Contents
Qual o dia que não se pode comer carne?
Quando jejuar? – O jejum é obrigatório nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa, Além disso, a igreja diz que a carne vermelha deve ser evitada em todas as sextas-feiras da Quaresma. Mas isso não quer dizer ficar sem comer.
O jejum é recomendado para pessoas de 18 a 58 anos e representa fazer apenas uma refeição completa durante o dia, até a saciedade – portanto, sem se “empanturrar”. É possível optar por comer carne, mas fazer outros “jejuns”. ” poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo os mais requintados e dispendiosos ou da especial preferência de cada um”, orienta a CNBB.
O jejum nos orienta a dar mais atenção à Palavra de Deus. A fome que sentimos (quando fazemos jejum) pode simbolizar e evocar a fome que temos da Palavra de Deus. É tempo forte, portanto, de escuta da Palavra, pois através dela vamos conhecer os desejos de Deus e praticar a sua vontade.
Ver resposta completa
Qual é o dia que não pode comer carne na Semana Santa?
Pode comer frango na Sexta-Feira Santa? Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro.
Entretanto, muitas pessoas não entendem o significado e a origem dessa tradição. A Sexta-Feira Santa está inserida na Semana Santa, que celebra a última semana de Cristo. A data é o dia em que o Filho de Deus teria sido crucificado e morto. No domingo seguinte, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus.
Embora a tradição de comer peixe seja mais comum, não é estritamente proibido comer outras carnes nesse dia. Segundo a igreja, a abstinência de carne é uma questão de praticar a caridade e a ajuda ao próximo. Portanto, a privação deve vir aliada à reflexão e não apenas a restringir o cardápio.
- Alguns padres afirmam que transformar a Sexta-Feira Santa em um dia de comer peixes nobres não é a ideia da tradição.
- Em vez disso, o dia deve ser um momento de lembrança e reflexão espiritual.
- É um dia para que o corpo reze, e não um dia para comer demais.
- Deve-se lembrar que a Semana Santa e a Páscoa têm origens e significados diferentes para cristãos e judeus.
Os judeus celebram apenas a Páscoa, que relembra a libertação do povo judaico da escravidão no Egito. É com Jesus Cristo que começa a tradição da Semana Santa, que não existia antes dele. A tradição de abstinência de carne na Sexta-Feira Santa, portanto, não está nos 10 mandamentos, mas é uma norma que visa favorecer a espiritualidade.
Com Informações UOL Imagem: Cook it
: Pode comer frango na Sexta-Feira Santa?
Ver resposta completa
Pode comer carne no Sábado antes da Páscoa?
O que pode e não pode fazer no Sábado de Aleluia Em relação ao consumo de alimentos, não há uma determinação específica se no Sábado de Aleluia não se pode comer carne.
Ver resposta completa
Quando não se come carne vermelha?
Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
Ver resposta completa
O que substitui a abstinência de carne?
No Brasil – No Brasil, a CNBB fez os seguintes comentários sobre os Cânn.1251 e 1253: 1- Toda a sexta-feira do ano é dia de penitência, a não ser que coincida com solenidade do calendário litúrgico. Os fiéis nesse dia se abstenham de carne ou outro alimento, ou pratiquem alguma forma de penitência, principalmente obra de caridade ou exercício de piedade.2- A quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa, memória da Paixão e Morte de Cristo, são dias de jejum e abstinência,
Ver resposta completa
Pode comer carne na Quarta-feira da Semana Santa?
O QUE É A SEMANA SANTA? –
- De forma resumida, a Semana Santa é o período em que os cristãos se preparam para refletir sobre a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, conhecido como “Tríduo Pascal”.
- A Igreja Católica dedica uma semana inteira para reviver esses eventos litúrgicos, incentivando os cristãos a se identificarem com Cristo, que se preparou para o sacrifício e o encontro com Deus através de seus atos.
- Leia Também
: SEMANA SANTA 2023: PODE COMER CARNE NA QUARTA-FEIRA DA SEMANA SANTA?
Ver resposta completa