Qual a melhor vitamina para quem não come carne?
Existe a necessidade de repor nutrientes? – O vegetarianismo é acompanhado de um grande mergulho no aprendizado sobre nutrição, garantindo muito mais qualidade de vida para quem o adota. No entanto, ainda existem muitas dúvidas comumente feitas por quem adota este estilo de vida ou está pensando em transitar para uma dieta sem carne.
Existem também muitos mitos que rondam o vegetarianismo. Um dos equívocos mais clássicos é que a pessoa ficará com deficiência de alguma proteína, É verdade que a proteína existente na carne é mais facilmente absorvida pelo corpo, mas existem inúmeras opções vegetarianas ricas neste nutriente também.
PRECISO COMER CARNE PARA TER SAÚDE, SER FORTE E TER VITAMINA B12? (Tiago Rocha)
Há apenas um único nutriente que o vegetariano não consegue consumir através da dieta: a vitamina B12. No entanto, se sua dieta incluir leite, ovos e queijos, que são de origem animal, essa vitamina é facilmente adquirida. Em caso de exclusão total destes alimentos, é necessário fazer uma reposição do nutriente a partir do uso de suplementos.
Ver resposta completa
Qual a vitamina que substitui a carne?
Conheça alimentos que substituem a carne para iniciar uma dieta completamente baseada em vegetais – Existem muitas razões para conhecer alimentos que substituem a carne, Comer menos carne não é apenas melhor para sua saúde, mas também para o meio ambiente,
- Mas, antes, considere a função que você deseja encontrar nos alimentos que substituem a carne,
- Você está procurando proteína, sabor ou textura? Os alimentos de origem vegetal são fontes de fibras, vitaminas, minerais e proteínas.
- Só não é possível obter vitamina B12 em uma dieta baseada em vegetais (a não ser que se consuma alimentos fortificados), mas é possível suplementar.
Se você procura sabor e textura, alimentos que substituem a carne facilmente são:
proteína de soja texturizada (PTS)seitan (contém glúten ) cogumelos hambúrgueres vegetais à base de shimeji, soja, quinoa, tempeh, okara, grão-de-bico, aveia entre outroslinguiças vegetais à base de soja e grão-de-bico bacon beats (normalmente feito à base de soja)
Se você está buscando saber como encontrar proteínas nos alimentos vegetais, o assunto é um pouco mais profundo. Apesar do alimentos mencionados acima serem fontes de proteínas, a maioria é processada, o que não é muito saudável e, além disso, podem encarecer as compras.
- Consumir boas fontes de proteínas vegetais faz bem para a manutenção do organismo, principalmente para quem é vegetariano ou vegano,
- A proteína é um componente básico dos órgãos, músculos, pele e hormônios.
- Além disso, ela ajuda a perder peso, eliminar a gordura da barriga e aumentar a massa e a força muscular.
Os alimentos ricos em proteínas ainda ajudam a reduzir a pressão arterial e combater a diabetes. A ingestão diária recomendada (IDR) de proteínas é de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para homens, mas essa proporção varia de acordo com o peso e objetivos pessoais (atletas precisam ingerir mais proteínas ).
Ver resposta completa
Quem não come carne tem que tomar B12?
Se o consumo de alimentos de origem animal é reduzido ou ausente, como ocorre em vegetarianos e veganos, a presença da vitamina B12 por meio de suplementos ou alimentos fortificados se torna imprescindível.
Ver resposta completa
Como suplementar a falta de carne?
Alimentos que podem substituir os nutrientes da carne – As leguminosas como grão de bico, lentilha, ervilha, feijão carioca, fradinho, branco e outros são excelentes fontes de proteínas, além dos cogumelos, nozes, tofu, amaranto e quinoa. Com esses grãos podem ser feitos hambúrgueres, bolinhos, croquetes, almôndegas e outros.
Ver resposta completa
O que acontece com a vitamina B12 baixa?
A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em veganos que não tomam suplementos ou em decorrência de um distúrbio de absorção.
Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência. O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 toma por base os exames de sangue. Quando altas doses de suplementos de vitamina B12 são administradas, os sintomas da anemia tendem a se resolver. Os sintomas provocados por danos nos nervos e demência em idosos podem persistir.
A vitamina B 12 Formação das células sanguíneas Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas. Dois tipos de glóbulos brancos. leia mais (cobalamina), juntamente com o folato, é necessária para a formação e o amadurecimento dos glóbulos vermelhos e para a síntese do ácido desoxirribonucleico (ácido desoxirribonucleico), que é o material genético das células.
A vitamina B12 é também necessária para uma função normal dos nervos. Boas fontes de vitamina B12 incluem carnes (especialmente carne bovina, suína, fígado e outras vísceras), ovos, cereais enriquecidos, leite, mariscos, ostras, salmão e atum. (Consulte também Considerações gerais sobre vitaminas Considerações gerais sobre vitaminas As vitaminas são uma parte vital de uma dieta saudável.
Foi determinada a ingestão diária recomendada (IDR) para a maioria das vitaminas, ou seja, a quantidade diária que a maioria das pessoas. leia mais,) Ao contrário da maioria das vitaminas, a B12 é armazenada em quantidades substanciais, principalmente no fígado, até ser necessária pelo organismo.
- Se uma pessoa parar de consumir a vitamina, os estoques dessa vitamina no organismo geralmente levam entre três e cinco anos para se esgotar.
- Embora as pessoas não devam usar altas doses de vitamina B12 como uma panaceia, a vitamina não parece ser tóxica; contudo, o consumo de quantidades excessivas de B12 não é recomendado.
A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal. Normalmente, a vitamina B12 é prontamente absorvida na última parte do intestino delgado (íleo), que se comunica com o intestino grosso. No entanto, para ser absorvida, essa vitamina tem que ser combinada com o fator intrínseco, a proteína produzida pelo estômago.
As pessoas não consomem uma quantidade suficiente de vitamina B12. O organismo não absorve ou armazena uma quantidade suficiente de vitamina.
A deficiência de vitamina B12 se desenvolve em pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal (veganos), a menos que tomem suplementos. Se uma mãe vegana amamentar seu bebê, ele correrá o risco de apresentar uma deficiência de vitamina B12. Deficiência devido ao consumo inadequado é improvável em outras pessoas.
Uma cirurgia que remove a parte do intestino delgado onde a vitamina B12 é absorvida Exposição repetida ao óxido nitroso (gás hilariante) Falta de fator intrínseco Diminuição da acidez do estômago (comum entre idosos)
O fator intrínseco pode estar ausente devido à presença de anticorpos anômalos, produzidos por um sistema imunológico hiperfuncional, que ataca e destrói as células do estômago produtoras do fator intrínseco, uma reação autoimune chamada gastrite atrófica metaplásica autoimune.
O fator intrínseco pode estar ausente porque a parte do estômago onde o fator intrínseco é produzido foi removida cirurgicamente. A deficiência de vitamina B12 devido à falta de fator intrínseco provoca um tipo de anemia chamada anemia perniciosa. A absorção pode ser inadequada nos idosos, porque a acidez do estômago é reduzida.
A diminuição da acidez do estômago reduz a capacidade de o organismo retirar a vitamina B12 da proteína da carne. No entanto, a vitamina B12 encontrada em suplementos vitamínicos pode continuar a ser bem absorvida, mesmo em pessoas com diminuição do ácido estomacal.
Os sintomas de anemia são A anemia grave causa sensação de falta de ar, tontura e aumento da frequência cardíaca. Ocasionalmente, o baço e o fígado podem ter seu tamanho aumentado. Adultos mais jovens que têm anemia perniciosa (devido à falta de fator intrínseco) são mais propensos a desenvolver cânceres de estômago e outros cânceres gastrointestinais.
Em pessoas com lesões nos nervos, as pernas são afetadas mais cedo e com mais frequência do que os braços. É sentido um formigamento nos pés e nas mãos, ou perde-se a sensação nas pernas, pés e mãos. Seus braços e pernas podem apresentar sensação de fraqueza.
Exames de sangue Ocasionalmente, endoscopia
Geralmente, a suspeita da existência de uma deficiência de vitamina B12 ocorre quando as análises sanguíneas de rotina detectam glóbulos vermelhos grandes. Às vezes, o médico suspeita que ela está presente quando a pessoa apresenta sintomas característicos de lesões nos nervos, como formigamento ou perda de sensibilidade.
- Se houver suspeita de deficiência, deve-se medir a quantidade de vitamina B12 presente no sangue.
- Caso a deficiência de vitamina B12 seja confirmada em um idoso, não serão necessários outros exames, pois a causa, como a baixa acidez gástrica, não é habitualmente grave.
- Em pessoas mais jovens, outros exames, incluindo outros exames de sangue, podem ser realizados para determinar a causa.
Pode ser realizada uma endoscopia (uso de um tubo de visualização flexível para examinar diretamente as estruturas internas) para verificar se há destruição de células do estômago que produzem o fator intrínseco. No caso de bebês de mães veganas, iniciar com suplementos de vitamina B12 imediatamente após o nascimento ajuda a prevenir a deficiência de vitamina B12.
Suplementos de vitamina B12 Em pessoas com lesão nos nervos, são administradas injeções de vitamina B12
Idosos com deficiência de vitamina B12 se beneficiam da ingestão de suplementos de vitamina B12 pois, geralmente, a deficiência é causada pela dificuldade de absorção da vitamina a partir da carne. Elas podem absorver a vitamina mais facilmente de suplementos do que da carne.
O tratamento da deficiência de vitamina B12 ou da anemia perniciosa consiste em suplementos de altas doses de vitamina B12. Se as pessoas tiverem deficiência, mas não apresentarem sintomas, a vitamina pode ser administrada por via oral. Exames de sangue são realizados periodicamente para certificar-se de que o nível de vitamina B12 retornou e permanece normal.
As pessoas que apresentam níveis muito baixos de vitamina B12 ou sintomas decorrentes de lesões nervosas geralmente recebem uma injeção de vitamina B12 por via intramuscular. As injeções podem ser autoadministradas diária ou semanalmente durante várias semanas, até que o nível de vitamina B12 volte ao normal.
- Posteriormente, as injeções podem ser administradas uma vez por mês por tempo indefinido, a menos que a deficiência consiga ser corrigida.
- A anemia normalmente se resolve dentro de aproximadamente seis semanas.
- Porém, se os sintomas graves decorrentes de lesões nervosas durarem meses ou anos, eles podem se tornar permanentes.
Na maioria dos idosos com deficiência de vitamina B12 e demência, a função mental não melhora após o tratamento. OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE Direitos autorais © 2023 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.
Ver resposta completa
Que tipo de fruta tem vitamina B12?
Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente os de origem animal, como peixes, frutos do mar, carnes, ovos e laticínios. A vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem vegetal quando são fortificados, isto é, quando a indústria adiciona a vitamina B12 artificial em produtos como bebida de soja, de arroz ou de aveia, produtos à base de soja e cereais matinais, por exemplo.
Pessoas que seguem o estilo de alimentação vegana podem consumir a vitamina B12 através dos alimentos fortificados ou do uso de suplementos. A vitamina B12 desempenha funções muito importantes no corpo, como manter o metabolismo, garantir a saúde do sistema nervoso, estimular a formação do DNA e participar na produção de glóbulos vermelhos saudáveis.
Confira as principais funções da vitamina B12 no corpo,
Ver resposta completa
Qual vitamina vegano precisa repor?
Você sabia que suplemento de vitamina B12 é imprescindível para veganos? Entenda Para garantir um bom consumo de vitamina B12, pessoas veganas devem recorrer ao acompanhamento de um nutricionista para receber suplementos e dicas para manter uma alimentação balanceada Para seguir dietas restritas, é necessário tomar certos cuidados para não sofrer com deficiência de nutrientes.
O veganismo, por exemplo, propõe um estilo de vida sem o consumo de alimentos de origem animal (o que inclui carnes, ovos, ). O problema é que esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais importantes – ou seja, caso a não seja montada de forma correta (abrangendo todos os nutrientes necessários), corre o risco de a alimentação ficar incompleta.
A vitamina B12, em especial, é encontrada principalmente em alimentos de origem animal e, na maioria das vezes, deve ser suplementada pelo, Para que você entenda melhor a importância desse nutriente – e a sua relevância na dieta vegana – nós preparamos uma matérias esclarecendo pontos importantes.
Ver resposta completa
Qual a vitamina que substitui uma refeição?
Conheça as 6 melhores vitaminas que deixarão você com o corpo desejado A busca pelo corpo desejado muitas vezes envolve dietas que, nem sempre, são fáceis de fazer, principalmente porque algumas pessoas insistem em buscar alimentos que não têm sabor, eliminando o prazer em comer,
- O que você precisa ter em mente é que a história nem sempre precisa ser assim.
- Sim! É possível ter uma, rica em nutrientes e com bastante sabor,
- Quer uma dica? Escolha as melhores vitaminas! As vitaminas de frutas são opções bastante saborosas para substituir lanches industrializados ou sem sabor, e ainda trazem diversos benefícios para o organismo.
Além disso, podem aliar outros produtos, como leite e grãos, deixando-as ainda mais nutritivas. Quer saber mais sobre o efeito benéfico dessas bebidas? Leia este post até o final e confira 6 receitas de vitaminas que você não pode deixar de experimentar se quiser ter uma alimentação balanceada!
Ver resposta completa
O que acontece com o seu corpo quando você para de comer carne?
Reduções nos níveis de colesterol e triglicerídeos, diminuindo também o risco de doenças cardiovasculares; Melhores índices de vasodilatação no sistema cardiovascular, levando a um menor risco de infartos e derrames; Tendência maior à perda de peso e à redução do Índice de Massa Corporal (IMC);
Ver resposta completa