Contents
Qual o melhor material para uma tábua de carne?
Bambu – Tábuas de bambu são as mais recomendadas para quem faz churrasco todo fim de semana. Duráveis e bastante resistentes, elas oferecem boa performance na hora do corte. Além disso, essas tábuas são ecologicamente corretas e possuem uma ação bactericida natural. Curta a página da Sociedade da Carne no e confira outras dicas para te ajudar na hora de preparar o seu churrasco!
Ver resposta completa
Qual é a melhor tábua de carne?
Tábua de carne de bambu – A tábua de carne de bambu é uma das mais duráveis e resistentes, assegurando um bom desempenho na hora de cortar a carne. Por isso, é bastante indicada para churrascos. Além disso, é feita de material natural e possui ação naturalmente antibactericida.
Ver resposta completa
Qual madeira não usar para tábua de carne?
Como escolher madeira para fazer tábua de corte 1388 Visualizações A tábua de corte é, geralmente, uma das entradas para o mundo da marcenaria. Afinal, é um item fácil de se fazer, certo? Bom, mais ou menos. Alguns cuidados devem ser tomados e um dos primeiros deles é aprender como escolher a madeira.
Por isso desenvolvemos uma série com quatro capítulos para que você possa construir sua primeira tábua de corte com o mínimo de percalços. Por isso, o primeiro episódio trará informações básicas para ajudar a escolher madeira certa para uma tábua de qualidade. Em tempo, aproveitamos para esclarecer melhor o item citado que se refere à toxicidade da madeira.
Em raras situações encontraremos madeiras tóxicas ou alergênicas. No entanto, algumas madeiras que são cultivadas para o uso estrutural, como o Cedroarana, podem causar alguma irritação. Isso porque as madeiras mais abundantemente disponíveis no mercado passam por um processo de tratamento por CCA, que é um agente químico que pode ser nocivo à saúde.
Algumas pessoas são mais sensíveis ao toque com esse tipo de agente. Outras pessoas, no entanto, suportam contato prolongado, mas as consequências à saúde podem aparecer no decorrer do tempo. Por isso esse ponto está intimamente ligado à origem da madeira. Nesse artigo abordaremos o primeiro episódio da série e, a cada semana, publicaremos as sequências que deverão concluir o projeto.
Além do texto aqui no blog, você também poderá assistir ao episódio “” em nosso, Aproveite para assinar nosso canal e ativar o sino de notificação de novos vídeos! Cinco itens devem ser observados para escolher a melhor madeira da sua primeira tábua de corte: dureza, densidade, gosto / cheiro, toxicidade e origem.
- Com isso, será muito fácil orientar-se na escolha de uma boa madeira.1.
- Dureza: a dureza de uma madeira é o que dá resistência mecânica ao material.
- Além disso, as madeiras duras costumam ser mais resistentes à umidade e são menos propensas a rachaduras.
- Exemplos de madeira dura são angico, angelim, muirapiranga, sucupira, etc.2.
Densidade: madeiras duras geralmente são densas, mas não é uma matemática exata. Quer dizer que madeiras com a mesma dureza podem ter diferentes densidades. Então prefira madeiras mais densas (pesadas). Como os poros são bem fechados, elas são menos propensas a acumular sujeira e também são mais resistentes ao ataque de fungos e bactérias.3.
- Gosto e cheiro: é sabido que algumas madeiras possuem um forte odor, nem sempre agradável.
- Quem já passou em frente a madeireiras já deve ter vivenciado um forte cheiro desagradável.
- Além do cheiro, a madeira também pode gosto adstringente, amargo, picante, etc É sempre uma boa ideia escolher madeiras que não apresentem gosto ou cheiro característicos para não transferir esses aos alimentos.4.
Toxicidade: dificilmente encontrará alguma madeira tóxica pelo caminho, pois são raras. Mas a toxicidade está mais relacionada ao tratamento aplicado à elas visando sua conservação e durabilidade. Afinal, a maior parte da produção madeireira está destinada à construção de estruturas e móveis, e não à produção de utensílios de cozinha.
Porém, se for atrás de madeira nativa, ou pensar em usar alguma madeira encontrada em alguma mata ou floresta, é uma boa ideia se informar sobre a espécie para evitar algum tipo de intoxicação, mesmo que leve. Aliás, nosso amigo e mestre marceneiro Fernando Belchior cita, em seu ótimo vídeo sobre tábuas de corte publicado em seu canal no Youtube, as madeiras Jacarandá-da-Bahia e Cedroanara como materiais que podem causar reação alérgica ou ter algum grau de toxicidade.5.
Origem: esse último item é, em nossa opinião, o mais importante. Adoramos caçar madeiras por aí e somos “caçambeiros” com muito orgulho. Mas para se construir uma tábua de corte deve-se utilizar madeira com origem conhecida. Como dissemos no item anterior, a toxicidade deve ser levada em conta, principalmente nas madeiras utilizadas em estruturas.
- Madeiras de caçamba tem uma chance grande de conter resquícios de produtos químicos.
- Outra coisa, elas geralmente já foram tratadas com algum veneno ou químico forte para evitar cupins.
- Por isso, procure fornecedores que trabalhem com madeira certificada que podem ser destinadas à produção de utensílios de cozinha.
Não é fácil, mas é um cuidado a ser tomado principalmente se for fazer tábuas de corte para vender. Sabemos que mesmo com todas as dicas é difícil escolher madeiras para fazer a sua primeira tábua de corte. Então, para facilitar, use a pequena lista abaixo para se orientar:
Roxinho Muirapiranga Jatobá Pequiarana Aroeira Angico Muiracatiara Garapeira
Essa primeira etapa da manufatura de uma tábua de corte é bastante difícil, especialmente para encontrar um fornecedor de madeiras. Mas caçar madeiras é também trocar informações com amigos. Depois de assistir ao vídeo, que tal já se preparar para fazer um acabamento lindão em sua nova tábua de corte? Para isso, com as técnicas mostradas em nosso artigo.
Ver resposta completa
O que passar na tábua de carne para não mofar?
Pode-se colocar um pouco de vinagre de álcool num pano e higienizar. Isso ajuda a eliminar as bactérias que estiverem presentes; 3º Não utilize esponja de aço, nem lave a tábua no lava-louças.
Ver resposta completa
Qual óleo usar na tábua de carne?
Saber quais tipos de acabamento utilizar é muito útil. Principalmente quando questões de saúde estão envolvidas, muitas peças de madeira precisam passar por essa avaliação, tais como brinquedos, instrumentos musicais e utensílios de cozinha! Por isso, esse último é nosso foco: qual óleo usar na tábua de carne? Já ouvimos falar em diversos métodos de acabamento para tábuas de corte e utensílios de cozinha.
- Porém, muitos dos materiais são antigos e já não faz mais sentido nenhum continuar usando-os.
- Entre eles podemos citar óleo de cozinha, banha de porco, azeites, etc.
- Uma tábua de carne bem feita mostra isso já ao primeiro olhar! E ainda tem gente que insiste em relevar o acabamento que utilizará em sua peça.
Não dá para acreditar, não é? Pois bem, se a primeira impressão é a que fica, o acabamento escolhido deve ser além da beleza visual da peça. Afinal, em toda observação usamos todos nossos sentidos. Assim, devemos levar em consideração todos esses fatores na escolha do produto que aplicaremos em nossa tábua de corte.
- Com exceção do fator audição, que não conseguimos encaixar em nada aqui! Visão: o acabamento deve proporcionar um conforto visual, uma aparência que atraia a atenção do usuário.
- Se a aparência não será muito importante na utilização do produto, pelo menos será ela a responsável em capturar o potencial comprador.
No caso de tábuas de corte, nossa escolha está limitada a produtos com brilho fosco ou acetinado. Para brilho fosco, os óleos são mais indicados. Caso prefira uma aparência acetinada, adote as ceras atóxicas. Tato: o toque é importantíssimo. Minha preferência é o toque suave e aveludado dos acabamentos acetinados.
O acabamento fosco é um tanto rústico, porém dá a impressão de firmeza, de produto durável. Qual o seu preferido? Olfato: o acabamento não deve ter nenhum cheiro, o que é bem comum em produtos de alta qualidade, como os óleos da General Iron Fittings, à venda na Loja Empoeirados, Afinal de contas, o cheiro de solventes não abrem o apetite.
Muito pelo contrário, provocam até enjôo em narizes mais exigentes. Paladar: se o acabamento não pode ter cheiro, é menos desejável ainda que tenha gosto, não é mesmo? O material escolhido para o acabamento de uma tábua de corte não pode, em hipótese alguma, transferir sabor ao alimento que será preparado.
- Isso é indiscutível.
- Ah, também é necessário frisar que não pode ser tóxico.
- Embora a toxicidade não possa ser detectada através do sabor, é importante confiar no rótulo do produto e, principalmente, na idoneidade do fabricante.
- Audição: Segurança! Ouça sempre essa voz em sua cabeça ao escolher o produto certo para o acabamento de sua tábua de corte.
Pronto, achamos o sentido que faltava! Como dissemos no texto anterior desses encartes, a toxicidade é um item presente em todos os passos na produção de uma tábua de carne. Claro que com o acabamento isso não poderia ser diferente. Embora os óleos de cozinha sejam sempre sugeridos como acabamento em tábuas de corte, um fator que poucos consideram é que esses produtos têm um prazo de validade e se tornam rançosos com o passar do tempo.
- Além disso, óleos vegetais ou animais formam um ambiente propício à proliferação de fungos e bactérias.
- Por isso mesmo não são bons para esse fim.
- Os melhores produtos, então, são ceras e óleos minerais.
- As ceras de abelhas e de carnaúba sem solventes tóxicos são ótima opção para aqueles que procuram um toque e brilho acetinado.
Costumamos indicar os produtos da General Iron Fittings, que estão disponíveis em nossa loja online. A cera Artefice Cucina é a mais indicada para a aplicação em utensílios de cozinha. Ela é atóxica e protege a madeira contra a umidade. Além disso, contém em sua composição produtos inertes e purificados, totalmente segura para o contato com alimentos.
No entanto, o número um, o preferido dos profissionais, é o óleo mineral branco ou o GIF White Oil que vendemos em nossa Loja. Mas atenção nesse quesito porque existem dois tipos de óleos minerais brancos: o de grau farmacêutico e o de grau técnico. O óleo mineral branco de grau farmacêutico (que também é descrito como óleo mineral USP) cumpre todas as exigências do departamento americano de farmacopeia.
Esse produto é utilizado em produtos farmacêuticos, cosméticos e na indústria alimentícia como parte da receita de alguns produtos comestíveis. Por isso é 100% seguro na cozinha. O óleo mineral USP é, portanto, inodoro e insípido (não tem cheiro nem sabor).
- Já o óleo mineral branco de grau técnico é indicado na produção de borrachas, silicones, etc.
- Ou seja, esse último é útil na lubrificação de máquinas e equipamentos.
- Em resumo, se precisar de uma decisão rápida e certeira, escolha o óleo mineral branco USP (ou grau farmacêutico) ou a GIF White Oil ou a cera Artefice Cucina da General Iron Fittings.
Priorize o que for mais acessível em sua região.
Ver resposta completa
Como evitar mofo na tábua de carne?
Como limpar tábua de carne ou de cortar vegetais: conselhos gerais – Seja qual for o material da sua tábua de corte – plástico, madeira ou bambu – ou os alimentos em contato com ela, a limpeza e higienização de tábuas de corte são essenciais. Abaixo, alguns conselhos gerais de como limpar tábua de carne, vegetais ou peixe:
- Um método eficaz para limpar tábua de carne é mantê-la higienizada é lavá-la logo depois de cortar os alimentos. Água quente e detergente antibacteriano são suficientes para tarefas como lavar tábua de carne ou outros alimentos.
- Para uma higienização perfeita, use produtos eficientes, antibacterianos ou desinfetantes, como Vim Cloro Gel, que realmente limpam e higienizam suas tábuas de corte, eliminado as bactérias e microrganismos de forma mais eficiente do que produtos de limpeza caseiros.
- Após limpar tábua de carne e enxaguá-la, seque o objeto com papel toalha, uma vez que os panos de prato contêm germes provenientes das mãos e de outros acessórios da cozinha, que podem contaminar uma tábua de corte já limpa.
- Além de saber como limpar tábua de madeira, é preciso também armazená-las de forma adequada. Tente guardar as suas tábuas de corte no armário, em um local seco, evitando deixá-las perto de fontes de calor e umidade, ou em locais como em cima da pia, por exemplo, onde ficará exposta a germes, bactérias e até mofo e bolor.
Evite a contaminação cruzada utilizando tábuas de cores ou materiais diferentes para cortar carnes cruas e vegetais.
Ver resposta completa
Como escolher tábua de corte?
Quanto mais macia a tábua, menor será o impacto no corte da faca, e neste quesito a tábua de madeira é campeã. A segunda melhor é a tábua de plástico, que além de macia é muito prática. Evite tábuas de materiais duros, como vidro, cerâmica ou mármore.
Ver resposta completa
Que verniz usar na tábua de carne?
O Verniz à óleo é o verniz para quem procura um acabamento atóxico, resistente e que protege a madeira de bancadas de cozinha, tábuas de corte e brinquedos.
Ver resposta completa
O que passar na madeira para usar como tábua de carne?
Modo de selamento da tábua de carnes: –
- Comece jogando uma quantidade boa de óleo na parte de cima da sua tábua de madeira, de modo que ela fique toda encharcada.
- Após pegue um pedaço do papel toalha e espalhe o óleo por toda a tábua de madeira.
- Depois, faça o mesmo processo do outro lado da tábua.
- Deixe o óleo agir na tábua por 24 horas.
- Passado esse tempo, tire todo o excesso de óleo da tábua com o papel toalha.
- Esse procedimento criará uma camada impermeável, essencial para evitar a penetração de líquidos.
Pronto! Muito fácil essa dica de como selar sua tábua de carnes, não? IMPORTANTE: não use verniz na sua tábua de madeira. O verniz tem componentes tóxicos! À medida em que a faca entra em contato com a madeira envernizada, fazendo leves ferimentos na madeira, pequenas lascas de verniz podem se soltar e acabar sendo incorporadas à comida.
- Gostou das dicas?
- Modo de preparo na integra, assista o vídeo do:
- Conheça também nosso curso “”
- Assista essa e outras receitas completas no canal do,
- Veja também a deliciosa receita de costelinha pururuca na churrasqueira aqui no :
https://churrasqueirodafamilia.com.br/costelinha-pururuca-na-churrasqueira-a-mais-crocante/ : Dica de como selar sua tábua de carnes
Ver resposta completa