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Qual é o espinho que Paulo tinha na carne?
O que significava o espinho na carne do apóstolo Paulo? Alvaro Vargas O rabino Saulo, nascido na cidade de Tarso, estudou em Atenas e Alexandria e foi o discípulo preferido de Gamaliel, umdoutor da lei no grande templo de Jerusalém. Como de hábito, naquela época entre os judeus, Saulo aprendeu também a profissão de tecelão,que se tornou importante como meio de subsistência após a sua conversão ao cristianismo ( Paulo e Estevão, Emannuel e Chico Xavier).
Por volta do ano 35 da nossa era, quando se preparava para substituir Gamalielem suas funções no Sinédrio judaico, ele verificou que os fundamentos do cristianismo colocavam em risco o judaísmo dominante.Para proteger a religião judaica, e contando com o apoio dos juízes, aprisionou os dirigentes da Casa do Caminho, núcleo cristão criado pelo apóstolo Pedro e alguns seguidores.
O desejo de Saulo era o de condenar à morte toda à liderança, mas atendendo a solicitação de Gamalielaos aprisionados, optou por conceder-lhes a liberdade, à exceção de Estevão,lapidado. Durante a sua campanha de perseguição aos cristãos, Saulodecidiu ir até à cidade de Damasco, onde se deparou com o espírito de Jesus, que visível apenas para ele, iniciou um breve diálogo: “Saulo, por que me persegues?”.
- Perplexo ele perguntou: “Quem sóis vós, senhor?”.
- O mestre então se revela: “Sou Jesus!”.
- Como que fulminado por um raio, o rabino rapidamente compreendeu que os pregadores da Casa do Caminho não estavam iludidos.
- Aquele era o Messias.
- A história da sua ressurreição (em espírito) era verdadeira.
- A partir desse episódio, que resultou em sua conversão, a vida de Saulo mudou radicalmente, de perseguidor dos cristãos, para divulgador da nova doutrina.
Ele despendeu três anos no oásis de Dan e igual período em Tarso, estudando e meditando sobre os ensinamentos de Jesus. Saulo mudou o seu nome para Paulo, durante a sua primeira viagem missionária ao Chipre, destacou-se dos demais apóstolos porlevar o cristianismo aos não judeus (gentios).
- Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).
- A respeito desse espinho na carne mencionado por Paulo, são muitas as sugestões do que poderia ter ocasionado esse mal-estar tão severo, a ponto de citá-lo em sua carta à igreja de Corinto.
Com certeza o início de sua trajetória de perseguição aos cristãos o deixou abaladodevido aos crimes praticados. Entretanto, isso fez com que Saulo desenvolvesse um sentimento de culpa terapêutica. Ele sabia ser o responsável pelos incidentes ocorridose não se abateu, comprometendo-se a corrigir as suas atitudes ea vivenciarintensamente os ensinamentos de Jesus, divulgando-os.
Portanto, não foram esses crimes que causaram a dor que Saulo sentia. O espírito Joanna de Ângelis( Sol de Esperança, Cap.39, Divaldo Franco) cita que “todo cristão autêntico sofre um espinho na carne, que lhe dói e é, também, sua advertência”. Como almas em evolução, trazemos em nosso espírito imortal, virtudes e equívocos originados nas existências pretéritas.
Um mal-estar físico, serve para lembrar-nos da necessidade de disciplinar as nossas inclinações e tendências equivocadaspraticadas no passado. Segundo a interpretação de Divaldo Franco ( Sexo e Consciência, Cap.1, Luiz Fernando Lopes), “no livro Paulo e Estevão, Emmanuel confirma de maneira sutil a tese de que o apóstolo Paulo experimentava os tormentos do sexo.
Nesse sentido, sua tarefa era sublimar os impulsos para não ter conflitos, visto que ele próprio havia optado por dedicar-se completamente à causa cristã, sem abrir espaço em sua vida para outras preocupações”. Evidentemente, isso em nada diminui o apóstolo dos gentios em sua magistral obra de divulgação do cristianismo.
Apenas demonstra que ele, mesmo com as limitações humanas, comuns a todos nós, conseguiu superá-las, legando a toda humanidade um exemplo de fé e superação. _ Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D, presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita : O que significava o espinho na carne do apóstolo Paulo?
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O que significa pisar em Espinho?
O ESPINHO NA CARNE DE PAULO – Saiba definitivamente o que era, está na Bíblia!
Sonhar pisando em espinhos – Se você sonhou que estava pisando em espinhos e não sentiu nenhuma dor, o sonho significa que você possui valores espirituais bem evoluídos. Por isso que coisas banais e ordinárias não te incomodam tanto. Entretanto, se você sentiu dor ao pisar nos espinhos, possivelmente você enfrentará um fase de derrotas e complicações.
Oração para vencer as dificuldades e incertezas Oração de São Jorge para proteção Supere um dia difícil com a poderosa oração de São Cristóvão
Quais os três tipos de graça?
John Wesley, fundador do movimento metodista, descreveu a Graça divina se manifestando de três modos: – a graça preveniente; – a graça justificadora; – a graça santificadora.
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O que nos impede de receber a graça de Deus?
A graça divina é nula enquanto nós não nos dispusermos a recebê-la | O TEMPO São Paulo diz que a salvação é pela graça, Jesus ensina que a cada um será dado segundo suas obras. Santo Agostinho e Lutero são os teólogos da graça. E os católicos, reagindo contra Lutero, passaram a defender mais a teologia tradicional de Pelágio, contrária à da graça.
Mas, por influência dos protestantes e evangélicos, a Igreja vem atualmente inclinando-se para a teologia da graça. Deus não faz acepção de ninguém. “Então falou Pedro, dizendo: ‘Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável'” (Atos 10: 34 e 35).
Aliás, Jesus ensinou que nos céus, ou seja, entre os espíritos já salvos, há mais alegria pela conversão de um só indivíduo do que a causada por 99 que já são convertidos (Lucas 15: 7). Deus não impõe a graça goela abaixo de ninguém, pois Ele respeita o nosso livre-arbítrio.
Com a aceitação da doutrina bíblica da reencarnação, essa questão é esclarecida. Mas os líderes religiosos (hoje, não tanto os padres) repudiam-na de modo doentio, pois ela diminui a importância deles, além de prejudicar seus interesses materiais. Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele.
Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe. E como o essencial duma pessoa é o seu espírito imortal, nós, com uma fé raciocinada, chegamos inevitavelmente à conclusão de que o espírito tem que voltar a viver novamente aqui, neste mundo, a fim de que ele, um dia, possa receber a graça.
É, pois, somente com a graça da reencarnação dada por Deus, que a sua graça e a sua misericórdia infinitas podem ser alcançadas por nós. Sem a doutrina bíblica da reencarnação, pois, a graça e a misericórdia divinas infinitas deixariam de ser infinitas. E isso seria um absurdo para o nosso conceito de Deus infinitamente Todo-poderoso! Mas não é que Deus esteja se subordinando ao nosso livre-arbítrio, não.
É que Ele, por ser perfeitíssimo, jamais passaria por cima de nosso livre-arbítrio criado por Ele mesmo! Ademais, o espírito tem todas as eternidades pela frente, para que ele possa receber, um dia, a graça da salvação. E por que, então, nós não poderíamos aproveitar as vidas sucessivas para conseguir a graça da salvação? As reencarnações são justamente para que o espírito, um dia, consiga pela vivência do evangelho a graça da salvação.
- Ou será que Jesus veio nos trazer o evangelho “só pra inglês ver”? A passagem evangélica pela porta estreita, por ser difícil, representa também, figuradamente, a conquista da graça por meio da prática do evangelho.
- E ela demonstra-nos, ainda, que não entra nos céus quem ainda está impuro.
- Também a parábola do filho pródigo traz-nos uma ideia semelhante à da conquista da graça.
O pai do filho pródigo representa Deus. E só quando o filho pródigo, “entrando em si” (Luca 15: 17) e descobrindo seu erro, ele pôde voltar para a sua casa paterna. A salvação ou libertação depende da graça de Deus, sim, pois é Ele que no-la concede. Mas ela depende também de nós, pois Deus não nos impõe a graça automaticamente e pela força! Para que, pois, o indivíduo se preocupar tanto com a graça, se, pela imortalidade de seu espírito, ele tem todas as eternidades para, um dia, recebê-la? Recomendo: www.reencarnacaonoevangelho.
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O que significa adorar a Deus de todo coração?
Adorar a Deus é dedicar a Ele o nosso amor, nossa reverência, nosso serviço e nossa devoção. O Senhor ordenou a Moisés: “Adora a Deus, porque só a ele servirás” (Moisés 1:15). Nesta dispensação, Ele ordenou: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo o teu poder, mente e força; e em nome de Jesus Cristo servi-lo-ás” (D&C 59:5).
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Onde está escrito na Bíblia que a tua graça me basta?
2 Coríntios 12:9 ARC – E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Ler todo o capítulo
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