Contents
O que passar em queimadura que está em carne viva?
Use água fria (à temperatura ambiente) a correr, ou aplique no local compressas frias humedecidas com água ou soro fisiológico ; Faça esta operação durante uns 10 minutos ou até a dor aliviar; Se a zona queimada estiver suja, limpe-a com cuidado ao mesmo tempo.
Ver resposta completa
O que fazer quando a queimadura sai a pele?
Queimaduras de 2 o grau superficiais – Geram bolhas e muita dor. As bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos. Mas atenção: esse procedimento deve ser realizado por um médico. Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina.
Ver resposta completa
Pode cobrir a queimadura?
Normalmente, ferimentos por queimadura exigem desbridamento e/ou curativos. Utilizam-se debridamento (remoção de tecido não viável) e curativos para diminuir o risco de infecção e proporcionar bem-estar em queimaduras menores.
Lesões secundárias por queimadura
Contraindicações absolutas Contraindicações relativas Nesses casos, decidir juntamente com o centro de queimados receptor quais cuidados para queimadura fornecer antes da transferência.
Reações alérgicas a antibióticos tópicos
Luvas não estéreis Solução de limpeza como solução de clorexidina a 2% Agulhas de calibre 25 e 21 Seringa de 10 mL Anestésico local injetável como lidocaína a 1% Tesoura, pinça estéril Curativo não aderente Curativos especializados para queimaduras, se disponíveis e justificados (p. ex., gaze de vaselina impregnada com tribromofenato de bismuto a 3%) Curativos absorventes volumosos (como curativos de gaze de 10 × 10 cm e fita adesiva, envoltório flexível de gaze enrolada para queimaduras em membros)
Queimaduras envolvendo mãos, pés, face, genitais, períneo, grandes articulações ou queimaduras que são extensas muitas vezes exigem transferência para um centro de queimados.
Profundidade da lesão cutânea:
Queimadura de primeiro grau: envolvendo apenas a epiderme Segundo grau (espessura parcial): estendendo-se até a derme Terceiro grau (espessura total): destruindo toda a pele
Bem-estar do paciente e exposição ideal das áreas de queimadura
Estabilizar o paciente de acordo com o protocolo de trauma. Durante os primeiros 30 minutos após a lesão, usar irrigação, imersão ou compressas com água em temperatura ambiente (20 a 25° C) ou fria para limitar a extensão da queimadura e fornecer alívio significativo da dor. Adicionar pedaços de gelo à água ou soro fisiológico para diminuir a temperatura conforme necessário. Entretanto, evitar a imersão do tecido queimado em gelo ou água gelada porque a imersão em gelo aumenta a dor e a profundidade da queimadura e também aumenta o risco de queimadura por frio e, se a superfície da queimadura for grande, de hipotermia sistêmica. Tratar a dor antes de fazer qualquer coisa na ferida por queimadura. Os melhores analgésicos para dor intensa geralmente são opioides IV em doses tituladas, como fentanila a 1 mcg/kg ou morfina a 0,1 mg/kg. Para queimaduras menores, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e paracetamol podem ser eficazes. Remover todas as roupas e detritos macroscópicos da área de queimadura. Remover qualquer jóia da queimadura e distalmente, como anéis. Cobrir a queimadura com um curativo úmido e estéril embebido em água ou soro fisiológico em temperatura ambiente. O curativo deve ser mantido fresco e úmido para fornecer alívio contínuo da dor.
Transferir os pacientes estáveis com queimaduras grandes para um centro de queimados. Para outros pacientes, cuidado completo da ferida por queimadura.
Limpar a área queimada delicadamente com pano limpo ou gaze com água e sabão ou um agente antibacteriano leve, como a clorexidina. Irrigar a ferida com soro fisiológico ou água. Alguns médicos recomendam deixar as bolhas não rompidas intactas, e outros recomendam abri-las com tesoura e pinça. Independentemente disso, pele frouxa e bolhas quebradiças são tecidos desvitalizados que devem ser desbridados por meio de descamação da ferida, cortando-a com uma tesoura perto da borda com a epiderme viável conectada. Aplicar um curativo estéril para queimaduras, com ou sem um agente tópico.
Há várias opções de curativos para queimaduras. Alguns são impregnados de antimicrobianos (p. ex., prata). A maioria tem uma forma de gaze, mas existem curativos biossintéticos com algumas das características da pele que aderem à ferida e podem ser mantidos no local por longo tempo.
Cobrir a superfície da ferida. Há muitos curativos comerciais disponíveis, mas uma gaze de malha fina ou gaze comercial não aderente é apropriada. Cobrir e acolchoar a ferida com gaze frouxa. Se há comprometimento dos quirodáctilos e artelhos, acolchoar os espaços interdigitais e os dígitos individualmente e separá-los com tiras de gaze. Enrolar todo o curativo com um material absorvente ligeiramente elástico.
Fornecer analgésicos para tomar em casa. Instruir o paciente a elevar o membro afetado para prevenir edema, que pode causar atraso na cicatrização ou infecção. Acompanhamento em cerca de 24 horas. Na primeira consulta de acompanhamento, remover o curativo e reavaliar a queimadura quanto à profundidade da lesão e necessidade de desbridamento adicional, então recolocar o curativo.
O momento e o local (p. ex., clínica, residência) das subsequentes trocas de curativos dependem de
O tipo de curativo usado: alguns curativos são mantidos por um tempo e outros são trocados com frequência. Capacidade do paciente e da família: grandes queimaduras, áreas que exigem curativos complicados ou incômodos e pacientes com habilidades limitadas de autocuidado podem precisar de cuidados profissionais mais frequentes e/ou trocas menos frequentes. A quantidade de exsudato produzida pela ferida: queimaduras mais secas precisam de trocas de curativos menos frequentes.
Para autocuidados, os pacientes devem remover delicadamente o curativo antigo, limpar a ferida com água morna de torneira e aplicar material semelhante ao utilizado pela primeira vez. Em qualquer caso, deve-se examinar a ferida 5 a 7 dias após a lesão.
Não subestimar a necessidade de analgesia para procedimento e, às vezes, sedação, particularmente para debridamento complicado ou trocas de curativos. Analgesia inadequada impede o cuidado meticuloso da ferida.
Para queimaduras na face e no pescoço: limpar a ferida com clorexidina e debridar as bolhas e qualquer pele solta, então aplicar um antibiótico tópico brando como bacitracina, mas deixar a ferida descoberta. Pode-se lavar a ferida 2 ou 3 vezes por dia, seguido de reaplicação do agente tópico. Alternativas aos opioides IV são anestesia regional ou bloqueio de nervo; óxido nitroso inalável; ou cetamina IV. Para desbridamento de pequenas queimaduras, a injeção de anestésico local pode ser uma analgesia adequada. O cuidado de queimaduras em casa e a troca de curativos podem ser bastante dolorosos. Deve-se fornecer suprimento adequado de analgésicos opioides por via oral e incentivar o uso responsável de analgésicos.
Os recursos em inglês a seguir podem ser úteis. Observe que O Manual não é responsável pelo conteúdo destes recursos.
Pham TN, Cancio CL, Gibran NS : American Burn Association practice guidelines burn shock resuscitation. J Burn Care Res 29(1):257–266, 2008. doi: 10.1097/BCR.0b013e31815f3876 Kagan RJ, Peck MD, Ahrenholz DH, et al : Surgical management of the burn wound and use of skin substitutes: An expert panel white paper. J Burn Care Res 34(2):e60–e79, 2013. doi: 10.1097/BCR.0b013e31827039a6
Como saber se a queimadura está infeccionada?
Sinais e sintomas de infecção em queimaduras – Quando há infecções em queimaduras, a região fica mais avermelhada. “Não se trata da vermelhidão da queimadura, mas sim de uma vermelhidão de infecção na periferia, ou seja, na borda do ferimento. Secreções como pus, diferentes daquelas originadas da queimadura inicial, também são sintomas”, esclarece Adorno.
Ver resposta completa
Como saber se a queimadura está melhorando?
Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Após a cicatrização, a pele pode ficar um pouco escura, mas volta ao tom normal com o tempo. Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias.
Ver resposta completa
Quanto tempo demora para a pele se regenerar de uma queimadura?
Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: ‘ Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias ‘.
Ver resposta completa
Quanto tempo leva para pele se recuperar de uma queimadura?
Cirurgião plástico Vitor Buaride tirou dúvidas da web sobre o tema desta 2ª.Após uma lesão, devem-se evitar banhos quentes, perfumes e cremes. –
O cirurgião plástico Vitor Buaride, que coordena a unidade de queimados do Hospital Municipal do Tatuapé e do Hospital dos Defeitos da Face, em São Paulo, respondeu a perguntas da internet sobre queimaduras após o Bem Estar desta segunda-feira (9). Segundo o especialista, os cuidados com queimaduras na parte interna da boca incluem pomadas, e essa região costuma cicatrizar mais rapidamente. Amputações de membros são indicadas em casos de lesões muito profundas, de terceiro grau, que danificam também os vasos sanguíneos e a circulação.
Sedativos não devem ser aplicados em casa por pessoas queimadas, apenas com recomendação médica. O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional.
Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado. O cirurgião plástico destacou, ainda, que lesões provocadas por animais, como água viva e lagarta, também exigem água corrente na região. Esse é o mesmo caso de queimadura por produtos químicos. Quando a fonte do acidente é um laser, o lugar deve ser abafado com um pano úmido, antes de procurar o hospital.
Buaride explicou o que é e como funciona a pele artificial, ainda de difícil acesso no país – disponível apenas em poucos hospitais particulares. Trata-se de um curativo biológico, que se desfaz depois que a pele por cima é reconstituída naturalmente.
Ver resposta completa
Quando a queimadura fica vermelha?
As queimaduras de primeiro grau são avermelhadas, apresentam inchaço e causam dor. A superfície queimada fica pálida ao ser suavemente tocada, mas não se formam bolhas. As queimaduras de segundo grau são rosa ou avermelhadas, apresentam inchaço e causam dor intensa.
Ver resposta completa
Qual o melhor Anti-inflamatório para queimadura?
Normalmente em queimaduras de primeiro grau o uso de analgésicos como paracetamol, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico e de hidratantes é suficiente. Anestésicos tópicos também podem ser úteis no alívio da dor.
Ver resposta completa
Pode passar bepantol na queimadura?
Dexpantenol: pomada para queimadura que você tem em casa – O Dexpantenol é um composto que ajuda a nutrir, regenerar e cicatrizar lesões. As pomadas são úteis nas lesões mais leves. Podem ser usadas até 3 vezes por dia. Sabe uma pomada que contém dexpantenol? O Bepantol, famoso produto para combater as assaduras de bebês.
Ver resposta completa
O que pode piorar uma queimadura?
NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura – A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada). Devemos usar a água por tempo suficiente para resfriar o local atingido para que a queimadura não continue a atingir camadas mais profundas da pele.
Ver resposta completa
O que não se deve fazer de jeito nenhum em caso de queimadura?
Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros. Se a queimadura atingir 10% do corpo de uma criança ela corre sério risco.
- Já em adultos, o risco existe se a área atingida for superior a 15%.
- Tipos de queimaduras: – Queimaduras térmicas: são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol; – Queimaduras químicas: são provocadas por substância química em contato com a pele ou mesmo através das roupas; – Queimaduras por eletricidade: são provocadas por descargas elétricas.
Quanto à profundidade, as queimaduras podem ser classificadas como: – 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas; – 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele.
Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, despreendimento de camadas da pele e possível estado de choque. Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixar cicatrizes. – 3º grau: atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos.
- Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.
- Primeiros socorros: Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos.
- Compressas úmidas e frias também são indicadas.
- Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.
No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes. – nunca toque a queimadura com as mãos; – nunca fure bolhas; – nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada; – nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado; – nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.
Prevenção: – ao acender um fósforo, mantenha o palito longe do rosto. Assim, se escapar alguma chama, não irá atingir o cabelo ou a sobrancelha; – ao acender uma vela, observe se está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos; – manter crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos, e sempre direcionar o cabo das panelas para a área do fogão; – não manipular álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo.
Esses produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças; – em festas juninas, dar preferência às fogueiras pequenas, que só devem ser acesas longe de matas, de depósitos de papel, de produtos inflamáveis ou ventanias. IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Ver resposta completa
O que fazer para o curativo não grudar na queimadura?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Boa tarde, o curativo com tela de petrolato é um dos melhores para evitar a aderência da ferida ao curativo. Um angiologista ou cirurgião vascular são muito importantes para orientação do curativo. Bom dia. Vários produtos podem ser utilizados – Adaptic, Rayon + vaselina ou Dersane.
- Siga as orientações do seu especialista, ou acompanhe em conjunto com enfermeiro estomaterapeuta.
- Boa tarde! A pergunta me leva a concluir que não se está usando nenhum produto ou pomada nesse curativo, razão pela qual as ataduras estão grudando na ferida.
- Tenho como princípio para tratar feridas, principalmente de diabéticos, o uso de coberturas que contenham cicatrizantes e/ou antibiiticos topicos, dependendo de cada caso.
Há vários tipos de curativos e a maioria deles não provoca o desconforto da aderência e dor quando se vai trocar o curativo. Procure um Cirurgião Vascular que ele pode lhe ajudar.
Ver resposta completa
Quando devo me preocupar com a queimadura?
Que complicações podem surgir? –
Quando a pele é queimada, ela perde a sua função protetora, o que aumenta o risco de infecção. Por este motivo é importante que a área danificada esteja bem limpa durante as primeiras seis horas e mantida limpa enquanto ela estiver cicatrizando. Se depois de alguns dias os sinais de infecção (por exemplo, a pele fica vermelha, quente, drene ou a vítima experimente uma dor aguda), você deve consultar um médico. Queimaduras graves podem causar cicatrizes. Em casos de queimaduras graves e grandes, o corpo pode perder uma quantidade significativa de líquidos. Isto pode dificultar a circulação sanguínea e causar problemas no equilíbrio do corpo. Estas feridas devem ser tratados no serviço de emergência médica. Lembre-se que uma avaliação de queimaduras deve ser realizada por um médico, uma queimadura extensa superficial pode levar a complicações graves.