Contents
Como chama a proteína da carne?
O que é o líquido vermelho da carne bovina? – O líquido vermelho da carne tem origem em uma proteína chamada mioglobina, que é encontrada dentro das células que formam as fibras musculares dos bovinos.1 de 2 Líquido da carne não é sangue — Foto: Jason Leung/Unplash Líquido da carne não é sangue — Foto: Jason Leung/Unplash Ela é responsável pela coloração dos músculos dos animais, que depois se transformam na carne que chega até a mesa.
Durante o processo de transformação do músculo em carne, uma quantidade de água é liberada das fibras musculares e, associada a ela, parte da mioglobina também é liberada, gerando o líquido vermelho característico da carne. A mioglobina é uma proteína que se liga ao oxigênio que chega às células, sendo responsável pelo transporte e armazenamento deste dentro dos músculos.
Uma vez dentro das células musculares, o oxigênio poderá ser utilizado para a produção de energia, possibilitando as funções de contração e relaxamento muscular, dizem os veterinários.
Ver resposta completa
Como se chama o sangue que sai da carne?
Foto: Reprodução/Pexels Ao chegar em um restaurante de carnes ou mesmo em um churrasco, duas gangues rivais são facilmente identificadas: aquela que é fã da carne mal passada escorrendo e a outra que prefere quase “esturricada”. Uma coisa que, no entanto, a maioria não sabe, é que o líquido vermelho não é sangue, Então não vale dizer que “não gosta de carne sangrando”, ok? Sobre o assunto, a reportagem do Folha Vitória ouviu um veterinário e dois Chefs de cozinha. Como se explica então a vermelhidão que jorra da carne apenas selada? O veterinário paulista Diogo Garnica é categórico: “O líquido vermelho que encontramos na carne mal passada não é sangue. Ele é uma substância que é uma proteína, chamada mioglobina, que tem coloração vermelha”, explicou. > Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias! Nesse sentido, ele explica que todo ou quase todo o sangue do boi é escoado após o abate, sobrando muito pouco nas vísceras. Destas, algumas são descartadas, como o intestino, e outras são usadas para consumo, como fígado e coração. Já a carne consumida no churrasco é principalmente músculo, rico em mioglobina. Mioglobina: proteína que na sua constituição possui o elemento ferro, que se liga ao oxigênio, e a sua principal função é carregar oxigênio para dentro da célula muscular. Também há a hemoglobina, que é contida somente no tecido sanguíneo. O sangue é muito escasso na carne que vai para o consumo. A mioglobina, conforme é aquecida, toma a coloração marrom e a carne mal passada preserva a coloração original da mioglobina. “Após o abate dos bovinos, existe um processo de sangria, em que cerca de 60 a 70% do sangue é esgotado da carcaça do animal. De 20 a 30% se mantém estocada, mas muito pouco ou quase nada do sangue fica na musculatura, que é geralmente usada pelo consumidor final”, disse o veterinário.
Ver resposta completa
Qual é o nome da proteína do ovo?
Segunda-feira, 11/09/2017, às 16:25, O ovo é considerado um dos alimentos mais completos para a saúde. Chamado de alimento funcional, pois além dos nutrientes encontrados, ele apresenta efeitos benéficos ao organismo. Alimento rico em proteínas e de alto valor biológico, pois estas proteínas são formadas por aminoácidos essenciais, que são aminoácidos que o organismo não produz e por isso necessita ingerir pela alimentação.
- Dentre estes aminoácidos pode-se citar: leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina e outros.
- Desta forma o ovo pode substituir a carne como fonte de proteína.
- O ovo é um alimento com ação antioxidante capaz de combater a excessiva formação de radicais livres.
- Na sua composição há importantes vitaminas, minerais e caroteinoides que o tornam um alimento realmente significativo para a manutenção da vida.
Composição e benefícios do ovo O ovo é composto por clara e gema. Vou esclarecer abaixo, mas já adianto que a combinação de clara e gema é fundamental pois os componentes se completam. Na clara do ovo encontra-se em maior proporção, do que na gema, uma proteína chamada albumina e esta proteína é formada por todos estes aminoácidos essenciais.
- Entre as funções da albumina é possível citar a síntese e recuperação do tecido muscular, além de transporte de ácidos graxos e produção de hormônios.
- Por ser a albumina um tipo de proteína de absorção lenta, que prolonga a sensação de saciedade, a clara do ovo é também bastante utilizada em dietas de emagrecimento, no intuito de retardar a sensação de fome e ainda com alimento pouco calórico.
Dentre os aminoácidos há o triptofano, que é o precursor da serotonina, que atua na sensação de bem estrar. Além dele outros que também participam de funções estruturais, manutenção da saúde dos ossos, dos cabelos, dos dentes e das unhas. A gema é a parte mais gordurosa do ovo.
São gorduras de boa qualidade, na sua maioria insaturadas (mono e polinsaturadas), fundamentais e protetoras ao organismo. Nela também estão presentes principalmente as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K; além de ter a colina, que é uma das vitaminas do complexo B, fundamental para a formação de neurotransmissores e função cognitiva, importantes para o aprendizado e memória.
A colina também importante para gestantes e nutrizes, por sua ação no sistema nervoso do bebe. Também na gema são encontrados carotenoides como luteína e zeaxantina, com ação protetora da mácula, região da retina responsável pela visão e doenças relacionadas.
Tem colesterol no ovo? Muito já foi discutido a respeito da quantidade de colesterol presente no ovo e riscos ao coração. Sim, o ovo tem colesterol, mas hoje já sabemos que este, presente nos alimentos, não é o que mais interfere no risco às doenças cardiovasculares. O combate ao colesterol se dá por meio de mudança no estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis.
Na verdade, o colesterol presente no ovo é utilizado para a produção de hormônios, entre eles testosterona, estrógeno e cortisol, fundamentais para a nossa sobrevivência, além de ser componente estrutural das membranas celulares, atuar na produção dos ácidos e sais biliares e ser precursor da Vitamina D.
Armazenamento, escolha e consumo do ovo Ovos devem ser armazenados nas partes internas da geladeira, não na porta da mesma, e devem ser lavados logo antes do uso. Não se deve lavar antes disso pois a casca é porosa e pode causar penetração de bactérias. Nunca devem ser consumidos crus para evitar o risco de contaminação por Samonela.
Agradável ao paladar de muitas pessoas, o ovo é também um alimento saudável e nutritivo. Versátil no seu preparo, pode ser consumido cozido, assado, mexido e também incluído em tantas preparações. Quando possível, a melhor escolha é por ovos orgânicos ou ovos caipiras, de galinhas que são criadas soltas, ciscando livremente e que não recebem medicamentos alopáticos.
Ver resposta completa
O que é whey protein da carne?
CWB Suplementos Importados
- Os prós e contras entre o Whey Protein e a Proteína da Carne
- O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de esportes que têm treinos extensos, pois para alguns a necessidade proteica pode não ser atendida apenas com a alimentação.
- O famoso whey protein e a proteína da carne em pó que vem ficando mais popular são alternativas que podem atender as expectativas de quem procura melhorar a massa muscular dependendo da característica de cada consumidor.
- A proteína da carne em pó surgiu há alguns anos como uma nova alternativa de suplemento proteico de rápida absorção, é também de alto valor biológico, sendo esta uma alternativa de suplementação para pessoas que não consomem carne vermelha e sofram de anemia, tenham intolerância a lactose e não possam consumir o whey protein.
- É importante ressaltar que ainda não existem muitos estudos publicados sobre a proteína da carne em pó, portanto não é possível avaliar com profundidade seus benefícios para a performance esportiva, mas partindo-se do princípio de que a carne é bastante completa em proteínas acredita-se que este suplemento pode ter os mesmos benefícios que a carne in natura.
- Já no caso do whey protein há inúmeras pesquisas científicas e algumas já evidenciaram seus benefícios para a manutenção da massa muscular além de outros benefícios para a saúde.
- E você sabe o que cada um destes suplementos tem de diferente, de bom e de ruim em relação ao outro?
- Neste post abordaremos sobre as diferenças entre o whey Protein e a proteína da carne e as vantagens e desvantagens de cada um, confira nos nossos tópicos e boa leitura!
- Principais diferenças entre o Whey Protein e a Proteína da Carne
A diferença primordial entre o whey protein e a proteína da carne, obviamente está na matéria-prima utilizada, pois o whey protein usa a proteína do soro do leite e na produção da proteína da carne em pó retira-se da carne vermelha in natura seus componentes proteicos e separam-se suas gorduras.
Algumas marcas de proteína da carne tem em sua composição a gelatina, que são partes da vaca que seriam descartadas como articulações, orelhas, tecidos e outros, na embalagem vem descrito como colágeno hidrolisado.
A proteína da carne pode ser concentrada, isolada e hidrolisada em único processo para ser ultrafiltrada a fim de se obter peptídeos que permitem rápida absorção e biodisponibilidade de seus nutrientes para o organismo.
O whey protein é encontrado nas versões, isolado ou concentrado ou hidrolisado, cada uma dessas versões passa por um processo que caracterizam o produto de maneira diferente de acordo com cada versão.
- Benefícios da Proteína em Pó da Carne
- Por ser uma proteína de rápida absorção e estar livre de gorduras e colesterol, esta pode ser uma alternativa de suplementação não apenas para quem busca aumentar os músculos, mas também para algumas condições de saúde.
- Pessoas que estão com anemia e dificuldade de deglutição, por exemplo, podem se beneficiar deste suplemento pois é rico em ferro, vitaminas e aminoácidos.
- Pacientes com doenças como mal de Parkinson, pós cirurgia bariátrica ou pessoas desnutridas podem consumir a proteína de carne em pó para melhorar suas condições nutricionais, este suplemento pode ser preparado como um shake proteico, ser adicionado em sopas, vitaminas e outros pratos, pode ainda fazer parte da terapia nutricional de pessoas que estão se alimentando por sondas.
- No caso de atletas e frequentadores de academia que treinam mais do que 60 minutos, a proteína da carne pode ser uma opção principalmente para aqueles que não podem usar o whey protein devido a alergias ou intolerância ao leite e ao ovo (albumina do whey).
- Apesar do whey protein ter a versão hidrolisada que elimina praticamente toda a lactose, algumas pessoas que tenham alergia as proteínas do leite, não poderão consumi-lo.
- Para pessoas com esta alergia, entre o whey protein e a proteína da carne, certamente deverão escolher a segunda opção.
- Desvantagens da Proteína da Carne
- A proteína da carne in natura tem nutrientes que ajudam ao fortalecimento do organismo e dos músculos, ela tem creatina, aminoácidos essenciais, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), ferro, zinco, vitamina B12 e outras do complexo B.
- A partir destas qualidades criou-se então o suplemento de proteína de carne em pó com a vantagem de tirar suas gorduras e colesterol, mas o que é preocupante é que ninguém sabe exatamente como é feita esta proteína isolada, pois alguns fabricantes podem colocar na composição a gelatina, ou colágeno hidrolisado, como já foi citado anteriormente.
- Este não pode ser o ingrediente principal do suplemento, mas existem alguns fabricantes que fazem exatamente isso e se você não sabe distinguir o ingrediente principal, saiba que é sempre aquele que aparece primeiro na lista dos ingredientes.
- A lista de ingredientes em qualquer produto alimentício sempre vai aparecer da maior quantidade para a menor, ou seja se num rótulo do suplemento o primeiro ingrediente for proteína isolada e hidrolisada de carne e o segundo for gelatina, ainda assim, a gelatina está em grande quantidade, pois o segundo ingrediente tem uma grande concentração no produto.
- É importante então que nesta lista constem apenas o seguinte: Proteína isolada e hidrolisada de carne, desta maneira você saberá que está adquirindo um produto sem misturas e que atenderá suas expectativas.
- Em uma pesquisa de comparação entre algumas marcas de whey protein e a proteína da carne isolada, realizada na Universidade Católica de Brasília (2013) através de uma revisão literária, os resultados mostraram que o whey protein tinha maiores concentrações de proteínas e aminoácidos.
- Talvez este fato esteja relacionado a quantidade de colágeno hidrolisado de algumas marcas analisadas neste estudo, por isso é preciso estar atento a estes detalhes para ter o melhor custo-benefício ao utilizar a proteína da carne em pó.
- Benefícios do Whey Protein
A literatura científica já comprovou a eficiência do whey para ganho de massa muscular por ser fonte de proteínas de alto valor biológico e ter aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) que auxiliam na reparação muscular em microlesões.
Um estudo publicado no Internacional Journal of Foods Sciences and Nutrition verificou que o whey protein melhora a resposta imunológica que libera as imunoglobinas.
Há estudos que relacionam o consumo do whey protein com controle da pressão arterial e também com o controle da glicose em pessoas com sobrepeso.
Estudos realizados com pessoas idosas que consumiram whey protein evidenciaram que nos participantes que consumiram o suplemento houve melhora na preservação da massa muscular em comparação ao grupo placebo.
- O whey protein pode também ser utilizado para melhorar a ingestão de proteínas em casos de algumas doenças que causem desnutrição.
- A maioria dos benefícios do whey protein já foram observados pela ciência e esta pode ser mais uma diferença entre o whey protein e a proteína da carne.
- Desvantagens do Whey Protein
- Uma desvantagem em tomar whey protein está relacionada a desconfortos que algumas pessoas possam ter em relação a lactose, mesmo quem não tem intolerância em alto grau pode sofrer de algum desconforto.
- Em casos de excesso há sim muitas desvantagens, por isso não se deve extrapolar a dose, pois poderão surgir danos nos rins e fígado.
- Quando o suplemento é prescrito por um médico ou nutricionista que adequará sua dose, não haverá riscos.
- Qual dos dois devo tomar?
- Cada um destes suplementos apresentam características distintas em relação a sua composição devido aos diferentes tipos de matéria-prima, no entanto seus nutrientes são muito semelhantes, esta é uma escolha que deve levar em consideração questões pessoais como intolerâncias e alergias alimentares, custo de cada produto e seu orçamento para tais gastos.
- Não há uma escolha certa ou errada, o que há é uma escolha adequada para cada caso.
- Para quem deseja comprar Whey Protein
O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido. Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.
- Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.
- Na CWB Suplementos, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 30% a menos que outras lojas.
- Aqui encerramos nosso post, esperamos que tenham elucidado todas as questões em relação ao whey protein a proteína da carne!
: CWB Suplementos Importados
Ver resposta completa
Quais são os 4 tipos de proteínas?
Estrutura das proteínas: resumo, tipos e desnaturação Escrito por Lana Magalhães Professora de Biologia A estrutura da proteína refere-se a sua conformação natural necessária para desempenhar suas funções biológicas. As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos.
Ver resposta completa
Qual o nome da proteína da carne mal passada?
Na próxima vez que você for a um churrasco (ou churrascaria), lembre-se: carne sangrando não existe. O corte mal passado é vermelho porque contém uma proteína chamada mioglobina – e não a hemoglobina encontrada no sangue. “Essa cor é devido ao líquido que sai do músculo da carne que, quanto menos cozida, mais abundante se mantém.
A mioglobina é um pigmento natural do músculo: a coloração se assemelha, mas ela vai ter praticamente zero sangue porque ele é drenado no frigorífico”, ensina Marco Antonio Trindade, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga. Entenda: por que carnes de frango e suína não “sangram” Quando a carne é passada acima dos 70 graus, o alimento já começa a ficar marrom porque o músculo passa a ficar contraído e o líquido evapora, explica o doutor em Tecnologia de Alimentos.
“Uma carne bem passada desidrata e acontece o encolhimento das fibras musculares”, afirma. É aí que acontece a retenção ou evaporação de água da carne, tornando o alimento mais duro e seco – ficando ao “gosto do freguês” a escolha entre uma picanha, contrafilé ou outro corte mais suculento e vermelho, ou uma opção escura e bem passada desses cortes.
Ver resposta completa
O que é whey protein da carne?
CWB Suplementos Importados
- Os prós e contras entre o Whey Protein e a Proteína da Carne
- O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de esportes que têm treinos extensos, pois para alguns a necessidade proteica pode não ser atendida apenas com a alimentação.
- O famoso whey protein e a proteína da carne em pó que vem ficando mais popular são alternativas que podem atender as expectativas de quem procura melhorar a massa muscular dependendo da característica de cada consumidor.
- A proteína da carne em pó surgiu há alguns anos como uma nova alternativa de suplemento proteico de rápida absorção, é também de alto valor biológico, sendo esta uma alternativa de suplementação para pessoas que não consomem carne vermelha e sofram de anemia, tenham intolerância a lactose e não possam consumir o whey protein.
- É importante ressaltar que ainda não existem muitos estudos publicados sobre a proteína da carne em pó, portanto não é possível avaliar com profundidade seus benefícios para a performance esportiva, mas partindo-se do princípio de que a carne é bastante completa em proteínas acredita-se que este suplemento pode ter os mesmos benefícios que a carne in natura.
- Já no caso do whey protein há inúmeras pesquisas científicas e algumas já evidenciaram seus benefícios para a manutenção da massa muscular além de outros benefícios para a saúde.
- E você sabe o que cada um destes suplementos tem de diferente, de bom e de ruim em relação ao outro?
- Neste post abordaremos sobre as diferenças entre o whey Protein e a proteína da carne e as vantagens e desvantagens de cada um, confira nos nossos tópicos e boa leitura!
- Principais diferenças entre o Whey Protein e a Proteína da Carne
A diferença primordial entre o whey protein e a proteína da carne, obviamente está na matéria-prima utilizada, pois o whey protein usa a proteína do soro do leite e na produção da proteína da carne em pó retira-se da carne vermelha in natura seus componentes proteicos e separam-se suas gorduras.
Algumas marcas de proteína da carne tem em sua composição a gelatina, que são partes da vaca que seriam descartadas como articulações, orelhas, tecidos e outros, na embalagem vem descrito como colágeno hidrolisado.
A proteína da carne pode ser concentrada, isolada e hidrolisada em único processo para ser ultrafiltrada a fim de se obter peptídeos que permitem rápida absorção e biodisponibilidade de seus nutrientes para o organismo.
O whey protein é encontrado nas versões, isolado ou concentrado ou hidrolisado, cada uma dessas versões passa por um processo que caracterizam o produto de maneira diferente de acordo com cada versão.
- Benefícios da Proteína em Pó da Carne
- Por ser uma proteína de rápida absorção e estar livre de gorduras e colesterol, esta pode ser uma alternativa de suplementação não apenas para quem busca aumentar os músculos, mas também para algumas condições de saúde.
- Pessoas que estão com anemia e dificuldade de deglutição, por exemplo, podem se beneficiar deste suplemento pois é rico em ferro, vitaminas e aminoácidos.
- Pacientes com doenças como mal de Parkinson, pós cirurgia bariátrica ou pessoas desnutridas podem consumir a proteína de carne em pó para melhorar suas condições nutricionais, este suplemento pode ser preparado como um shake proteico, ser adicionado em sopas, vitaminas e outros pratos, pode ainda fazer parte da terapia nutricional de pessoas que estão se alimentando por sondas.
- No caso de atletas e frequentadores de academia que treinam mais do que 60 minutos, a proteína da carne pode ser uma opção principalmente para aqueles que não podem usar o whey protein devido a alergias ou intolerância ao leite e ao ovo (albumina do whey).
- Apesar do whey protein ter a versão hidrolisada que elimina praticamente toda a lactose, algumas pessoas que tenham alergia as proteínas do leite, não poderão consumi-lo.
- Para pessoas com esta alergia, entre o whey protein e a proteína da carne, certamente deverão escolher a segunda opção.
- Desvantagens da Proteína da Carne
- A proteína da carne in natura tem nutrientes que ajudam ao fortalecimento do organismo e dos músculos, ela tem creatina, aminoácidos essenciais, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), ferro, zinco, vitamina B12 e outras do complexo B.
- A partir destas qualidades criou-se então o suplemento de proteína de carne em pó com a vantagem de tirar suas gorduras e colesterol, mas o que é preocupante é que ninguém sabe exatamente como é feita esta proteína isolada, pois alguns fabricantes podem colocar na composição a gelatina, ou colágeno hidrolisado, como já foi citado anteriormente.
- Este não pode ser o ingrediente principal do suplemento, mas existem alguns fabricantes que fazem exatamente isso e se você não sabe distinguir o ingrediente principal, saiba que é sempre aquele que aparece primeiro na lista dos ingredientes.
- A lista de ingredientes em qualquer produto alimentício sempre vai aparecer da maior quantidade para a menor, ou seja se num rótulo do suplemento o primeiro ingrediente for proteína isolada e hidrolisada de carne e o segundo for gelatina, ainda assim, a gelatina está em grande quantidade, pois o segundo ingrediente tem uma grande concentração no produto.
- É importante então que nesta lista constem apenas o seguinte: Proteína isolada e hidrolisada de carne, desta maneira você saberá que está adquirindo um produto sem misturas e que atenderá suas expectativas.
- Em uma pesquisa de comparação entre algumas marcas de whey protein e a proteína da carne isolada, realizada na Universidade Católica de Brasília (2013) através de uma revisão literária, os resultados mostraram que o whey protein tinha maiores concentrações de proteínas e aminoácidos.
- Talvez este fato esteja relacionado a quantidade de colágeno hidrolisado de algumas marcas analisadas neste estudo, por isso é preciso estar atento a estes detalhes para ter o melhor custo-benefício ao utilizar a proteína da carne em pó.
- Benefícios do Whey Protein
A literatura científica já comprovou a eficiência do whey para ganho de massa muscular por ser fonte de proteínas de alto valor biológico e ter aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) que auxiliam na reparação muscular em microlesões.
Um estudo publicado no Internacional Journal of Foods Sciences and Nutrition verificou que o whey protein melhora a resposta imunológica que libera as imunoglobinas.
Há estudos que relacionam o consumo do whey protein com controle da pressão arterial e também com o controle da glicose em pessoas com sobrepeso.
Estudos realizados com pessoas idosas que consumiram whey protein evidenciaram que nos participantes que consumiram o suplemento houve melhora na preservação da massa muscular em comparação ao grupo placebo.
- O whey protein pode também ser utilizado para melhorar a ingestão de proteínas em casos de algumas doenças que causem desnutrição.
- A maioria dos benefícios do whey protein já foram observados pela ciência e esta pode ser mais uma diferença entre o whey protein e a proteína da carne.
- Desvantagens do Whey Protein
- Uma desvantagem em tomar whey protein está relacionada a desconfortos que algumas pessoas possam ter em relação a lactose, mesmo quem não tem intolerância em alto grau pode sofrer de algum desconforto.
- Em casos de excesso há sim muitas desvantagens, por isso não se deve extrapolar a dose, pois poderão surgir danos nos rins e fígado.
- Quando o suplemento é prescrito por um médico ou nutricionista que adequará sua dose, não haverá riscos.
- Qual dos dois devo tomar?
- Cada um destes suplementos apresentam características distintas em relação a sua composição devido aos diferentes tipos de matéria-prima, no entanto seus nutrientes são muito semelhantes, esta é uma escolha que deve levar em consideração questões pessoais como intolerâncias e alergias alimentares, custo de cada produto e seu orçamento para tais gastos.
- Não há uma escolha certa ou errada, o que há é uma escolha adequada para cada caso.
- Para quem deseja comprar Whey Protein
O Whey Protein é um suplemento pioneiro e mundialmente conhecido. Justamente por isso a comercialização é viabilizada em lojas especializadas, farmácias, academias, sites na internet e até em espaços inusitados como supermercados.
- Porém, comprar de fabricantes é vantajoso, principalmente para garantir um produto de qualidade, que não ofereça riscos a saúde por conter outros aditivos.
- Na CWB Suplementos, por exemplo, além da autenticidade, é possível encontrar Whey Protein em todas as suas versões, com valores muito interessantes, que chegam até 30% a menos que outras lojas.
- Aqui encerramos nosso post, esperamos que tenham elucidado todas as questões em relação ao whey protein a proteína da carne!
: CWB Suplementos Importados
Ver resposta completa
Qual é o nome da proteína do ovo?
Segunda-feira, 11/09/2017, às 16:25, O ovo é considerado um dos alimentos mais completos para a saúde. Chamado de alimento funcional, pois além dos nutrientes encontrados, ele apresenta efeitos benéficos ao organismo. Alimento rico em proteínas e de alto valor biológico, pois estas proteínas são formadas por aminoácidos essenciais, que são aminoácidos que o organismo não produz e por isso necessita ingerir pela alimentação.
Dentre estes aminoácidos pode-se citar: leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina e outros. Desta forma o ovo pode substituir a carne como fonte de proteína. O ovo é um alimento com ação antioxidante capaz de combater a excessiva formação de radicais livres. Na sua composição há importantes vitaminas, minerais e caroteinoides que o tornam um alimento realmente significativo para a manutenção da vida.
Composição e benefícios do ovo O ovo é composto por clara e gema. Vou esclarecer abaixo, mas já adianto que a combinação de clara e gema é fundamental pois os componentes se completam. Na clara do ovo encontra-se em maior proporção, do que na gema, uma proteína chamada albumina e esta proteína é formada por todos estes aminoácidos essenciais.
- Entre as funções da albumina é possível citar a síntese e recuperação do tecido muscular, além de transporte de ácidos graxos e produção de hormônios.
- Por ser a albumina um tipo de proteína de absorção lenta, que prolonga a sensação de saciedade, a clara do ovo é também bastante utilizada em dietas de emagrecimento, no intuito de retardar a sensação de fome e ainda com alimento pouco calórico.
Dentre os aminoácidos há o triptofano, que é o precursor da serotonina, que atua na sensação de bem estrar. Além dele outros que também participam de funções estruturais, manutenção da saúde dos ossos, dos cabelos, dos dentes e das unhas. A gema é a parte mais gordurosa do ovo.
São gorduras de boa qualidade, na sua maioria insaturadas (mono e polinsaturadas), fundamentais e protetoras ao organismo. Nela também estão presentes principalmente as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K; além de ter a colina, que é uma das vitaminas do complexo B, fundamental para a formação de neurotransmissores e função cognitiva, importantes para o aprendizado e memória.
A colina também importante para gestantes e nutrizes, por sua ação no sistema nervoso do bebe. Também na gema são encontrados carotenoides como luteína e zeaxantina, com ação protetora da mácula, região da retina responsável pela visão e doenças relacionadas.
Tem colesterol no ovo? Muito já foi discutido a respeito da quantidade de colesterol presente no ovo e riscos ao coração. Sim, o ovo tem colesterol, mas hoje já sabemos que este, presente nos alimentos, não é o que mais interfere no risco às doenças cardiovasculares. O combate ao colesterol se dá por meio de mudança no estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis.
Na verdade, o colesterol presente no ovo é utilizado para a produção de hormônios, entre eles testosterona, estrógeno e cortisol, fundamentais para a nossa sobrevivência, além de ser componente estrutural das membranas celulares, atuar na produção dos ácidos e sais biliares e ser precursor da Vitamina D.
Armazenamento, escolha e consumo do ovo Ovos devem ser armazenados nas partes internas da geladeira, não na porta da mesma, e devem ser lavados logo antes do uso. Não se deve lavar antes disso pois a casca é porosa e pode causar penetração de bactérias. Nunca devem ser consumidos crus para evitar o risco de contaminação por Samonela.
Agradável ao paladar de muitas pessoas, o ovo é também um alimento saudável e nutritivo. Versátil no seu preparo, pode ser consumido cozido, assado, mexido e também incluído em tantas preparações. Quando possível, a melhor escolha é por ovos orgânicos ou ovos caipiras, de galinhas que são criadas soltas, ciscando livremente e que não recebem medicamentos alopáticos.
Ver resposta completa