde, devem ser fraquinhos, tão moderados, tão pouquinho, que os dois juntos não deem uma refeição completa.
Assim, o jejum da Igreja consiste em uma refeição completa e duas refeições incompletas que não deem, juntas, uma inteira. Durante o dia, não se come nada além das refeições, a não ser líquido, se precisar. Este é o modo de fazer jejum seguido por mosteiros e que também pode ser adaptado para o nosso modo de viver sem problema algum.
É claro que se você quiser passar o dia todo da Quarta de Cinzas em jejum total, apenas com pão e água, você também pode, desde que você não passe mal durante o dia. Quem deve fazer jejum? A Doutrina da Igreja diz que: “Estão obrigados ao jejum todos os maiores de idade até começarem os sessenta anos” (CIC, 1252).
Então se eu tenho mais de dezoito anos e menos de sessenta devo guardar o jejum e abstinência durante esta Quarta-Feira especial. E quem passou dos sessenta? Para os idosos com mais de sessenta anos o jejum é opcional. Em caso de problema de saúde ou outro, podem substituir o jejum por algum outro tipo de penitência, e mesmo suportar os padecimentos próprios da enfermidade.
A abstinência particular que a Igreja pede neste dia é de carne, de qualquer carne: vermelha ou branca. Frango também é carne, e não deve ser comido neste dia. Quem quiser comer peixe, pode comê-lo. Quem quiser comer só arroz, feijão, ovo e saladas, pode também. Deixe os pratos bonitos para outro dia. Quarta de Cinzas é dia de verdadeira sobriedade. O Papa Francisco nos ensina que abstinência “n ão significa mudar a alimentação ou preparar o peixe de um modo ou de outro, mais saboroso”. Caso contrário, só se “continua o carnaval”.
Na primeira leitura da Missa da Quarta-Feira de Cinzas ouviremos: “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus” (Jl 2,12-13), Devemos sim voltar ao Senhor com jejuns e lágrimas por nossos pecados, mas, com o coração rasgado e não as vestes.
E por que o jejum é o meio principal de rasgar o coração? “Dado que todos estamos entorpecidos pelo pecado e pelas suas consequências, o jejum nos é oferecido como um meio para restabelecer a amizade com o Senhor” (Papa Bento XVI), O tom com que vivemos este dia, em especial, levaremos para todos os outros dias da Quaresma.
Se deixamos que as cinzas caiam realmente sobre nós, recordaremos o quanto necessitamos crescer na amizade com Cristo e que o jejum é um bom remédio contra a lepra do pecado. Se jejuamos é porque somos pecadores! Se tiramos a carne é porque a nossa carne precisa também voltar-se para Deus, precisa ser orientada pelo Espírito do Senhor que nos quer santificar.
Aprendamos com os amigos de Deus, os santos, a sermos contritos de espírito e penitentes. “O jejum é o apoio da nossa alma: nos dá asas para ascender no alto e para desfrutar a contemplação mais alta! Deus, como um pai indulgente, nos oferece uma cura pelo jejum” (São João Crisóstomo),
- É tempo de crescermos na consciência de que todo coração que se rasga da presença de Deus, também acolherá os outros, praticando um jejum verdadeiro.
- O jejum é a alma da oração e a misericórdia é a vida do jejum, portanto quem reza, jejue.
- Quem jejua tenha misericórdia.
- Quem, ao pedir, deseja ser atendido, atenda quem a ele se dirige.
Quem quer encontrar aberto em seu benefício o coração de Deus não feche o seu a quem o súplica” (São Pedro Crisólogo). Que Deus nos dê a graça de viver uma Santa Quaresma! : APRENDA A FAZER O JEJUM E ABSTINÊNCIA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Ver resposta completa
Pode comer salsicha na quarta de cinzas?
Pode comer salsicha na Quaresma? – A resposta é: depende da salsicha. Se ela for produzida com frango, pode. No entanto, se for uma salsicha de carne suína (porco), os fieis não devem consumir, uma vez que a carne suína é considera vermelha. >>> Quarta de Cinzas: Mensagens e frases de Quarta-Feira de Cinzas para enviar a amigos e familiares >>> Por que jejuar na Quarta-feira de Cinzas e como fazer o jejum? Veja explicação da Igreja Católica
Ver resposta completa
Pode comer camarão na quarta de cinzas?
Como já dissemos, peixe e outros frutos do mar, pode comer.
Ver resposta completa
Que roupa usar na Quarta-feira de Cinzas?
Como católicos, somos incentivados a usar roupas roxas na Quaresma? A Quaresma não é uma temporada de moda tipo “primavera-verão” ou “outono-inverno”, e o uso de uma cor diferenciada nesse tempo litúrgico não se deve a nenhuma questão de “tendência”.
- Não é esta a “lógica” das cores e símbolos na vida católica.
- Trata-se de 40 dias de especial recolhimento, reflexão, oração, penitência e conversão espiritual em preparação para a Santa Páscoa,
- Também externamente, e como meio para nos ajudar a cultivar essas disposições interiores, a Igreja recorre a símbolos que nos recordam e incentivam a viver esse período com a devida profundidade.
O roxo é um desses símbolos. Jesus foi revestido de um manto roxo durante a sua Paixão, como forma de burla por parte dos soldados por ter-se apresentado como rei dos judeus. Já naquele tempo, os tons roxos compunham um símbolo de realeza e especial dignidade, No Êxodo, por exemplo, lemos que Moisés recebeu a ordem de fazer o tabernáculo ” com dez cortinas de linho fino retorcido, de púrpura violeta, púrpura escarlate e carmesim ” (cf.
- Ex 26, 1); e, em II Crônicas 3,14, vemos que o rei Salomão ordenou decorar o templo de Jerusalém com tecidos desses mesmos tons.
- A Igreja decidiu manter o roxo como símbolo da Paixão de Cristo e como recordatório da nossa própria participação nela, bem como da divindade desse Cristo que se oferece ao sacrifício da Cruz para nos redimir dos nossos pecados.
É neste sentido que o roxo é a cor litúrgica da Quaresma. Kamil Szumotalski/ALETEIA É claro que não basta nos vestirmos de roxo para “combinar” com esse tempo litúrgico: uma minissaia, por mais roxa que seja, não vai refletir a postura de recolhimento e modéstia que somos convidados a adotar todos os dias, mas na Quaresma com particular intensidade. É importante observar que, no Domingo de Ramos e na Sexta-Feira Santa, o roxo é substituído pelo vermelho, a fim de simbolizar tanto o sacrifício até o martírio quanto a força triunfante da vida em Deus. Já no Domingo de Páscoa, a cor litúrgica é o branco, outro símbolo tradicional de vida e também de pureza espiritual, paz e júbilo.
Ver resposta completa
Pode tomar leite na Quarta-feira de Cinzas?
Fique por dentro sobre as orientações da Igreja – Abstinência é deixar de comer carnes de animais de sangue quente: bovina (gado), ovina (carneiro), aviária (frango, galeto, galinha etc., bem como seus caldos de carne. Porém, quando você faz abstinência de carne, é permitido o uso de ovos, laticínios e gordura.
Abstinência parcial: a carne é permitida só na refeição principal/completa. Dias obrigatórios segundo Mandamentos da Igreja Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: jejum e abstinência obrigatórios. Demais dias da Quaresma, exceto os Domingos: jejum e abstinência parcial recomendados.
Sextas-feiras da Quaresma (que estão entre os dias assinalados pelo calendário antigo como Sextas-feiras das Têmporas): jejum e abstinência recomendados. Demais sextas-feiras do ano, exceto se forem Solenidades: abstinência obrigatória, mas não é obrigatório o jejum.
- Essa abstinência pode ser trocada, a juízo do próprio fiel, por outra penitência, conforme estabelecer a conferência episcopal.
- No Brasil, a CNBB estabeleceu qualquer outro tipo de penitência, como orações piedosas, prática de caridade, exercícios de devoção etc.).
- Enfim todos podemos exercer essa prática penitencial, o jejum, sem dúvida, colabora com nossa conversão, educa nossos instintos, deixar de comer isso ou aquilo, também revela do que realmente precisamos que é Deus.
Façamos o jejum, sendo possível, mas não com hipocrisia, ou seja, sem frutos, mas que o jejum nos melhore como gente, nos faça mais caridosos, que o jejum provoque em nós uma profunda conversão e união com Deus.
Ver resposta completa
Pode comer pão na Quarta-feira de Cinzas?
APRENDA A FAZER O JEJUM E ABSTINÊNCIA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS A porta para a Quaresma é a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, e quando passamos por ela recebemos um sinal da Igreja: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás!” (cf. Gn 3,19). O gesto é marcante. Um pouco de pó é colocado sobre nossa cabeça nos recordando do que somos e, isto deverá nos acompanhar ao longo dos próximos 40 dias.
Nesta quarta-feira, diferente de todas as outras do ano, somos obrigados ao jejum. Assim afirma o Código de Direito Canônico: O jejum e a abstinência são obrigatórios em Quarta-Feira de Cinzas e em Sexta-Feira Santa (cf. can.1249-1251). De que modo podemos jejuar? O jejum comum a todos é o chamado jejum da Igreja.
Ele consiste em uma só refeição completa no dia. O almoço ou jantar você pode fazer normalmente. E mais duas refeições pequenas, por exemplo, o café da manhã e o café da tarde, devem ser fraquinhos, tão moderados, tão pouquinho, que os dois juntos não deem uma refeição completa.
- Assim, o jejum da Igreja consiste em uma refeição completa e duas refeições incompletas que não deem, juntas, uma inteira.
- Durante o dia, não se come nada além das refeições, a não ser líquido, se precisar.
- Este é o modo de fazer jejum seguido por mosteiros e que também pode ser adaptado para o nosso modo de viver sem problema algum.
É claro que se você quiser passar o dia todo da Quarta de Cinzas em jejum total, apenas com pão e água, você também pode, desde que você não passe mal durante o dia. Quem deve fazer jejum? A Doutrina da Igreja diz que: “Estão obrigados ao jejum todos os maiores de idade até começarem os sessenta anos” (CIC, 1252).
- Então se eu tenho mais de dezoito anos e menos de sessenta devo guardar o jejum e abstinência durante esta Quarta-Feira especial.
- E quem passou dos sessenta? Para os idosos com mais de sessenta anos o jejum é opcional.
- Em caso de problema de saúde ou outro, podem substituir o jejum por algum outro tipo de penitência, e mesmo suportar os padecimentos próprios da enfermidade.
A abstinência particular que a Igreja pede neste dia é de carne, de qualquer carne: vermelha ou branca. Frango também é carne, e não deve ser comido neste dia. Quem quiser comer peixe, pode comê-lo. Quem quiser comer só arroz, feijão, ovo e saladas, pode também. Deixe os pratos bonitos para outro dia. Quarta de Cinzas é dia de verdadeira sobriedade. O Papa Francisco nos ensina que abstinência “n ão significa mudar a alimentação ou preparar o peixe de um modo ou de outro, mais saboroso”. Caso contrário, só se “continua o carnaval”.
- Na primeira leitura da Missa da Quarta-Feira de Cinzas ouviremos: “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus” (Jl 2,12-13),
- Devemos sim voltar ao Senhor com jejuns e lágrimas por nossos pecados, mas, com o coração rasgado e não as vestes.
E por que o jejum é o meio principal de rasgar o coração? “Dado que todos estamos entorpecidos pelo pecado e pelas suas consequências, o jejum nos é oferecido como um meio para restabelecer a amizade com o Senhor” (Papa Bento XVI), O tom com que vivemos este dia, em especial, levaremos para todos os outros dias da Quaresma.
- Se deixamos que as cinzas caiam realmente sobre nós, recordaremos o quanto necessitamos crescer na amizade com Cristo e que o jejum é um bom remédio contra a lepra do pecado.
- Se jejuamos é porque somos pecadores! Se tiramos a carne é porque a nossa carne precisa também voltar-se para Deus, precisa ser orientada pelo Espírito do Senhor que nos quer santificar.
Aprendamos com os amigos de Deus, os santos, a sermos contritos de espírito e penitentes. “O jejum é o apoio da nossa alma: nos dá asas para ascender no alto e para desfrutar a contemplação mais alta! Deus, como um pai indulgente, nos oferece uma cura pelo jejum” (São João Crisóstomo),
- É tempo de crescermos na consciência de que todo coração que se rasga da presença de Deus, também acolherá os outros, praticando um jejum verdadeiro.
- O jejum é a alma da oração e a misericórdia é a vida do jejum, portanto quem reza, jejue.
- Quem jejua tenha misericórdia.
- Quem, ao pedir, deseja ser atendido, atenda quem a ele se dirige.
Quem quer encontrar aberto em seu benefício o coração de Deus não feche o seu a quem o súplica” (São Pedro Crisólogo). Que Deus nos dê a graça de viver uma Santa Quaresma! : APRENDA A FAZER O JEJUM E ABSTINÊNCIA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Ver resposta completa
Pode comer carne em que dia da semana santa?
A Igreja Católica não recomenda o jejum de carne apenas na semana santa, na sexta-feira e no sábado de aleluia. Ao contrário do que muitos pensam, ela recomenda a abstinência de carne em todas as sexta-feiras do ano.
Ver resposta completa