Contents
Qual a temperatura ideal para congelar carne no freezer?
Esqueça por um instante a receita da carne e pense se prestou atenção em alguns aspectos no momento que escolheu a porção na gôndola do supermercado até a hora de colocá-la na panela. O freezer do mercado estava frio o suficiente? A peça estava dentro da data da validade? Estava refrigerada ou congelada? Em casa, como você a guardou? Respeitou o prazo de validade, congelou, descongelou? Tudo isso faz parte de um conjunto de cuidados necessários para a preservação dos componentes nutricionais da carne e também das boas condições do alimento.
A temperatura do freezer do supermercado é um dos itens mais importantes. Pesquisa realizada pela organização ProTeste e pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) mostrou que 71% dos produtos são conservados em uma temperatura acima do ideal, propiciando a multiplicação de micro-organismos.
A pesquisa foi feita em cinco estabelecimentos localizados em três cidades do litoral de São Paulo, mas reflete a realidade por aqui também, constata a médica veterinária Regina Ernlund Macedo, professora da disciplina de tecnologia de alimentos de origem animal da PUCPR e especializada em tecnologia de carnes.
- De acordo com Regina, a temperatura adequada para conservação de carnes refrigeradas é abaixo de 7 ºC.
- Quanto menor, maior a durabilidade.
- O ideal é que fique entre 3ºC e 4ºC”, diz, lembrando que a carne nessa temperatura está refrigerada, e não congelada, o que acontece somente com conservação a menos de zero grau.
Não é regra, mas alguns supermercados deixam a geladeira com uma temperatura mais em alta do que a ideal para ter um gasto menor de energia. Ou ainda desligam a refrigeração das gôndolas, pelo mesmo motivo, por algumas horas. O consumidor pode checar a temperatura, que geralmente é indicada na parte de cima da gôndola.
- Geralmente, as peças de carne cortadas em supermercados têm validade de dois dias.
- É um prazo de segurança – mesmo que dure mais – para que o supermercado tenha a garantia de que está fornecendo uma carne de qualidade para o consumidor.
- A data da etiqueta vale para produtos refrigerados, mas em casa a peça pode ser congelada.
Porém, existe uma técnica para isso. “Deve ser congelada rapidamente e descongelada lentamente para que não perca as condições nutricionais. Não adianta esperar os dois dias da data de validade para congelar”, explica Regina. Descongelar O congelamento não recupera o que foi deteriorado, apenas mantém no estágio atual.
A carne deve ficar congelada por, no máximo, seis meses e a 18 graus negativos. Os freezers domésticos modernos conseguem manter essa temperatura. Os mais antigos, no entanto, não chegam nessa condição ideal. Para descongelar, nada de micro-ondas ou bacia de água quente. “A água que tinha virado cristal de gelo torna-se líquido com o descongelamento, mas se for feito de forma rápida, essa água, que contém as proteínas e demais elementos nutricionais, escapa rapidamente da carne, sem que suas células consigam absorver os elementos.
Assim, além de menos rica em nutrientes, será uma carne menos suculenta e mais dura”, diz. * * * * * * Serviço: Se a carne não estiver boa: Procure o médico veterinário responsável pelo setor no supermercado (todos os estabelecimentos onde o corte é feito no local precisam ter um).
Ver resposta completa
Qual a temperatura para conservar carnes?
Na refrigeração de carnes emprega-se temperaturas – 1 a 5ºC e congelação o uso de temperaturas inferiores ao ponto crioscópico (- 2ºC). Após o abate, a temperatura interna das carcaças varia geralmente entre 30 a 39ºC.
Ver resposta completa
Qual é a temperatura ideal para congelar?
Como regular a temperatura do freezer horizontal – O Freezer Consul horizontal possui um controle eletrônico na parte externa, para te ajudar a ajustar a temperatura correta. Para resfriar e conservar seus alimentos e bebidas, prefira deixar o seu freezer em temperaturas de 1º C a 5º C. Agora, para congelar de fato, o seu freezer consegue alcançar temperaturas bem baixas. Se o seu intuito é este, recomendamos ajustar de -25° C a -18º C. Lembrando que a temperatura máxima é para os dias quentes e a mínima, para os dias frios.
Ver resposta completa
Qual o melhor freezer para congelar carne?
Benefícios do freezer horizontal Se você guarda grandes quantidades de alimentos congelados, essa pode ser a melhor opção! O freezer na horizontal tem espaço de sobra na maioria das versões. Além disso, ele é perfeito para o armazenamento de cortes de carnes grandes, ou seja, é o predileto para os amantes de churrasco.
Ver resposta completa
Qual a temperatura ideal para conservar alimentos na geladeira?
Dicas de como armazenar alimentos na geladeira Para a geladeira, essa deve ser inferior a 7ºC já a temperatura do freezer não deve ser maior do que 15ºC negativos.
Ver resposta completa
Qual a temperatura ideal para conservar os alimentos na geladeira?
Data publicação: 15 de Dezembro, 2020 De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), os alimentos frescos/ refrigerados devem ser conservados em frio positivo, a uma temperatura inferior a 5 °C. Quando um alimento é retirado de refrigeração, a sua temperatura irá sofrer um aumento gradual, podendo atingir temperaturas associadas à faixa de crescimento específica para determinados microrganismos patogénicos.
O crescimento microbiano passa por diferentes fases. Numa primeira, ocorre a fase de latência onde os microrganismos se estão a ajustar ao novo ambiente, ocorrendo pouco ou nenhum crescimento. Numa segunda fase, conforme as condições do meio (temperatura, pH, disponibilidade de água e entre outros) a temperatura irá aproximar-se da faixa de crescimento, onde os microrganismos atingem a chamada “fase de logarítmica” (porque crescem logaritmicamente).
O objetivo da conservação a temperaturas controladas é evitar que isso aconteça, mantendo o crescimento dos microrganismos na fase de latência. A taxa de crescimento será afetada pelo tipo de alimento e respetivas propriedades inerentes. Para evitar a taxa de crescimento microbiano, os alimentos não devem ser expostos durante mais de 4h a temperaturas entre os 5 e os 57 °C, ou seja, na chamada “zona de risco”, que reúne as condições ideais para que se desenvolvam microrganismos prejudiciais.
O controlo do binómio tempo-temperatura durante o processamento/ confeção alimentar pode ser mais complicada do que durante a etapa de armazenamento, pois envolve informações sobre o tempo e a temperatura de exposição do produto durante a produção/ confeção, devendo esta informação ser constantemente monitorizada.
Os alimentos congelados deverão ser conservados em frio negativo, a temperaturas inferiores a -18 °C, sendo a temperatura ideal a variar entre os -22 e os -18 °C. Relativamente aos alimentos confecionados e prontos a servir deverão ser mantidos a uma temperatura de pelo menos 63 °C, pois tal como referido, nunca devemos manter os alimentos confecionados entre os 5 e os 57°C (zona de risco) e de modo a eliminar a contaminação durante a manipulação.
Todos os alimentos que não se incluam na gama dos frescos, refrigerados, congelados, ultracongelados ou confecionados devem ser conservados à temperatura ambiente. O arrefecimento dos alimentos confecionados pode ser considerada uma etapa critica se não for efetuado um correto controlo e monitorização de temperaturas.
O Food Code da FDA aconselha a um arrefecimento efetuado em duas fases. A primeira consiste em provocar uma descida de temperatura do alimento dos 57 °C para os 21 °C em aproximadamente 2 horas (os patogénicos alimentares desenvolvem-se mais rapidamente neste intervalo de temperaturas).
Em segundo lugar, após a descida da temperatura inicial para os 21 °C, o alimento pode ser arrefecido até aos 5 °C nas próximas 4 horas após a primeira etapa, ou seja, o arrefecimento deve ser efetuado num total de 6 horas de 57°C para 5°C ou menos. Todas as restantes temperaturas de conservação especificas para cada tipo de alimento devem ser consultados no Food Code 2017.
Com o SISTEMA EPACK HYGIENE é possível parametrizar as temperaturas de controlo dos alimentos, considerando o local de armazenamento, o equipamento utilizado e a operação a controlar. Durante a monitorização no sistema, existe um intervalo de temperaturas pré-estabelecidas para controlos diários, que não permitem exceder os valores de conservação aceitáveis e recomendados.
Caso o operador coloque valores incorretos e que excedam as temperaturas aceitáveis de conservação o sistema irá disparar um alerta de temperatura incorreta, onde o operador terá de obrigatoriamente apresentar uma ação corretiva que justifique a temperatura registada, encontrando-se também disponível a opção de anexar uma fotografia como evidência do sucedido.
Durante o processo de descongelação, arrefecimento, congelação, serviço e distribuição também é possível efetuar um controlo eficaz, através do registo da temperatura que o alimento esteve exposto e durante quanto tempo, desde o início até ao fim da operação.
- Todos registos diários e evidencias ficarão armazenamos no sistema de arquivo para consulta posterior.U.S.
- Food and Drug Administration (FDA). (2010).
- Program Information Manual Retail Food Protection: Recommendations for the Temperature Control of Cut Leafy Greens during Storage and Display in Retail Food Establishments,
Disponível em: https://www.fda.gov/media/78982/download Veja também quando e o que deve limpar para dar cumprimento ao plano de desinfeção,
Ver resposta completa
Qual a temperatura ideal para freezer e geladeira Anvisa?
Os alimentos perecíveis devem ser refrigerados, preferencialmente abaixo de 5° C, e os cozidos quentes (acima de 60° C) até o momento de serem servidos. O descongelamento de alimentos nunca deve ser feito à temperatura ambiente.
Ver resposta completa
Pode congelar carne fresca?
Congelando a carne – As carnes congeladas devem ser mantidas no congelador (temperatura menores que -18°C) e consumidas de acordo com a data de validade disposta na embalagem. Quando congelada, a carne para ser preparada deverá passar por um período de descongelamento para o seu preparo e este descongelamento deve ser feito o mais lentamente possível, de maneira natural e sempre no interior do refrigerador, a uma temperatura entre 2 e 10 o C (por, no mínimo, 10-12 horas), não devendo ser descongelada em temperatura ambiente ou por imersão em água, pois isto pode contribuir para o crescimento bacteriano, aumentando a quantidade de exsudato (suco da carne), bem como sua rancificação ou perda de nutrientes.
- Após o descongelamento, a carne deve preferencialmente ser preparada e consumida imediatamente e não deve ser novamente congelada e só poderá voltar ao freezer como prato pronto, nunca crua.
- Além disso, nunca tempere a carne que você irá congelar, pois ocorrerá alteração no seu sabor já que os temperos como alho e cebola sofrem alterações nesse tempo, assim, tempere apenas quando for consumi-la.
Para congelar, você pode retirar a gordura em excesso e ossos se a carne estiver fresca e em nenhuma hipótese lave a carne com água antes de levá-la ao freezer, Além disso, a embalagem deve ser à prova d’água e conter o mínimo possível de ar, por isso, carnes já embaladas à vácuo são ideais para serem congeladas, como as carnes da nossa linha Dia a Dia ou linha Grill,
Caso você compre a carne fora da embalagem à vácuo, você pode comprar embalagens à vácuo ou usar uma sacola zip e sugar o ar com um canudinho. É fundamental retirar o máximo possível do ar da embalagem, pois dessa forma, a carne terá mais sabor, cor, frescor, textura e uma perda mínima de nutrientes, conforme já explicamos neste post sobre as vantagens da carne embalada à vácuo.
Para congelar a carne fresca, também recomendamos que ela seja cortada em pequenas porções, pois os pedaços maiores levam mais tempo para congelar, criando cristais de gelo no seu interior que ao descongelarem irão alterar um pouco o sabor da carne e levarão nutrientes embora.
Ver resposta completa
Como congelar carne de forma rápida?
Método da água quente Aqueça água em uma panela e aguarde sua fervura. Desligue o fogo. Embale a carne a ser descongelada de forma rápida em um recipiente de plástico com zip.
Ver resposta completa
Para que serve o extra frio do freezer?
Whirlpool Corporation no Brasil Quem nunca voltou para casa depois de uma compra grande e ficou se perguntando onde guardar cada alimento na geladeira? Toda geladeira da Consul é bem pensada para armazenar cada comida com a melhor eficiência, temperatura e cuidados específicos para uma melhor conservação.
- Se você também quebra a cabeça para encaixar tudo no lugar certo, a Consul facilita e mostra como organizar a geladeira da forma certa. Dá uma olhada:
- Parte superior – frios e laticínios
- Compartimento extra frio: localizado na parte superior do refrigerador, ele é ideal para conservar frios e laticínios como iogurtes e queijos, além de gelar bebidas mais rápido, sem congelar.
- Primeira prateleira – ovos, manteiga, sobras de comida
- Essa prateleira é ideal para armazenar ovos – nunca coloque-os na porta, pois a constante mudança de temperatura pode acabar estragando o produto – sobras de alimentos, essas devem ser sempre armazenadas em potes com tampa e nunca na panela e por último a manteiga.
- Segunda prateleira – leite, doces, alimentos enlatados
- Na segunda prateleira você pode guardar, leite, doces, alimentos enlatados, garrafas de suco, vinho e outros que não precisam de máxima refrigeração.
Para facilitar ainda mais alguns modelos de geladeira Consul contam com a Altura Flex. Com este sistema, as prateleiras podem ser ajustadas em até 8 níveis de altura para acomodar itens de diversos tamanhos sem precisar tirá-los da geladeira. Porta da geladeira – Latas, molhos refrigerante Na porta, o indicado é guardar molhos como o de tomate, pimenta, inglês, ketchup, mostarda, maionese, vinagre e garrafas de refrigerante.
- Parte inferior – Legumes, verduras e frutas
- Gavetão Hortifruti: presente na parte inferior das geladeiras, o gavetão tem a temperatura e umidade ideais para o armazenamento de frutas, legumes e verduras.
- Horta em Casa: alguns modelos de geladeira Consul contam com o compartimento, Horta em Casa, que mantém as verduras conservadas pelo dobro do tempo¹.
Frutaria: além do gavetão, você pode também pode armanezar as suas frutas na Frutaria presente em alguns modelos. Localizada na porta da geladeira, o compartimento protege e deixa as suas frutas mais visíveis. Freezer No freezer você deve guardar os alimentos congelados, antes de armazená-los, é importante verificar se o recipiente é resistente a baixas temperaturas.
Algumas embalagens plásticas e principalmente o vidro podem acabar estourando. Organizar a geladeira fica muito mais fácil quando cada alimento tem seu local para melhor conservação. Com a nova geladeira Consul com freezer embaixo, a marca traz uma melhor visualização interna do produto e, consequentemente, dos alimentos.
É uma forma bem pesada de ajudar os consumidores a quebrarem a rotina e se inspirarem na hora de cozinhar. Se quiser saber mais sobre os produtos da Consul, acesse: Sobre a Consul Há mais de 60 anos no mercado brasileiro, a Consul é pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas no segmento de eletrodomésticos.
- A marca está presente em mais de 50% dos lares brasileiros, e apresentou ao mercado nacional produtos que garantem praticidade ao dia a dia de seu consumidor, a exemplo da primeira cervejeira do mercado, em 2014, que ganhou sua versão inédita conectada a um aplicativo, em 2018.
- É parte da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.
Mais informações em:, : Whirlpool Corporation no Brasil
Ver resposta completa
Como armazenar carne para não estragar?
Carne fresca na geladeira – Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.
Ver resposta completa
Qual a melhor forma de armazenar carne?
Como guardar as carnes no freezer? – O local correto para armazenar a carne que não será utilizada imediatamente é no freezer da geladeira. É importante mencionar que para que a carne mantenha o sabor e os nutrientes, a temperatura dever ser de -18ºC, pois só assim será possível manter o sabor e os nutrientes do alimento.
- Para melhorar o armazenamento, a carne precisa ser congelada com as gorduras e cartilagens.
- Assim, não limpe a carne antes de congelar, pois elas agem como uma camada que protege a carne e evita seu ressecamento.
- Além disso, é preciso evitar as peças muito grandes, pois demoram mais tempo para solidificar, favorecendo a formação de cristais de gelo – o que pode alterar a qualidade da carne.
Os cristais no interior das células musculares rompem as fibras da carne propiciando a perda de líquidos, promovendo o ressecamento da carne. É fundamental se atentar às embalagens dos produtos. Assim, os recipientes precisam estar limpos, com a tampa e a borda do pote bem vedadas.
Ver resposta completa
Como armazenar carne refrigerada?
Resfriando a carne na geladeira – A carne resfriada embalada a vácuo deve ser conservada sob temperatura de refrigeração (2 a 7°C) e, uma vez aberta, ela deve, preferencialmente, ser consumida de uma única vez. Caso seja fracionada para consumo, deve ser mantida na geladeira e preparada e consumida brevemente ( em até 72h).
- Para resfriar a carne, ao chegar em casa, coloque-a imediatamente na geladeira ou refrigerador que deve estar bem limpo,
- Também recomendamos colocar a carne em um recipiente fundo ou em cima de um prato, pois elas costumam gotejar um pouco de sangue, que pode acabar parando em cima de outros alimentos.
Também lembre-se de guardá-la em um pote fechado hermeticamente ou na embalagem original, não deixando-a exposta na geladeira.
Ver resposta completa
Como conservar melhor a carne?
4 dicas de como conservar a carne por mais tempo A carne é um alimento que faz parte da nossa refeição, no dia a dia, no churrasco e também naquela receita especial durante uma viagem em família. Em todos os casos, é possível conservar a carne por mais tempo com os cuidados corretos em casa.
- Para facilitar a sua rotina, o Entreposto de Carnes e Frios do Condor tem tecnologia de ponta para garantir cortes padronizados, de qualidade, e armazenados com a máxima segurança em embalagens que garantem o frescor e o sabor do alimento.
- Confira a seguir como realizar a conservação das Carnes de Qualidade Condor com o passo a passo completo indicado pelo chef Guilherme Guzela.1)Observe a temperatura da carne Depois da compra, caso queira utilizar a carne nos próximos dias, armazene-a na geladeira e prepare o corte para consumo em até 72 horas.
“Sempre que a gente vai armazenar a carne, o ideal é que a temperatura seja a mais baixa possível, o mais próximo possível de zero grau”, explica Guzella. Durante esse período, a sugestão é manter a carne na embalagem, para evitar a exposição com outros alimentos na geladeira.2)Congele a carne em pequenos pedaços Após três dias na geladeira, o recomendado é congelar a carne para conservar por mais tempo.
- Já no congelador, a carne deve ser mantida em temperaturas menores do que 18 graus.
- Para congelar a carne, é importante que o freezer não esteja cheio.
- Isso ajuda a manter a temperatura mais baixa, o que é fundamental para a conservação.
- Outra dica é congelar em pedaços menores, de 300 a 500 gramas, para acelerar o resfriamento”, conta o chef.
A rapidez no congelamento é fundamental para a formação de cristais de gelo menores, que causam menos rompimentos na fibra da carne, o que garante a estrutura e suculência do corte. Depois de congelada, o tempo de conservação varia de acordo com o prazo de validade de cada carne.3)Separe um tempo para descongelar a carne A melhor técnica para o descongelamento é utilizar a temperatura da geladeira para derreter os cristais de gelo.
- Tire a carne do freezer, coloque na geladeira e deixe descongelar.
- Esse processo pode demorar um ou até dois dias, dependendo do tamanho da peça.
- O ideal para o descongelamento é a velocidade, sempre o mais rápido ou o mais lento possível, para manter as propriedades da carne”, destaca Guzela.
- Evite descongelar a carne com água ou no microondas, para evitar as chances de contaminação e perda da estrutura do alimento.4)Cuidado na hora de armazenar em casa Para conservar a carne em casa, o ideal é cuidar do armazenamento e ficar de olho no prazo de validade indicado na embalagem.
“O importante é manter a carne selada, bem fechada em relação ao ambiente externo. Também é preciso manter o cuidado no freezer, para evitar o contato com outros sabores e manter o frescor por mais tempo”, esclarece o chef. Por quanto tempo posso conservar a carne congelada? Para conservar a carne por longos períodos é necessário congelar os cortes no freezer.
O tempo de conservação vai variar de acordo com a data de validade e o tipo de corte escolhido. Os prazos de validade que costumam ser mais comuns são: 1 ano para peças inteiras, 8 meses para carne em pedaços, 6 meses para bifes e 3 meses para carne moída. Sempre que possível, o recomendado é congelar a carne em pequenos pedaços, o que facilita o congelamento e mantém a estrutura da carne.
: 4 dicas de como conservar a carne por mais tempo
Ver resposta completa