Contents
Qual o animal que o urubu não come?
“Faxineiros alados” da natureza, urubus são vítimas da má fama 1 de 6 Urubu-de-cabeça-preta toma sol: ave tem papel fundamental para manter o equilíbrio na natureza — Foto: Marjory Spina/Arquivo Pessoal Urubu-de-cabeça-preta toma sol: ave tem papel fundamental para manter o equilíbrio na natureza — Foto: Marjory Spina/Arquivo Pessoal Feios, desagradáveis e perigosos.
Os urubus nunca mereceram elogios. Seja na literatura, nas lendas, no senso comum ou até mesmo nos inofensivos desenhos animados, essa ave sempre remete a algo negativo, que exige distância e desprezo. O próprio Charles Darwin, naturalista inglês e “pai” da evolução das espécies, quando visitou a América em 1832 encontrou um urubu-de-cabeça-vermelha e o descreveu assim: “São aves repugnantes, que se divertem na podridão”.
Mas por trás dessa má fama há um animal que precisa ser melhor compreendido e respeitado.2 de 6 Urubus são aves comuns de serem observadas tanto no ar quanto no solo; urubu-de-cabeça-amarela — Foto: Rudimar Narciso Cipriani Urubus são aves comuns de serem observadas tanto no ar quanto no solo; urubu-de-cabeça-amarela — Foto: Rudimar Narciso Cipriani De acordo com o biólogo e ornitólogo Willian Menq, mestre em zoologia pela Universidade Estadual de Londrina, os urubus possuem um papel fundamental na manutenção de ecossistemas saudáveis.
- Por causa de sua dieta necrófaga (de comer animais mortos), são verdadeiros “faxineiros alados”, mantendo os ecossistemas limpos, sendo responsáveis pela remoção de carcaças.
- Com isso, eles ainda evitam a propagação de doenças e bactérias que poderiam adoecer ou matar outros animais, inclusive o homem.
“As pessoas tendem a desprezar os urubus por conta de sua aparência. Ao contrário da maiorias das aves, que são coloridas e possuem cantos melódicos, os urubus são aves consideradas feias, nojentas e pouco higiênicas. Por isso poucas pessoas simpatizam com eles, deixando de reconhecer sua importância ecológica”, Willian Menq, biólogo e ornitólogo.
- Estudos apontam que muitas das carcaças consumidas pelos urubus contêm toxinas botulínicas, antraz, raiva e cólera.
- Em áreas onde não há urubus, as carcaças levam até três ou quatro vezes mais tempo para se decompor, aponta Marjory Auad Spina, bióloga especialista em manejo e conservação da fauna silvestre que desde 2014 vem estudando a espécie.
A ausência dessas aves pode refletir até mesmo na economia, como já ocorrido em países da África e na Índia, menciona o biólogo Menq. Em alguns lugares da Ásia, por exemplo, o desaparecimento de abutres desencadeou o aumento populacional de ratos e cães selvagens, que carregam leptospirose e raiva, obrigando um aumento de gastos na área da Saúde local.3 de 6 Brasil abriga a maior parte de espécies existentes pelo mundo: urubu-de-cabeça-preta é o mais urbano — Foto: Arte/TG Brasil abriga a maior parte de espécies existentes pelo mundo: urubu-de-cabeça-preta é o mais urbano — Foto: Arte/TG “Além disso, existem algumas crendices e lendas que colocam os urubus como aves agourentas, cuja presença acredita ser prenúncio de morte, semelhante ao que ocorre com muitas corujas”, afirma Menq.
- Mais do que as crendices, a palavra urubu também é empregada para denotar comportamentos reprováveis, como o de pessoas que enriquecem a partir de práticas ilegais ou oportunistas”, acrescenta.
- Eu vejo muito mais do que uma ave com importante papel ecológico.
- Eu realmente vejo beleza”, Marjory Auad Spina, bióloga No Brasil, é possível encontrar o urubu-de-cabeça-preta – o mais comum e urbano de todos, que utiliza estruturas de prédios para fazer seus ninhos – o urubu-de-cabeça-vermelha, urubu-de-cabeça-amarela e o urubu-rei, que estão distribuídos por todo o País.
Já o urubu-da-mata é endêmico da Região Amazônica. O que difere na ocorrência deles é apenas o habitat. Os urubus são aves pertencentes a ordem cathartiformes, diferente dos abutres do Velho Mundo, pertencentes à ordem accipitriformes, Eles possuem poucos predadores, sendo jiboias, sucuris e pequenos mamíferos carnívoros os mais conhecidos.
As aves urbanas são comumente observadas planando pelo céu das cidades, pousado no alto de prédios, antenas ou vasculhando os lixões à procura de material orgânico. Menq aponta ainda que os urubus costumam associar-se aos caracarás, dividindo carcaças. A associação é benéfica para ambos, os urubus ganham proteção e têm seus parasitas retirados da plumagem, e os caracarás conseguem alimento com mais facilidade.
Os urubus passam várias horas do dia planando, usam as correntes de ar quente para planar por horas, gastando o mínimo de energia. Eles fazem movimentos ascendentes em espiral em largos círculos e voam dezenas de quilômetros atrás de alimento, muitas vezes compartilhando o céu com gaviões e águias.
Normalmente localizam os cadáveres em solo através de sua excelente visão, exceto as espécies do gênero cathartes que possuem um olfato extremamente apurado.4 de 6 Urubu-da-mata é visto apenas na região amazônica: ave exuberante — Foto: Arquivo/TG Urubu-da-mata é visto apenas na região amazônica: ave exuberante — Foto: Arquivo/TG Os urubus não tem habilidade para caçar, suas patas não funcionam como ferramentas para agarrar e matar presas, como nos gaviões.
“Mesmo assim, ocasionalmente, os urubus podem capturar pequenos vertebrados, como aves, roedores, lagartos ou filhotes de tartarugas. Normalmente capturados e abatidos com o bico. Há registros impressionantes que registraram no Interior do Mato Grosso do Sul um urubu-de-cabeça-amarelado atacando, com bicadas na cabeça, uma jararaca”, afirma Menq.
Conforme conta a bióloga Marjory, no Brasil, não existe um grupo que defenda especificamente os urubus. “Entretanto, existe o International Vulture Awareness Day, que acontece em todo primeiro sábado do mês de setembro. Foi uma iniciativa que veio em conjunto com a África do Sul e a Inglaterra, que decidiram expandir a ideia para um evento internacional.
Nessa época é possível encontrar, principalmente em redes sociais no Brasil, pessoas que apoiam essa causa”, conta ela, que estampa esse respeito pelo animal na própria pele. “Eu tatuei um bracelete no braço direito com as espécies de urubus. Sempre tive afinidade com eles, é algo que eu notei desde quando era criança.
- Lembro-me de uma vez, quando tinha 12 anos, eu estava na Avenida Paulista com meu irmão e avistamos dois filhotes de urubus.
- Foi meu primeiro contato tão próximo e fiquei encantada”, diz.5 de 6 A bióloga Marjory Spina: amor aos urubus estampado na pele — Foto: Arquivo Pessoal A bióloga Marjory Spina: amor aos urubus estampado na pele — Foto: Arquivo Pessoal Curiosamente, em algumas culturas de outras partes do mundo as “aves carniceiras” são bem vistas.
No Tibete, por exemplo, algumas culturas possuem grande simpatia pelos abutres e os incluem em suas tradições funerárias. Nesta cultura, as pessoas não são enterradas após a morte como meio de controlar doenças infecciosas. Em vez disso, os corpos são colocados em plataformas a céu aberto em um local tradicional para ser consumido pelos abutres.
Ver resposta completa
Por que o urubu come primeiro os olhos?
Folha de S.Paulo – Urubu pode ter comido olhos de agricultor do RS – 17/11/1995 | |
Urubu pode ter comido olhos de agricultor do RS SILVIA QUEVEDO DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS Texto Anterior:
A polícia, que investiga o caso do agricultor encontrado sem olhos em Estância Velha (a 50 km de Porto Alegre), acredita que aves predadoras, provavelmente urubus, possam ter comido os globos oculares de Olívio Correa, 56.Segundo o investigador da DP de Estância Velha, Jorge Aires, 43, o médico que constatou a falta dos olhos disse que eles foram retirados “por um instrumento cortante, que pode ser uma faca ou até o bico de uma ave”.Aires disse que há urubus no matagal em que o agricultor foi encontrado e que Correa, que continua dando depoimentos desencontrados, poderia mão ter sentido dor “por estar bêbado”.Ontem, o delegado responsável pela investigação, Luiz Fernando Nunes da Silva, checaria se é possível uma ave comer os olhos sem provocar lesões nas pálpebras.Essa hipótese, segundo o veterinário Jordan Wallauer, que é especialista em animais silvestres, “faz sentido”.
De acordo com Wallauer, quando atacam seres ainda vivos, aves que costumam comer carniça começam pelos olhos ou outros orifícios naturais, como o ânus, porque não têm força para pegar carne sadia.”A ponta do bico faz a função de uma cureta, que é um instrumento cirúrgico para raspagem. O ferimento é quase cirúrgico”.Outro indício que reforça a tese é o fato de Correa ter sido encontrado próximo ao local em que foi visto pela última vez.
“Se fosse alguma pessoa que tivesse feito isso levaria o corpo para outro lugar, não se arriscaria a deixá-lo no local”, disse o delegado Aires.O laudo do IML de Porto Alegre (RS) sobre o agricultor, divulgado ontem à noite, entretanto, informou que “os globos oculares foram retirados sem que houvesse lesões secundárias, havendo indícios de que tenham sido retirados por instrumentos cirúrgicos”.
Ver resposta completa
Qual o urubu que não come carniça?
Os cientistas ainda não desvendaram totalmente esse mistério, mas acreditam que os urubus se deliciam com comida estragada sem passar mal graças ao seu sistema imunológico e ao potente suco gástrico secretado por seu estômago. Mas isso não significa que eles prefiram carne podre à fresquinha.
- Acontece que os urubus não têm habilidade para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa.
- Assim, só lhes resta a carcaça de animais mortos.
- Apesar de feioso e com má fama, o urubu tem papel essencial na natureza.
- Como é um animal necrófago, que se alimenta de carne em putrefação, faz uma espécie de “faxina” nos locais onde vive, pois elimina do meio ambiente a matéria orgânica em decomposição.
Para encontrar a refeição, eles contam com olfato e visão apurados. São capazes de ver um bicho pequeno a 3 mil metros de altura! Mas os urubus não cantam de galo: eles não têm siringe, o órgão vocal das aves, e só fazem uns barulhos esquisitos chamados de crocitar.
- BELEZA ROUBADA Urubus são feios e sujos, mas cheios de truques para sobreviver ao cardápio nojento À FLOR DA PELE A cabeça e o pescoço pelados dos urubus ajudam na sobrevivência.
- Como eles se alimentam de carne podre, cheia de bactérias e outros microorganismos letais, se tivessem penas, essas regiões poderiam entrar em contato com a comida, transformando-se em pontos de contaminação.
CARONA VOADORA Espertos, os urubus aproveitam as correntes de ar quente para planar por horas a fio sem fazer esforço. Eles fazem movimentos ascendentes em espiral em largos círculos e voam dezenas de quilômetros atrás de alimento. No solo, quando se sentem ameaçados, regurgitam para perder peso e alçar vôo com mais rapidez.
PASSO A PASSO Os urubus têm um andar engraçado e desengonçado por causa de seus pés chatos. Eles não possuem habilidade para caminhar, como fazem outras aves, e dão pequenos pulinhos para se deslocar. Ao contrário de aves de rapina como as águias, eles não têm uma garra funcional, por isso não conseguem capturar presas.
Continua após a publicidade OVOS NO PAREDÃO A reprodução dos urubus acontece no início da primavera. Diferentemente da maioria das aves, eles não constroem ninhos em plantas. As fêmeas fazem a postura entre rochas escondidas, paredões rochosos e árvores ocas.
- Normalmente, colocam dois ou três ovos, sendo que o período de incubação varia de 49 a 56 dias conforme a espécie.
- DUPLA PROTEÇÃO O estômago dos urubus secreta um suco gástrico que neutraliza as bactérias e toxinas presentes na carne putrefata.
- Além disso, acredita-se que os anticorpos de seu sistema imunológico fazem com que ele seja imune a doenças que atingiriam os humanos se resolvêssemos adotar o menu indigesto.
LEI DO MAIS FORTE Cinco espécies de urubus, como o urubu-da-mata, vivem no Brasil. Com o olfato mais apurado, o urubu-de-cabeça-vermelha e o urubu-de-cabeça-amarela encontram primeiro a comida e são seguidos pelos demais. Mas quem come primeiro é o urubu-rei, que é maior e tem o bico mais forte, ideal para rasgar a pele da carcaça.
Enquanto ele se esbalda, os demais, como o urubu-de-cabeça-preta, se afastam da carniça. O urubu-rei tem esse nome por causa do bico forte e da exuberante coloração de sua cabeça. REFRESCO NOJENTO Como não tem glândulas sudoríparas para dissipar o calor, o urubu usa uma estratégia cabulosa para evitar que a temperatura de seu corpo suba demais: defeca e faz xixi nas próprias pernas! O cheiro ruim também afasta eventuais predadores.
Além disso, ficam com o bico aberto para perder calor, CONSULTORIA: FERNANDA JUNQUEIRA VAZ GUIDA, CHEFE DO SETOR DE AVES DA FUNDAÇÃO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO Continua após a publicidade
ave Mundo Animal rapina urubu
Como os urubus conseguem comer carne podre? Os cientistas ainda não desvendaram totalmente esse mistério, mas acreditam que os urubus se deliciam com comida estragada sem passar mal graças ao seu sistema imunológico e ao potente suco gástrico secretado por seu estômago.
- Mas isso não significa que eles prefiram carne podre à fresquinha.
- Acontece que os urubus não têm habilidade para caçar, A ciência está mudando.
- O tempo todo.
- Acompanhe por SUPER e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril* Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Ver resposta completa
Qual o inimigo do urubu?
São Paulo, sbado, 22 de maio de 2010 Ciência Se eu fosse um urubu. faria longos voos, adoraria carne podre no almoço e no jantar e seria “careca” LUISA MASSARANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Tem gente que adora tucano, outras pessoas amam periquitos.
- Mas não conheço n-i-n-g-u-é-m que seja vidrado por urubu -exceto quem torce pelo Flamengo.
- Quando está em terra, um urubu tem um andar desengonçado.
- Mas no ar tudo é diferente: faz um voo lindo, aproveitando correntes de ar, planando como se fosse uma asa-delta.
- Com esse “truque”, ele voa por quilômetros sem fazer esforço.
O urubu tem um ótimo olfato. Esse sentido é mais aguçado no urubu-de-cabeça-vermelha e no urubu-de-cabeça-amarela. Sabendo disso, outras espécies ficam de “olho” nesses farejadores e, quando estes localizam a comida, os demais vão atrás. A visão também é aguçada: um urubu pode enxergar um bichinho a uma distância de 3.000 m de altura! Para você, que é um ser humano, pode parecer nojento.
Mas, para um urubu, carne podre de animais mortos é uma gostosura! Mas uma pergunta intriga os cientistas: como os urubus conseguem comer carne podre sem adoecer? É possível que esses animais tenham um suco gástrico (substância secretada no estômago para digerir a comida) mais potente que a dos seres humanos.
Devem ter, também, um organismo mais resistente que o nosso. Acredita-se, também, que o fato de o urubu ser “careca”, ou seja, não ter penas na cabeça, ajuda a evitar infecções. Isso porque os pequenos organismos que causam doenças poderiam usar as penas para se alojar.
- Tudo em família O urubu é “parente” do condor.
- Ambos pertencem à família Cathartidae, de aves que vivem no continente americano e ocupam diversos habitats, desde os Andes até as regiões tropicais e semitropicais da América Latina.
- Vida longa O urubu é uma ave de vida longa.
- Um urubu-rei, por exemplo, chega a viver 40 anos.
Com exceção dessa espécie, o urubu é um dos poucos animais que não é afetado pela ação do homem. Não tem inimigos naturais e se beneficia do lixo produzido pelos humanos. Ninhos improvisados A reprodução dos urubus acontece no início da primavera. Eles não constroem ninhos, como outras aves.
As fêmeas colocam os ovos -em geral, um ou dois- em paredões ou árvores ocas. Cerca de 50 dias depois nascem os filhotes. Gari da natureza Este animal tem um papel importante na natureza, já que elimina as carcaças de animais mortos. Os urubus retiram 95% das carcaças de um ecossistema, a maioria das quais de mamíferos.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Ver resposta completa
Por que o urubu fica rodeando no céu?
Quer saber se está chegando chuva antes de ver as nuvens cinzentas? Basta observar a movimentação dos urubus no céu. Isso mesmo, os urubus “avisam” quando vai cair um “toró”. A professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Andréa Bezerra, explica que, na verdade, eles aproveitam os bolsões de ar criados pelo movimento das nuvens de chuva para gastar menos energia voando e observar a área ao redor.
Isso porque eles planam. “Entre as aves que voam, existem dois tipos de voos: o batido e o planado. O voo batido é o que a gente vê nos pássaros menores, como os sabiás, que batem as asas de forma rápida e com maior frequência, Dentre as que tem o voo planado, está o urubu, que é uma ave muito tranquila em relação ao voo, não voa rápido nem apressada”, exemplifica.
Na Amazônia, as espécies mais comuns são Urubu-de-cabeça-preta ( Coragyps atratus ) e o Urubu-de-cabeça-vermelha ( Cathartes aura ). Leia também: Urubu é pet? Acreana recebe presente inusitado nos seus 70 anos Foto: Reprodução/Youtube-Luiz Carlos Marques Cardoso
Ver resposta completa
O que significa ver um urubu na rua?
A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.
Ver resposta completa
Por que urubu fica parado?
Por que o urubu fica horas pousado com as asas abertas? Pessoal eu cheguei nesta mesma pergunta!! A um tempinho já que este comportamento vem me a cutucar a curiosidade. E como sou curioso por demais fui atras de informações sobre este comportamento,
A ave esta marcando o seu território; talvez mostrando alguma agressividade a outras aves que passam perto.
Recarregando suas baterias,ou refrescando-se. Muitas aves necessitam de um aquecimento para iniciarem suas atividades
Devido a coloração preta, o corpo dos urubus absorve muito calor por irradiação; por isso eles ficam com as asas abertas, é uma maneira de arrefecer o seu corpo.
*Poderia ser por território, mas a princípio creio que não seja; pois os lugares que tenho observado as aves pousam em lugares aleatórios, ou seja em qualquer lugar que pousam fazem isto. *Recarregando as baterias, ou refrescando-se. Porque não! Normalmente observei o ocorrido na parte do meio-dia, horário que o sol esta mais quente, e como a cor preta absorve muito calor do sol, deve ser quentíssimo se ficar quietinho paradinho.
- Sabemos a importância do sol para todos os animais, e cada um aproveita-o de uma maneira.
- Por exemplo: As galinhas, os jacu, fazem buracos na terra quentinha, e com as asas espalham o pó super quente em meio as suas penas.
- Com certeza expulsaram alguns piolhos, e outros parasitas.
- Os urubus, não gostam muito do solo só para se alimentarem; e qual é a melhor maneira de expulsar parasitas secar as plumas se aquecer? Acredito que seja isso, pois nas alturas ventila bem as penas; mas o ar é bem frio.
Então, vamos tomar um banho de sol pra deixar tudo em ordem para as próximas horas de voo. “Se gostou do conteúdo e queira ajudar este humilde blog, basta apenas clicar em um anúncio!! ✌✌Obrigado!!” Local do registro: Arroio do Moinho1º Canguçu RS Momordica é um género botânico pertencente à família Cucurbitaceae conhecido popularmente como melãozinho ou melão-de-são-caetano,
Seu nome popular, melão-de-são-caetano, deve-se aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana (Estado de Minas Gerais ). O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão, daí o nome. É uma planta de origem asiática, mas trazida da África para a Américas pelos escravos.
É um cipó herbáceo muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com protuberâncias moles na superfície se abre espontaneamente em três partes, quando maduro, mostrando suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças.
- A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorroidas.
- As folhas dessa planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa.
- Os escravos usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para ba Clike para exibir foto grande RESUMO: O joão-teneném tem um tamanho de 16 centímetros e pesa 14 gramas, possui cor ferrugem no alto da cabeça e nas asas; sua cauda é comprida, graduada com cor amarronzada.
As bases das penas cinzentas da garganta são pretas. As costas e partes inferiores do corpo são pardo-oliváceas. O joão-teneném jovem não tem a cor ferrugem na cabeça e nas asas. É facilmente reconhecido pelo seu canto – “bentereré, bentereré”, lembrando “joão-teneném”, emitida várias vezes.
- Wikiaves.com.br ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL ”Este pequeno e discreto pássaro me deu muito trabalho para registrá-lo em foto.
- Ao contrário do que diz na página do site wikiaves ”muito simpático”, estes aqui para o lado de Canguçu não tem nada de simpáticos, são super arredios, não gostam nada, nada, de se mostrar.
Estão sempre ao meio de vegetação fechada pulando, não param quieto quase nunca. É mais ouvida do que visualizada.” : Por que o urubu fica horas pousado com as asas abertas?
Ver resposta completa
Qual é o animal que come gente?
Tigres. Considerados os ‘campeões’ na predação de humanos, os tigres mataram cerca de 373 mil pessoas em ataques ocorridos na Índia, Nepal e Sudeste Asiático de 1800 a 2009, segundo um estudo abrangente de mortes divulgado no livro Tigres do mundo: a ciência, a política e a conservação do Panthera tigris.
Ver resposta completa
Qual é o predador natural do ser humano?
Maiores predadores do homem, mosquitos já mataram mais que guerras de Gengis Khan e Hitler 1 de 3 “”Se eliminarmos o Aedes aegypti, não pode haver outra espécie de mosquito que atualmente não é vetor, mas passa a ser?”, questiona Winegard — Foto: WikiImages por Pixabay “”Se eliminarmos o Aedes aegypti, não pode haver outra espécie de mosquito que atualmente não é vetor, mas passa a ser?”, questiona Winegard — Foto: WikiImages por Pixabay Nem leões, nem tubarões, nem o próprio ser humano e seus canhões: o maior predador da espécie humana é o mosquito.
- Isto é verdade atualmente: em 2018, foram 830 mil vítimas, contra 580 mil pessoas mortas por outras pessoas.
- E foi verdade ao longo de toda a história: as trágicas guerras de Gengis Khan, Átila ou Hitler fizeram menos baixas do que as doenças transmitidas por picadas, como malária, febre amarela e dengue.
Dos 108 bilhões de pessoas que já viveram, calcula-se que 52 bilhões pereceram com a participação de mosquitos. Já possui cadastro? : Maiores predadores do homem, mosquitos já mataram mais que guerras de Gengis Khan e Hitler
Ver resposta completa
Quantos km urubu sente cheiro?
Um urubu é capaz de ver um animal morto a 3000 m de altura e de sentir o cheiro de carniça a 50 km de distância.
Ver resposta completa
Qual o país que come carne de urubu?
Segundo o site, as imagens dos urubus circularam em países de língua espanhola muito antes de chegarem aqui. Os primeiros registros de denúncia surgiram em Honduras. Depois, circularam em Nicarágua, Costa Rica e México.
Ver resposta completa
Qual é a parte do corpo humano que o urubu come?
→ Características dos urubus – Os urubus são aves de grande porte encontradas, exclusivamente, no continente americano. No Brasil, é possível encontrar cinco espécies desses animais: urubu-de-cabeça-preta ( Coragyps atratus ), urubu-de-cabeça-vermelha ( Cathartes aura ), urubu-de-cabeça-amarela ( Cathartes burrovianus ), urubu-rei ( Sarcoramphus papa ) e urubu-da-mata ( Cathartes melambrotus ).
Os urubus são aves que possuem olfato e visão bem-desenvolvidos, características que favorecem a busca de alimentos. Vale salientar que o olfato é um dos sentidos menos desenvolvidos nas aves. Os urubus são, portanto, uma exceção. Leia também : Esses animais destacam-se ainda por serem capazes de realizar planados por grandes áreas gastando pouca energia.
Isso ocorre porque essas aves fazem sua ascensão nas correntes de ar quente que sobem do solo. Esse é o principal motivo pelo qual esses animais evitam voar no período da manhã. O urubu gasta pouca energia durante seu voo. No que diz respeito às características morfológicas, esses animais destacam-se pela pouca quantidade ou ausência de penas na região da cabeça e do pescoço.
Essa região sem penas está relacionada com a alimentação dessas aves. Como os urubus alimentam-se de carne em decomposição, a cabeça e o pescoço ficam, frequentemente, sujos com os restos desse alimento. Como não há penas na região da cabeça e do pescoço, torna-se mais fácil a limpeza dessa área. Os urubus são animais que não constroem ninhos.
Para colocar seus ovos, utilizam fendas em penhascos ou árvores ocas. Nas grandes cidades, os urubus podem utilizar sacadas de prédios para colocar seus ovos. O período de incubação dos ovos varia de 40 dias a 60 dias. Geralmente, o urubu coloca de dois a três ovos dependendo da espécie analisada.
Ver resposta completa