Contents
O que fazer com o espetinho que sobra?
Como usar sobras de espetinho – Você pode usar sobras de espetinho para fazer deliciosos sanduíches, ou ainda pode usar como prato principal, juntamente com batatas e legumes grelhados ou saladas. Mas além do óbvio, existem muitas maneiras criativas de usar restos de carne de espetinho.
- Primeiramente, faça um guisado com sobras de espetinho de porco desfiado.
- Em seguida, misture o restante da carne de porco com molho de churrasco e coloque macarrão com queijo antes de entrar no forno, ou adicione um pouco de carne picada às batatas escalopadas.
- Use sobras de espetinho como uma cobertura de pizza junto com molho de churrasco, cebolas vermelhas fatiadas, pimentões finamente cortados e queijo.
- Tempere o churrasco com cominho e pimenta em pó ou tempero de taco e use-o para encher conchas de taco ou tortilhas.
- Preencha empanadas com carne de espetinho desfiada.
- E por fim, use sobras de costeletas de porco para fazer uma sopa saudável.
Pode congelar carne que sobrou do churrasco?
- Pegue uma porção e amasse como se fosse um bife.
- A técnica facilita o descongelamento e ainda ocupa menos espaço.
- Não tempere carnes cruas, pois o tempero altera a cor, o sabor e a textura.
- As carnes devem ser limpas e as partes não comestíveis, como a gordura excedente, retiradas.
- Nunca dobre as carnes.
Fatores a observar – Forma e tempo de congelamento – Quantidade armazenada – Tipo de embalagem – Etiquetagem do produto (nome, validade e data de congelamento) Dicas de congelamento – Congele tudo absolutamente frio – Dê prioridade aos alimentos que estragam mais rápido – Embrulhe bem os alimentos para não desidratarem e retire o máximo de ar dos pacotes – Prepare tudo com menos tempero, pois alguns condimentos ficam mais acentuados ou alteram o paladar do prato congelado.
Exemplos: manjericão, noz-moscada, sal, alho, cebola, páprica, aipo, azeitonas, mostarda e baunilha – Não exceda o tempo no fogo antes do congelamento, já que a comida será aquecida novamente após descongelada – Fracione os alimentos nas quantidades a serem consumidas – Feijões e afins devem ser cobertos com água ou caldo de cozimento (sem chegar à borda), para deixar espaço para a dilatação – Folhas como espinafre, almeirão e couve devem ser congeladas após refogadas Processo de branqueamento Serve para conservar as características originais dos alimentos.
Lave o legume e retire as partes que não estiverem boas. Em seguida, coloque água em uma panela grande sem tampa e, quando estiver borbulhando, mergulhe a verdura por 15 a 35 segundos, dependendo do tipo. Logo após o processo, mergulhe o alimento na água gelada, pelo mesmo tempo. São 15 segundos para: abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, vagem, cenoura e pimentão.
E 35 segundos para: aipo, cenoura, couve-flor, ervilha, salsão e brócolis. Saiba mais como fazer o processo de branqueamento no vídeo abaixo: Prazo de validade dos alimentos no congelador/freezer: – Carne bovina sem gordura: 9 a 12 meses – Carne bovina com gordura: 2 meses – Frango: 12 meses – Lula, camarão, lagosta, marisco, mexilhão e filé de peixe em posta: 3 meses – Carne de porco fresca: 6 meses – Linguiça e salsicha: 2 meses – Bacon: 2 meses – Presunto e tender: 4 meses – Hambúrguer: 3 meses – Aves: 3 meses – Frutas: 8 a 12 meses – Vegetais: 8 a 12 meses Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), os fabricantes garantem a qualidade dos produtos até a data de validade impressa na embalagem, independentemente do congelamento. A carne moída, quando congelada, forma cristais de gelo por dentro. Essa água pode prejudicar a qualidade do alimento, que perde o pigmento vermelho e propicia a formação de bactérias. Segundo a chefe de cozinha Eliane Carvalho, deixe a carne moída em formatos finos antes de congelá-la.
Guarde-as em pequenas porções para evitar a formação de cristais de gelo. Prefira congelar filés separados. Carnes assadas podem ser congeladas inteiras ou fatiadas. O molho deve ficar à parte no caso de peças inteiras assadas. Almôndegas podem ser congeladas fritas, com ou sem molho. As massas cozidas devem ser congeladas com bastante molho ou passadas na manteiga. Capeletti, ravioli, canelone e macarrão podem ser congelados no mesmo recipiente refratário onde serão servidos. O nhoque não deve ser congelado com o molho. No caso de tortas cruas, congele e retire do freezer direto para assar, em forno médio. Tortas salgadas podem ser congeladas no próprio refratário ou na fôrma descartável em que foram assadas. Descongele diretamente no forno. O que não congelar? – Maionese: porque o óleo se separa dos demais ingredientes – Gelatina pronta: cristaliza-se – Folhas verdes e tomate crus: alteram as propriedades – Batata e outros tubérculos (menos mandioca): perdem o sabor e a textura – Ovos cozidos ou crus com casca: a gema fica granulada – Vegetais que serão usados crus: desidratam e mudam a textura original – Manjares e pudins à base de amido de milho: alteram as propriedades – Carne salgada ou defumada: altera as propriedades – Creme de leite, doces caramelizados, leite fresco, iogurte, picles, pudim de clara ou leite condensado e curau: alteram as propriedades; Fonte, G1,
Pode congelar sobras de churrasco?
Como congelar sobras de churrasco? – Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores que atuam no ramo de churrascaria. Afinal, nem sempre é possível aproveitar todas as sobras de churrasco em outras receitas, sendo necessário recorrer ao processo de congelamento para evitar desperdícios e preservar o alimento.
É possível congelar tanto peças inteiras, quanto fatiadas. No entanto, a dica é sempre optar por armazenar as carnes em porções menores. Assim, é possível evitar a formação de cristais de gelo, que podem alterar o sabor da proteína no processo de descongelamento. Dica da Saipos: as sobras de churrasco, quando congeladas, possuem um prazo de validade de 6 meses,
No entanto, recomendamos que você reaproveite a peça o mais rápido possível e sempre certifique-se de que ela está em boas condições, antes de servir aos clientes.
Ver resposta completa
Pode esquentar espetinho no Micro-ondas?
Espetinho de micro-ondas
Ingredientes 1 pacote de salsicha para hot-dog 1 pacote de queijo de coalho 2 pacotes de pipoca para microondas Acessórios Modo de preparo
1 faca de plástico 6 espetinhos de madeira para churrasco 1 travessa ou prato refratário 1 tigela grande Tiras de papel crepom em cores variadas Corte a salsicha e o queijo em pedaços de 2 cm e reserve. Amarre uma tira de crepom na ponta de cada espetinho.
Ponha um pedaço de queijo e depois um de salsicha. Repita até ter quatro pedaços de cada um. Faça o mesmo com os outros. Reserve. Ponha os pacotes de pipoca para estourar. Não abra ainda! Arrume os espetos no refratário e leve ao microondas. Deixe por dois minutos em potência alta. Abra o pacote de pipoca, ponha na tigela grande e, por cima, os espetinhos.
: Espetinho de micro-ondas
Ver resposta completa
Quanto tempo o bife temperado pode ficar na geladeira?
Como armazenar a carne na geladeira Porém, se a carne for guardada temperada, a sua durabilidade diminui: na geladeira, somente por 3 dias e, no freezer, por no máximo um mês.
Ver resposta completa
Quanto tempo dura churrasco congelado?
Carnes: Bife: entre 6 e 12 meses; Carne moída: entre 3 e 4 meses; Costeletas: entre 4 e 6 meses; Assados: entre 4 e 12 meses.
Ver resposta completa