Contents
Porque o povo não come carne na Sexta-feira Santa?
Pode comer frango na Sexta-Feira Santa? Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro.
- Entretanto, muitas pessoas não entendem o significado e a origem dessa tradição.
- A Sexta-Feira Santa está inserida na Semana Santa, que celebra a última semana de Cristo.
- A data é o dia em que o Filho de Deus teria sido crucificado e morto.
- No domingo seguinte, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus.
Embora a tradição de comer peixe seja mais comum, não é estritamente proibido comer outras carnes nesse dia. Segundo a igreja, a abstinência de carne é uma questão de praticar a caridade e a ajuda ao próximo. Portanto, a privação deve vir aliada à reflexão e não apenas a restringir o cardápio.
Alguns padres afirmam que transformar a Sexta-Feira Santa em um dia de comer peixes nobres não é a ideia da tradição. Em vez disso, o dia deve ser um momento de lembrança e reflexão espiritual. É um dia para que o corpo reze, e não um dia para comer demais. Deve-se lembrar que a Semana Santa e a Páscoa têm origens e significados diferentes para cristãos e judeus.
Os judeus celebram apenas a Páscoa, que relembra a libertação do povo judaico da escravidão no Egito. É com Jesus Cristo que começa a tradição da Semana Santa, que não existia antes dele. A tradição de abstinência de carne na Sexta-Feira Santa, portanto, não está nos 10 mandamentos, mas é uma norma que visa favorecer a espiritualidade.
Com Informações UOL Imagem: Cook it
: Pode comer frango na Sexta-Feira Santa?
Ver resposta completa
O que a Igreja Católica diz sobre comer carne na sexta-feira?
Quando jejuar? – O jejum é obrigatório nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa, Além disso, a igreja diz que a carne vermelha deve ser evitada em todas as sextas-feiras da Quaresma. Mas isso não quer dizer ficar sem comer.
- O jejum é recomendado para pessoas de 18 a 58 anos e representa fazer apenas uma refeição completa durante o dia, até a saciedade – portanto, sem se “empanturrar”.
- É possível optar por comer carne, mas fazer outros “jejuns”.
- Poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo os mais requintados e dispendiosos ou da especial preferência de cada um”, orienta a CNBB.
O jejum nos orienta a dar mais atenção à Palavra de Deus. A fome que sentimos (quando fazemos jejum) pode simbolizar e evocar a fome que temos da Palavra de Deus. É tempo forte, portanto, de escuta da Palavra, pois através dela vamos conhecer os desejos de Deus e praticar a sua vontade.
Ver resposta completa
O que é a Sexta-feira Santa para os católicos?
Único dia em que não há missas no mundo – Na Sexta-Feira Santa, cristãos recordam a condenação, prisão, paixão e morte de Jesus na cruz. É o único dia em que a Igreja Católica não celebra missas em todo o mundo. Na ocasião, é realizada uma ação litúrgica em memória à entrega de Jesus à humanidade.
A chamada Adoração da Santa Cruz é um momento solene e sóbrio em que os fieis recebem a Eucaristia consagrada no dia anterior. A Igreja se encontra sem flores e o altar sem a tradicional peça que o cobre. Na hora da comunhão, coloca-se as velas e a toalha no altar e retira-se logo após o ato. A celebração inicia-se em silêncio, sem procissão de entrada.
O presidente da celebração se prostra diante do altar e os demais ministros se ajoelham. Os ritos iniciais de costume são suprimidos e faz-se um instante de silêncio e recolhimento antes da oração do dia. Nesta celebração, a leitura do Evangelho, que inclui textos dos livros bíblicos que narram a vida de Jesus, acompanha todos os passos de Cristo até sofrer a paixão e morte, desde a sua condenação, prisão, flagelação e o caminho que fez até o calvário com a cruz as costas.
Jesus, ao carregar a cruz, carrega o peso do pecado da humanidade inteira, e ao se entregar na cruz, abre para nós o caminho da vida eterna. Jesus nos mostra que a morte não tem a última palavra, mas a vida venceu a morte. A cruz deve ser o sinal da nossa vitória e da nossa redenção. Não adoramos um Deus morto, mas um Deus vitorioso.
Sabemos que na Sexta-feira Santa ele morreu, mas ressuscitou no Domingo de Páscoa”, afirma o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao longo da quaresma, fiéis realizam a via-sacra como uma forma de meditar o caminho que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. Cerimônia de Adoração da Santa Cruz é momento sóbrio para os católicos / Diocese de Uruaçu
Ver resposta completa
Pode comer carne na Sexta-feira Santa evangélica?
Entenda sobre o jejum na Sexta Santa para católicos e evangélicos Entenda sobre o jejum na Sexta Santa para católicos e evangélicos Esse dia representa uma data destinada para a prática de privações e possui vários significados em diversas religiões Também denominado por Sexta-Feira da Paixão, esse dia representa uma data destinada para a prática de privações (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV) A semana da Páscoa possui vários significados em diversas religiões.
Uma de suas tradições é o hábito de não comer carne na sexta-feira, data conhecida por “Sexta-Feira Santa” dentro da Igreja Católica. Também denominado por Sexta-Feira da Paixão, esse dia representa uma data destinada para a prática de privações como a de não consumir carnes e frango por ser uma de penitência pela morte de Cristo.
De acordo com o padre Josimar Lobo, o jejum na sexta é uma tradição antiga desde a idade media, como uma prática que os fiéis não deixaram de realizar porque lembrava e lembra ao derramamento do sangue de Cristo na cruz pela humanidade. “Até os dias de hoje continuamos com essa tradição, pois é um ato de fé e devoção”, complementou.
O padre ainda explica que o jejum na sexta da paixão não necessariamente deixar apenas de consumir a carne nessa data, e sim de renunciar o que nos traz conforto e o que não faz bem para a humanidade. “Devemos jejuar de coisas que nos adoecem e nos afastam dos nossos irmãos. O papa dizia que uma das pandemias é a fofoca, ela mata as almas.
Nós somos convidados a fazer o jejum do silencioso interior, pois existem inúmeros pensamentos, inquietações duvidas, medos”, ressaltou o padre. Ele ainda fala sobre os alimentos que podem ser consumidos nessa data, sem restrição. Além disso, ele frisou outros alimentos proibidos além da carne.
- O tradicional é o peixe, pois além de ser saudável está presente em relatos bíblicos.
- Legumes também podem ser consumidos” “Além de fazer abstinência de carne vermelha, é recomendado tirar o refrigerante e bebida alcoólicas para estar em sintonia com o criador de todas as coisas”, recomendou Lobo.
- Igreja evangélica – Diferente da tradição católica, a Igreja Evangélica não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”.
Segundo o pastor Luiz Zogob, na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha. “Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição. Porém nos baseamos na bíblia”, concluiu. O pastor afirma que para os evangélicos, qualquer dia pode ser de jejum, pois essa abstinência depende da necessidade crista de cada fiel “O evangélico faz o jejum por uma causa que tem por um conhecido, familiar, amigo como propósito de que Deus tire o mal da vida dessa pessoa”, explicou.
Ver resposta completa
Qual o sentido de não comer carne na Semana Santa?
POR QUE NÃO PODE COMER CARNE NA SEMANA SANTA? Entenda TRADIÇÃO DA PÁSCOA
Os católicos tradicionais celebram a Semana Santa de forma rigorosa.Inclusive, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne.Mesmo sendo uma tradição de várias gerações, muitos ainda não sabem o significado de não poder comer carne.
A data Sexta-Feira Santa é o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morto. O Filho de Deus é uma divindade que praticava a caridade diariamente. Apesar de ser mais comum comer peixe na Sexta Santa, não é estritamente proibido comer outras carne nesse dia.
Ver resposta completa
O que Jesus diz sobre a Sexta-Feira Santa?
Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão foi o dia em que Jesus foi crucificado e morto pelos nossos pecados. A Bíblia descreve nos Evangelhos os últimos acontecimentos da vida e da obra sacrificial de Jesus Cristo neste dia.
Ver resposta completa
O que diz a Bíblia sobre a Sexta-Feira Santa?
25 de Março – Sexta-feira Santa | IDEAU Passo Fundo A Sexta-feira Santa, ou ‘Sexta-feira da Paixão’, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico.
- A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte.
- Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
- A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas.
É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico.
- A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
- Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.
Ver resposta completa
O que diz a Bíblia na Sexta-Feira Santa?
Segundo o cristianismo, a Sexta-feira Santa é uma data de reflexão e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Neste momento em que ele recebeu a coroa de espinhos e carregou a Cruz até o momento em que ele foi morto e sepultado no ano 33.
Ver resposta completa
O que não pode fazer na Sexta-Feira Santa evangélico?
Evangélicos comem carne na Sexta-feira Santa? – Na Sexta-feira Santa não é comum os católicos comerem carne vermelha, Mas para os evangélicos isso não faz parte da palavra de Deus. Para eles, o ato é uma cultura religiosa, inventada pelas pessoas. Conforme os pastores, não há nada escrito na Bíblia que impeça de comer carne.
O jejum é considerado algo muito pessoal. Assim, eles praticam o jejum bíblico que é atemporal. O jejum, segundo os evangélicos, traz consigo propósitos específicos e não ligados à tradição. Para os membros da Igreja Evangélica, não é proibido comer nada. Segundo os pastores, o que prejudica o homem não é o que entra pela boca, mas sim o que sai dela.
No entanto, os evangélicos não condenam os membros que só comem peixe no dia.
Veja como é a Sexta-feira Santa na Umbanda