Contents
Qual é a carne que faz bem para saúde?
Malefícios – Assim como qualquer outro alimento, o consumo exagerado de carne vermelha pode ser nocivo ao nosso corpo. Isso acontece porque a carne – a depender do corte – pode apresentar altos índices de gordura saturada, que são perigosos para o colesterol e a hipertensão.
Ver resposta completa
Quais os riscos de comer carne de boi?
Comer carne crua faz mal? Especialistas explicam riscos e dão dicas de segurança Masterchef Da Redação 23/09/2021 • 18:50 Carne crua é ingrediente de pratos clássicos da gastronomia mundial — a, iguaria árabe que protagonizou prova do MasterChef Brasil, e o francês são alguns dos mais conhecidos. No entanto, o consumo de carne bovina pode oferecer riscos à saúde, como doenças transmitidas por alimentos (DTA).
- Tratam-se de infecções gastrointestinais causadas pela contaminação por bactérias, vírus ou protozoários.
- Na carne bovina, podem ser encontrados salmonella, shigella e escherichia coli, além de protozoários como a taenia.
- A infectologista Raquel Muarrek, da Rede D’Or, explica que os alimentos preparados em condições de higiene e temperatura inadequadas podem causar as infecções, e chama atenção para a importância do processo de cozimento.
“Apenas as temperaturas acima de 70ºC são capazes de ‘quebrar’ a transmissão cruzada e evitar a contaminação. Por isso, o ideal é que se consuma alimentos cozidos ou fritos, principalmente fora de casa”, afirma a especialista. Diarreia, cólica, náusea, vômito, mal-estar, desidratação e febre são os sintomas mais comuns das infecções gastrointestinais. Steak tartare: clássico francês (Foto: Envato Elements) “Pessoas que são adeptas do consumo de carne crua devem evitar consumir alimentos que ficaram expostos à temperatura ambiente por muito tempo — o ideal é que a carne seja mantida em temperaturas baixas e, se possível, bem embalada à vácuo para reduzir o risco de proliferação de microorganismos”, diz a nutricionista Camilla Koyama, da Pineapple Medicina Integrada.
- Conhecer a procedência e a qualidade do insumo também é muito importante para evitar problemas de saúde.
- Outra dica é verificar as condições físicas do alimento, como aparência, consistência e odor.
- A carne bovina deve apresentar cor vermelha brilhante e cheiro agradável”, aponta a nutricionista.
- Antes de preparar um prato com carne crua em casa, algumas medidas são imprescindíveis.
“O cuidado extremo com a higiene das mãos de quem vai manipular o alimento, bem como a higienização dos utensílios utilizados na cozinha. Evite tábuas e colheres de madeira, que são mais propensas ao acúmulo de bactérias”, ressalta Camilla Koyama. “Além disso, no momento do preparo, é prudente separar os alimentos crus dos cozidos para evitar a contaminação cruzada”, finaliza. Carregar mais : Comer carne crua faz mal? Especialistas explicam riscos e dão dicas de segurança
Ver resposta completa
Qual a parte do boi tem mais proteína?
Mas se você está procurando um campeão, vale apostar no patinho. Ele é retirado da parte inferior do boi e, portanto, quase não tem gordura — fica muito bom moído. E ganha de todas as outras carnes no quesito proteínas: uma porção de 100g entrega 44g do macronutriente.
Ver resposta completa
Quantas vezes por semana tem que comer carne?
Ouvir o texto Parar o Audio Muito se ouve sobre moderar o consumo de carne vermelha. Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é ingerir 300 gramas de carne vermelha por semana (ou três porções de 100 gramas semanais), porque a carne vermelha também é fonte de nutrientes e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes.
- Dessa forma, já ajudaria a prevenir doenças como o câncer (a exemplo do colorretal, além de evidências de ligações com o câncer de pâncreas e o câncer de próstata ), e problemas cardiovasculares¹ ².
- Entende-se por carne vermelha a de mamíferos, incluindo carne bovina, cabra, carneiro, cavalo, cordeiro, porco e vitela².
Leia mais sobre Doenças Cardiovasculares aqui. O câncer colorretal é o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, informa a OMS³. A carne processada também deve ser consumida com atenção. Salsicha, linguiça, bacon e presunto também aumentam o risco de câncer do intestino.
- Pela OMS, a carne processada é fator de risco certo, enquanto a vermelha, entra na categoria de “provável” ³,
- Uma pesquisa realizada com homens brasileiros de meia-idade indicou que o consumo de carne vermelha pode estar associado à síndrome metabólica, relacionado a resistência à ação da insulina, que metaboliza a glicose e que pode ser fator de risco para diabetes, derrame e doenças cardíacas 4,
Substituindo a carne vermelha Por conta do risco em desenvolver algumas patologias, a recomendação é substituir a carne vermelha pela carne branca e incluir ovos e outras combinações de alimentos com o mesmo valor proteico, a exemplo do arroz com feijão³.
- Mas atenção ao colesterol 5 O consumo de carne branca em excesso, como o de aves a exemplo do frango, pode ter os mesmos efeitos no colesterol ruim (LDL) tal qual o da carne vermelha.
- O colesterol, quando em excesso em nosso sangue, aumenta o risco do surgimento de doenças cardiovasculares.
- Saiba mais: Dicionário da Saúde: Colesterol Alto.
Estudo publicado em 2019 avaliou a influência de dieta rica em gordura saturada, assim como a ingestão de diferentes tipos de proteína (carne vermelha, carne branca e não proveniente de carnes) nos níveis de colesterol, apolipoproteína B e partículas de LDL.
- Concluiu que os níveis de LDL eram maiores nos consumidores de carne (vermelha ou branca) que nos não consumidores, independentemente da quantidade de gordura saturada.
- Não houve diferença entre os tipos de proteína animal.
- Importante reforçar que o estudo em questão não analisou os efeitos de peixe ou frutos do mar nas dietas.
Mesmo assim, conclui-se que o consumo de proteína animal deve ser controlado. Leia mais sobre o que tem na mesa do brasileiro aqui. Mantenha uma alimentação adequada 6 :
Consuma alimentos variados e faça cerca de quatro refeições por dia, sem pular nenhuma delas; Insira frutas no dia a dia; Reduza o consumo de açúcar; Evite alimentos com muito sódio, alimentos industrializados e maneire no sal; Utilize temperos naturais como alho, cebolinha e salsinha; Troque o óleo de soja pelo azeite; Tome bastante água ao longo do dia – no mínimo 2 litros de água.
Fontes: 1- O que você come tem tudo a ver com o meio ambiente. Veja Saúde. Último acesso em 21 de fevereiro de 2022.2- Cancer: Carcinogenicity of the consumption of red meat and processed meat. OMS. Último acesso em 22 de fevereiro de 2022.3. OMS classifica carnes processadas como cancerígenas.
- INCA. Último acesso em 22 de fevereiro de 2022.4.
- Red but not white meat consumption is associated with metabolic syndrome, insulin resistance and lipid peroxidation in Brazilian middle-aged men.
- European Journal of Preventive Cardiology.
- Último acesso em 22 de fevereiro de 2022.5.
- Effects of red meat, white meat, and nonmeat protein sources on atherogenic lipoprotein measures in the context of low compared with high saturated fat intake: a randomized controlled trial.
The American Journal of Clinical Nutrition. Último acesso em 22 de fevereiro de 2022.6. Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Scielo. Último acesso em 22 de fevereiro de 2022.
Ver resposta completa
Qual a parte da carne de boi que tem mais vitamina?
O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E.
Ver resposta completa
Qual a importância de comer carne vermelha?
Cheia de vitaminas –
A carne vermelha possui uma enorme quantidade de vitaminas do complexo B, E e K. A vitamina B12 é um nutriente essencial para a saúde, pois ela possui benefícios como melhorias na pele, no humor, no sono e auxilia a regeneração neural. Vale ressaltar que a deficiência da vitamina B12 pode aumentar o risco de depressão e problemas de saúde mental.
Já deu pra entender que a carne vermelha deve estar presente em sua alimentação diária, certo? Por isso, não esqueça de incluir uma boa quantidade diária em seu prato, visando cuidar bem do seu corpo e da sua mente. O Frigorífico Origem possui carnes vermelhas de ótima qualidade, com cortes perfeitos, saborosos e bem cuidados.
Vamos conhecer? Acesse nosso site e saiba mais.
Ver resposta completa