Contents
Qual a melhor carne para fazer um bife?
Confira os 5 melhores cortes para fazer um bife suculento Para você ir além do tradicional e fazer o bife perfeito em casa, o chef Guilherme Guzela compartilha algumas dicas que vão te ajudar nas escolhas dos melhores cortes e nos tipos de carne para acertar no preparo.
Confira: Cortes de bifes: quais são os melhores para preparar Ao preparar um bife, é comum se deparar com diferentes tipos de cortes, O que muita gente não sabe é o que cortes de bifes podem variar, conforme a espessura e tipo de preparo. “Os melhores cortes para preparar um bife comum no dia a dia são o escalopinho e o paillard.
Carne boa para bife
Já os outros cortes normalmente costumam ser destinados para o preparo do filé mignon”, explica Guzela. Conheça a seguir quais são as melhores opções de cortes para o seu prato: Chateaubriad : é um tipo de peça única, com cerca de 4 cm de altura e 400 gramas de peso.
Costuma ser utilizado no preparo de filé mignon para duas pessoas, com a carne mal passada por fora e ao ponto por dentro. Tournedo : ou tornedor, é um corte um pouco mais baixo do que chateaubriad, com cerca de 3 cm e 200 gramas de peso. É indicado para o preparo de contrafilé e filé mignon para uma pessoa, com o ponto mal passado ou rosado por dentro.
Medalhão : é um corte de bife redondo, com uma espessura média de 2 cm de altura e 200 gramas de peso. Pratos com medalhão costumam ser preparados com cortes como o filé mignon, contrafilé e alcatra. Escalope : são pequenos bifes, cortados depois da ponta do fíle, com a espessura de 1 cm.
Também tem o escalopinho, que começa na ponta do filé, com 0,5 cm de largura. Esse corte é indicado para receitas de carnes com bastante molho, como madeira ou funghi. Paillard : é um corte de bife bem fino, em torno de 0,5 de espessura, normalmente um escalope batido. Costuma ser utilizado em cortes como contrafilé, para o preparo de bife à milanesa.
Tipos de carne: quais são os melhores para fazer bife Agora que você já conhece os principais cortes de bifes, veja quais são os tipos de carne mais indicados para cada preparo e garanta a sua carne de qualidade no, Alcatra : carne magra e saborosa, pode ser utilizada como bife e também em outras receitas.
- Por ser uma peça grande, também rende outros cortes de bife como o contrafilé.
- Contrafilé : corte com gordura entremeada, que rende uma carne macia e fácil de ser preparada.
- Mesmo nos bifes maiores, não precisa de muito tempo para fritar, apenas 2 minutos de cada lado.
- Patinho : uma carne grande e ao mesmo tempo fina, indicada para bifes à milanesa, enrolados ou outros tipos de fritura.
Apresenta um tempo de preparo rápido para uma carne macia e suculenta. Coxão Mole : é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes. Filé Mignon : uma carne nobre e macia, que rende o preparo de bifes com cortes realizados na parte mais fina do filé.
Retire o bife da geladeira cerca de 15 a 20 minutos antes de preparar, para chegar à temperatura ambiente. Tempere o bife com sal e pimenta um pouco antes de fritar. Na hora de preparar, coloque o azeite no bife e depois adicione manteiga para ganhar mais sabor. Utilize uma frigideira grossa e de preferência sem antiaderente, é importante que o bife grude um pouco no preparo. Quando o bife começar a soltar água, é hora de trocar o lado na frigideira, sem mexer novamente ou apertar. Nos cortes como patinho ou contrafilé, a dica é picotar as fibras, para não entortar o bife durante o preparo.
: Confira os 5 melhores cortes para fazer um bife suculento
Ver resposta completa
Qual a carne boa para fritar?
Para fritar: contrafilé, patinho, coxão mole, alcatra e filé mignon.
Ver resposta completa
Qual carne é mais macia alcatra ou coxão mole?
DICAS SOBRE CARNE, SEUS CORTES E ESPECIFICAÇÕES Sempre é bom conhecer os cortes da carne, especialmente se você fica sempre em dúvida sobre qual levar. Além do que existem carnes de primeira e de segunda, que nem sempre sabemos o que devemos preparar com elas.
Aba do filé: utilize-a moída pois tem nervos demais.Acém: carne de “segunda”, relativamente magra, que pode entrar em cozidos, assados, refogados, ou preparada em bifes ou moída.Alcatra: de “primeira”, de fibras macias.Braço: conhecida por paleta ou pá, é carne nervosa, que leva muito tempo para cozinhar. É de “segunda”.Capa de filé: outra carne nervosa, de “segunda”, que pede muito tempo de cozimento.Contrafilé: também conhecido por filé do lombo. Muito macio, é magro mas sua parte externa tem uma grossa camada de gordura.Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole. Mas de “primeira”, como esse.Coxão mole: constituído por fibras macias e curtas, com gordura e nervos.Cupim: é a corcova do boi-zebu. Nele, fibras e gordura se entrelaçam. É saboroso e muito usado em churrasco. Mas exige um longo tempo de cozimento.Filé de costela: também é chamado de filé de costa, é de “segunda”, demora para cozinhar e é recomendável em cozidos e refogados.Filé mignon: extremamente macio, mas não muito saboroso, sempre pede um bom molho por acompanhamento.Fraldinha: composta pela parede do abdômen do animal, tem fibras longas, nervos e gorduras. De “segunda”.Lagarto: de “primeira”, formado por fibras longas e magras, com uma parte externa gordurosa.Maminha do alcatra: muito macia, naturalmente de “primeira”.Músculo: às vezes considerado de “segunda”, às vezes de “terceira”. Cortado com osso toma o nome de osso-buco. É de ótimo sabor.Patinho: corte de “primeira”, com fibras macias. Ao fazer bifes corte-o no sentido das fibras para que não endureçam.Peito: exige muito tempo de cozimento por causa da grande quantidade de músculos e fibras. É de “segunda”.Pescoço: tem muito tecido conjuntivo e gordura, exige prolongado tempo de cozimento. É considerado de “terceira”.Picanha: carne muito macia, indicada especialmente para churrasco. Ao comprá-la, não se deixe enrolar. Ela deve ter não mais de 25 centímetros de comprimento e o peso ideal é de 1 kg a 1,5 kg. Se pesar mais você estará pagando uma parte em coxão duro e a peça não terá maciez uniforme.Ponta de agulha: considerada de “terceira”, é constituída pelas últimas costelas do boi. Pode ser moída e, quando inteira ou em pedaços, também pede muito tempo de cozimento.Rabo: compõe-se de diversos ossos recobertos com carne gordurosa e, como toda carne junto ao osso, bastante saboroso.
Fonte: : DICAS SOBRE CARNE, SEUS CORTES E ESPECIFICAÇÕES
Ver resposta completa
Qual carne é mais saborosa patinho ou coxão mole?
– Coxão mole : Também conhecido como ‘chã de dentro’, essa carne é macia e saborosa, porém possui nervos e gorduras. É localizada na parte traseira do boi. – Patinho: Esse corte é uma carne de primeira, é macia e muito suculenta. Possui menos gordura do que o filé mignon e também é encontrada na parte de trás do boi.
Ver resposta completa