Contents
Qual é a melhor carne para a saúde?
Carne leve e saudável – A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.
Ver resposta completa
Qual são as carnes mais saudáveis?
Qual o melhor tipo de carne? – As carnes brancas de aves, como pato, codorna ou galinha, possuem menos gorduras e calorias e, por esse motivo, geralmente são consideradas mais saudáveis e podem ser consumidas mais frequentemente. No entanto, a carne vermelha também pode ser considerada uma opção saudável, desde que consumida com moderação e dando preferência para carnes e cortes com menos gordura, como patinho, maminha, filé ou coxão mole, por exemplo.
- Além disso, os peixes também devem ser consumidos de forma regular, principalmente os peixes gordos e de água fria, como sardinha, atum e salmão, pois são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura boa para o organismo que, além de ser excelente anti-inflamatório, ajuda a reduzir o colesterol.
- Independente da escolha da carne, a recomendação é que a quantidade por refeição não passe de 100 a 150 gramas dessa fonte de proteína, isso porque o prato deve ser composto por outros alimentos, como verduras, legumes e fontes de carboidratos, por exemplo.
No entanto, é importante que o nutricionista seja consultado para que seja verificado qual a quantidade de carne por refeição que deve ser incluída no dia a dia.
Ver resposta completa
Qual é o melhor carne do mundo?
Contrafilé japonês é eleito a melhor carne do mundo | Agrofy News O World Steak Challenge, tradicional concurso internacional sobre carne bovina, anunciou o contrafilé japonês da raça Wagyu como o melhor bife do mundo em 2022. A decisão foi tomada após um dia inteiro de julgamentos e degustações realizadas em Dublin, na Irlanda, no dia 28 de setembro.
A competição contempla cinco categorias (Geral, Contrafilé, Filé de Costela, Filé, Animal Alimentado com Grão e Animal Alimentado a Pasto) e contou com a participação de representantes de mais de 20 países, O bife japonês da Starzen Co. foi o vencedor na contagem geral e, também, nas categorias Melhor Contrafilé (World’s Best Sirloin) e Melhor Animal Alimentado com Grãos (World’s Best Grain-Fed) do mundo.
Apesar da fama da raça nipônica Wagyu, foi a primeira vez que o Japão faturou a maior premiação, O corte vencedor veio de uma fêmea de 30 meses criada na região de Kagoshima com clima quente e água abundante. Já o Melhor Filé de Costela do Mundo (World´s Best Ribeye) foi para Jack’s Creek, da Austrália. A marca havia sido vencedora nas edições anteriores de Melhor Contrafilé, Melhor Filé de Costela e Produzido a Grão. O animal também era um exemplar Wagyu puro de 32 meses de idade, que foi alimentado com grãos e elogiado pelos juízes por ser macio, suculento e cheio de sabor amanteigado.
O título de Melhor Filé do Mundo foi conquistado como a fêmea MFC Carni da Polônia. Alimentado por grãos e obtido por um cruzamento de Holstein Polonês e Black Angus, o animal gerou um bife que foi reconhecido por seus sabores intensos, aroma doce e maciez única. O melhor bife alimentado a pasto do mundo foi para um Dexter puro da Linden Foods, Irlanda do Norte.
Vendido na M&S, este olho de lombo maturado de 30 dias foi descrito pelos juízes como muito macio e rico.
Ver resposta completa
Qual a melhor carne magra?
Você sabe quais são as carnes magras mais saudáveis? | Frigorífico Origem
- Em tempos de muito cuidado com a alimentação, é preciso saber quais são as carnes magras mais saudáveis e quanto consumir
- Não há como negar, as carnes possuem um papel fundamental no cardápio e na dieta de todo brasileiro, afinal, ela é uma das principais fontes de proteínas.
- Esse grupo alimentar possui todos os aminoácidos essenciais para o organismo, principalmente para quem deseja ganhar força muscular e fortalecer a pele, cabelo e unhas.
Porém, é comum que muita gente acredite que pela carne vermelha ser mais gordurosa que a branca, deva ser excluída do cardápio. Porém, o ideal é optar por cortes bovinos mais magros como: filé mignon, patinho e maminha. As melhores carnes magras: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, maminha, músculo e patinho.
Ver resposta completa
Qual é a proteína animal mais consumida no mundo?
Carne mais consumida no mundo: é bom comer frango com pele? Info O consumo de frango é popular porque geralmente é mais barato, tem baixo teor de gordura e enfrenta poucas barreiras culturais ou religiosas Entre as carnes animais, o frango é, sem dúvida, a preferida do mundo.
É a carne mais consumida globalmente: a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que em 2021 foram consumidas 133 milhões de toneladas de carne branca no mundo. Na América Latina, terceira região do mundo onde esse alimento é mais consumido, em 2019 cada pessoa comeu em média 32,7 kg de frango.
A cifra no Brasil foi de 40,6 kg e na Argentina de 40,4 kg. O consumo de frango é popular porque geralmente é mais barato, tem baixo teor de gordura e enfrenta poucas barreiras culturais ou religiosas. Além disso, é uma carne rica em proteínas e uma importante fonte de vitaminas e minerais.
Ainda contém níveis significativos de gorduras monoinsaturadas benéficas, que podem beneficiar a saúde cardiovascular. Mas, essa comida tão popular também parece estar cercada de dúvidas e falsas crenças. Por exemplo, a pele de frango é conhecida por conter um alto nível de gordura. Então, é bom comer frango com pele ou devemos retirá-la antes de cozinhar ou consumir o alimento? “A pele do frango tem 32% de gordura.
Ou seja, a cada 100 gramas de pele que consumimos, 32 gramas são de gordura”, disse María Dolores Fernández Pazos, nutricionista do Centro de Informações Nutricionais da Carne de Frango (Cincap, por sua sigla em espanhol), à BBC News Mundo na Argentina.
Dessas gorduras contidas na pele do frango, explica a nutricionista, dois terços são insaturadas, as chamadas “gorduras boas”, que ajudam a melhorar os níveis de colesterol no sangue. E um terço das gorduras são saturadas, as conhecidas gorduras “ruins”, que contribuem para aumentar os níveis do colesterol indesejado.
Este é o mesmo nível de gordura que a carne de frango contém. Portanto, diz a especialista, “se consumirmos frango com pele, estaremos aumentando a ingestão calórica de cada porção em aproximadamente 50%”. Assim, por exemplo, se comermos um peito de 196 gramas sem pele, estaremos consumindo 284 calorias (de acordo com os dados nutricionais do Departamento de Agricultura dos EUA), com 80% das calorias provenientes de proteínas e 20% de gordura.
Mas esses números aumentam drasticamente se incluirmos a pele: o peito terá 386 calorias, sendo 50% provenientes de proteína e 50% de gordura. Portanto, diz a nutricionista Dolores Fernández, “a recomendação mais saudável e geral para a população é retirar (a pele) antes de comer, para não adicionar calorias ou gordura extra ao prato”.
“No caso de pessoas sem histórico de doenças, com peso adequado para a altura, fisicamente ativas e com composição corporal adequada, podemos sugerir deixar a pele do frango durante o cozimento e retirá-la antes de comer, pois a presença da pele durante o cozimento ajudará a carne a secar menos e a ficar mais suculenta e saborosa”, diz a especialista. CRÉDITO, GETTY IMAGES – “Não é recomendado recongelar a carne de frango”, diz nutricionista E este é um conselho que se aplica a todas as carnes que foram descongeladas. A única maneira segura de recongelá-las é quando estiverem cozidas. “Dessa forma, com um cozimento seguro, eliminaremos a presença de microrganismos e poderemos recongelar a carne, garantindo as propriedades organolépticas e a segurança desse produto”, diz Dolores Fernández.
- A melhor maneira de descongelar o frango, dizem os especialistas, é dentro da geladeira.
- Descongelar em temperatura ambiente pode aumentar o desenvolvimento dos microrganismos que mencionamos anteriormente e estragar o produto.” Como o descongelamento na geladeira será mais lento, ele pode levar cerca de 24 horas para um frango inteiro.
Devemos planejar com antecedência o melhor momento para retirar a carne do freezer. Especialistas ressaltam que a carne de frango nunca deve ser descongelada em temperatura ambiente ou em água quente. Por que algumas lojas vendem galinhas amarelas e outras rosas? Algumas são melhores que outras? A cor da carne de frango pode variar de acordo com os pigmentos contidos no grão utilizado na dieta dele, explica a especialista do Cincap. CRÉDITO, GETTY IMAGES – A cor da carne de frango pode variar de acordo com os pigmentos contidos no grão utilizado na dieta dele Mas, do ponto de vista nutricional, explica Dolores Fernández, “não há diferenças entre as propriedades e contribuições nutricionais de uma galinha amarela e uma rosada”.
O frango, como vemos, é um dos alimentos mais nutritivos e populares do mundo, mas também costuma ser uma das principais fontes de intoxicação alimentar. A carne crua está contaminada com a bactéria Campylobacter e também, ocasionalmente, com Salmonella e Clostridium perfringens. É por isso que se você comer um frango que não foi cozido adequadamente ou contaminar outros alimentos ou bebidas com frango cru ou seus sucos, pode ter uma intoxicação alimentar.
Os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que a cada ano cerca de 1 milhão de pessoas adoecem no país por comer aves contaminadas. Estas são as dicas básicas da especialista do Centro de Informações Nutricionais de Carne de Frango: -Lave sempre as mãos antes de preparar todos os tipos de alimentos e várias vezes durante a sua preparação, especialmente se manusear alimentos crus e cozidos ao mesmo tempo; -Para evitar contaminação cruzada: ao manusear frango e outros alimentos crus, use equipamentos e utensílios diferentes e evite o contato com alimentos cozidos e/ou prontos para consumo; -Nunca devemos lavar a carne de frango, pois isso pode fazer com que ela, juntamente com as partículas de água que respingam, contamine o local de trabalho; -Cozinhe o frango completamente: ele deve estar livre da cor rosa dentro ou perto dos ossos e articulações; -Se você tiver sobras de frango de uma refeição e quiser comê-lo na próxima, reaqueça-o completamente.
Fonte: Imagem: Getty
: Carne mais consumida no mundo: é bom comer frango com pele?
Ver resposta completa
Qual é o país que mais come carne?
20 países que mais consomem carne: –
Estados Unidos – 101 kg de carnes por habitante Em seguida temos a Austrália – 93 kg de carnes por habitante
Argentina – 90 kg de carnes por habitante
Israel – 88 kg de carnes por habitante
Brasil – 78 kg de carnes por habitante
Nova Zelândia – 75 kg de carnes por habitante
Chile – 75 kg de carnes por habitante
Canadá – 68 kg de carnes por habitante
Rússia – 64 kg de carnes por habitante Reino Unido – 61 kg de carnes por habitante Malásia – 61 kg de carnes por habitante Coréia do Sul – 60 kg de carnes por habitante Noruega – 55 kg de carnes por habitante Peru – 54 kg de carnes por habitante Vietnã – 53 kg de carnes por habitante África do Sul – 52 kg de carnes por habitante México – 52 kg de carnes por habitante Suíça – 51 kg de carnes por habitante Colômbia – 50 kg de carnes por habitante China – 48 kg de carnes por habitante
Qual a carne mais pura?
Nomes populares: carne, bife, filé, carne vermelha. Nome científico: Bos taurus (boi) A carne bovina traz vários benefícios para a saúde se for consumida da maneira certa. Esse alimento é muito rico em proteína, mas tem ainda outros nutrientes como vitaminas do complexo B e sais minerais.
- Fonte de Ferro, Zinco, Fósforo, Potássio, Magnésio e Selênio.
- O consumo da carne vermelha ajuda na saúde do coração e do sistema nervoso.
- Sua grande quantidade de proteína animal e de algumas vitaminas dá energia ao organismo.
- Além disso, ela também é capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do corpo, mas isso vem a um custo, já que a maioria dos cortes tem mais de 150 calorias em 100 gramas.
As vitaminas B não são muito encontradas em alimentos de origem vegetal, logo o consumo frequente de carne vermelha permite que o organismo reponha as quantidades necessárias dessas. Porém, é importante evitar que seja frita. Grelhada, assada ou cozida são sempre as melhores opções no preparo dos diferentes cortes de carne.
A alcatra é uma peça muito macia, perfeita para preparar bifes grelhados. Já a maminha, outro corte muito popular, é uma das melhores para fazer com recheios como o queijo. O filé mignon é uma carne pura, sem gordura e a mais macia do boi. Ideal no preparo de estrogonofe, escalopes e bifes. Para assados e ensopados, a fraldinha é a melhor opção.
A picanha é a favorita em qualquer churrasco por ser macia e saborosa. A Taeq oferece diferentes cortes de carne da melhor qualidade. Com o cruzamento da Rubia Gallega e Nelore, a carne fica com menos calorias, menos gordura e ainda assim muito macia e saborosa.
Ver resposta completa
Onde tem a melhor carne do mundo?
‘Melhor carne do mundo’ na Netflix, boi velho gera nova iguaria do churrasco brasileiro Foi há cinco anos, assistindo ao documentário “Steak (R)evolution”, da Netflix, que o renomado engenheiro agrônomo brasileiro começou a pensar em produzir um lote especial de carne de boi velho no Brasil.
A melhor carne do mundo” Isso porque, a “melhor carne do mundo”, segundo a produção internacional, foi encontrada na, na Espanha, que serve cortes maturados a seco (dry aged) de animais taurinos de 8 a 12 anos de idade, que chegam a pesar 2 mil kg. “Coloquei como um dos objetivos profissionais da vida visitar esse lugar”, lembra Barcellos, que aproveitou a ida a Portugal, em outubro de 2020, para dar uma esticada até o famoso,
“Foi uma experiência fantástica. Uma carne com muito sabor, encorpada, com personalidade”, entusiasma-se o profissional com mais de 25 anos de experiência em melhoramento genético. O boi 888 Na volta ao Brasil, Barcellos encontrou as condições ideais para a nova produção na fazenda de engorda Maximus Feedlot, comandada pelo pecuarista Neto Sartor, no interior de São Paulo.
Após 200 dias de alimentação no confinamento, cerca de cem animais Braford chegaram a 8 anos, com 800 kg e um nível de marmoreio (gordura entremeada na carne) de 8%. “É uma raridade”, analisa o idealizador da marca 888, criada naquele momento em alusão aos números correspondentes às características do animal.
O preço por quilo do produto ultrapassa R$ 200. Corte asado de tira (transversal da costela) com 7 cm de largura: ‘Raridade’ “O boi 888 é fruto de uma pecuária inviável devido à difícil rentabilidade de um animal desse porte. No entanto, é uma realidade em algumas fazendas mais tradicionais, o que gera essa grande oportunidade”, explica Barcellos, enfatizando a alimentação especial (silagem de milho, sorgo, farelo de soja, minerais e vitaminas) e a exigência genética.
“Precisa ser gado taurino, ou ter acima de 62,5% de taurino, pra ter o grande benefício do dry aged. É sabido que raças zebuínas (nelore, por exemplo) tem menor eficiência de maturação em razão de um processo enzimático diferente”, destaca. Realmente, uma iguaria Um parte desse lote limitado, de apenas 100 animais, é servida no, restaurante especializado em churrasco, na zona sul da capital paulista.
, proprietário da casa e açougueiro profissional, maturou mais de 500 kg dessa produção especial por mais de 60 dias. Na vitrine de dry aged do local, é possível ver a diferença de tamanho das peças: um asado de tira (corte transversal da costela), por exemplo, chega a 7 cm de largura, aproximadamente o dobro do tradicional, de animal jovem (2 anos).
Ver resposta completa