Contents
O que é bom para amolecer carne seca?
Azeite e vinagre – Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre, Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
Ver resposta completa
Qual é a diferença entre carne seca e carne-de-sol?
Carne de Sol e Carne Seca, Qual a Diferença? – Panelaterapia “A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.
- A carne-de-sol, diferentemente do que o nome dá a entender, não é exposta aos raios solares.
- Os cortes do traseiro do boi são salgados e deixados para secar por 2 ou 3 horas em um lugar coberto, de preferência com vento”.
- A baixa umidade do ar é indispensável para a obtenção de um bom produto – eis uma das razões por que o sertão nordestino é o ambiente ideal para secar a carne.
A outra é o know-how dos sertanejos. “O que importa é ter o macete da quantidade de sal e do tempo de secagem. Já a carne, a gente traz muita do sul do país”, afirma Aguifá. O processo de secagem da carne-seca (também chamada de charque ou jabá) inclui – veja só – uma etapa em que as mantas de carne são estendidas ao sol.
Ver resposta completa
Que tipo de carne é carne seca?
São peças de carne cortadas em mantas e salgadas até desidratar. Cortes mais utilizados para fazer a carne : coxão duro, coxão mole e músculo do dianteiro. Já a carne de sol é feita com peças inteiras, processo de cura é feito em locais cobertos e ventilados, o interior da carne é mais úmido.
Ver resposta completa
Como é produzida a carne de sol?
Quem é fã do sabor da Carne-de-Sol vai gostar do OBA Gastronomia de hoje. Ensinaremos como preparar a sua própria Carne-de-Sol, O processo é simples demais e a carne fica muito saborosa. Vale até como curiosidade. Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina.
- Apesar do nome, em geral, não vai ao sol.
- É, normalmente, confundida com a carne-seca.
- Apesar de possuírem processos parecidos, há uma grande diferença no sabor.
- A carne de sol é ligeiramente salgada e, depois, colocada para secar e desidratar em local coberto e ventilado.
- O processo de secagem é rápido e o interior da carne fica úmido e macio.
Já a carne-seca leva mais sal e é empilhada em locais secos para sua desidratação. Após a secagem da carne, ela é estendida em varal ao sol para completar sua desidratação. A carne-seca é bem mais salgada se comparada com a carne de sol. Outro processo de desidratação bem conhecido é o charque, originário também do nordeste, mas que posteriormente, em razão da seca e da consequente diminuição dos rebanhos, teve sua produção em escala comercial deslocada para a região sul do Brasil.
Embora o nordeste nunca tenha deixado de se manter firme como produtor e consumidor de charque. O processo é bem parecido com o da carne-seca. O diferencial é que leva mais sal. É portanto um equivoco muito comum, à afirmação de que o charque é típico do sul do país, pois no sul foi apenas onde a produção de charque em larga escala se mostrou mais viável.
(Wikipedia) O processo para a fabricação caseira de Carne-de-So l é bem simples. Depois de escolher o corte, que pode ser maminha, picanha, contrafilé, alcatra ou o lagarto (posta branca), que foi o que utilizei, deve-se efetuar a salga. Para isto não devemos economizar no sal.
- Apare bem a gordura da carne e abra ao meio.
- Faça alguns talhos na superfície, sem atravessar a carne e passe sal por toda ela.
- Calcule em torno de 60 g de sal por 1 Kg de carne.
- Coloque em um recipiente não metálico, tampe e leve para a geladeira por uma noite.
- No dia seguinte, retire a peça de carne, retire o excesso de sal usando a água que ela liberou (a carne deve ficar sem vestígio algum de sal) e pendure em um lugar coberto e ventilado com o auxílio de um gancho ou fazendo um buraco na carne e passando barbante.
Apesar do nome, a Carne-de-Sol não vai ao sol. Deixe “no tempo” por 1 ou 2 dias. Após este período, sua “Carne-de-Sol Serenada” estará pronta para ou uso. Lembre que devemos dessalgá-la antes do uso definitivo.
Ver resposta completa